O novo nascimento - João 3.1-7

O Novo Nascimento
João 3.1-7


1 – INTRODUÇÃO
Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus.

Ele veio a Jesus, à noite, e disse: "Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele".

Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo".

Perguntou Nicodemos: "Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer! "

Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.

MENSAGEM: Jesus cumprindo as promessas do Antigo Testamento, apresenta de forma clara que sem uma obra sobrenatural do Espírito, não há salvação. É necessário ter nascido de novo.

2 – ILUSTRAÇÃO  
Imagens

Um acidente aéreo aconteceu nos Andes em 1972, jogadores de Rugby Uruguaios iam de Montevidéo para Santiago. Devido ao mal tempo acabaram caindo na cordilheira dos Andes e passaram 70 dias lutando para sobreviver. Eles comeram os corpos dos companheiros que morriam para não morrerem de fome. Deu origem 2 filmes um deles Alive ou Vivos, de 1993.

- Quando sabemos de alguém que passou por algo como isso: um acidente ou uma doença grave, o que costumamos dizer “Nasceu de novo!” – Jesus neste trecho nos ensina como o Evangelho transforma a vida dos que crêem.

 
3 – EXPOSIÇÃO
3.1 Contexto
- Jesus estava com seus discípulos em Jerusalém durante a Festa da Páscoa, realizou muitos sinais miraculosos ali; v 2.23

- Jesus já tinha iniciado o seu ministério em Jerusalém com a purificação do templo  2.13-17.

- Os capítulos 3 e 4 são focados no encontros de Jesus com Nicodemos e com a Samaritana.

3.2 Explicação  (Nicodemus quer dizer estar vendo os sinais do Reino de Deus)

3.2.1 – Nicodemos procura Jesus – Nicodemos era um líder religioso que levava sério a vida de pureza e obediência judaica; procurar Jesus demonstra no mínimo curiosidade e provavelmente assombro, diante de uma figura tão única, cheia de autoridade e que realizava sinais incríveis. Nicodemus é respeitoso e quer entender melhor sobre este homem “usado por Deus”, mas ele ainda está olhando Jesus de cima para baixo.
Observação: Nicodemos busca se encontrar com Jesus a noite e João dá ênfase neste trecho, como um simbolismo para “trevas espirituais” como aparece em João 9.4 e 11.10.

3.2.2 – Jesus o surpreende com uma pergunta sobre o cerne da fé (Jesus mostra que Nicodemos não pode ver de fato o Reino, sem nascer de Novo) –
Jesus quer intrigar Nicodemos e questioná-lo, já que ele é um mestre de Israel, Jesus confronta a visão de superioridade que Nicodemos possui de si. O ensino básico que Jesus traz é o mesmo de João 1.12-13 “se tornar filho de Deus” e ”nascer de Deus”. Nicodemus não entende os termos de Jesus pois ele não consegue discernir as verdades espirituais apresentadas, sua mente é limitada as coisas naturais e chega a ser infantil o que ele diz, “voltar ao ventre da mãe”?.  

3.2.3 – A água e o Espírito são utilizados como símbolos naturais de verdades sobrenaturais -  Jesus está criticando Nicodemos ao falar de verdades que um mestre da lei deveria saber. As analogias com água e Espírito não são novidades para o povo de Israel.   Observação: A referência que Jesus faz aqui não é constituída de 2 exemplos com interpretações separadas, mas de 2 realidades da mesma experiência. Jesus não está conectando a salvação ao batismo como inseparáveis (como creêm os romanistas e luteranos), o batismo não causa a regeneração / novo nascimento e a salvação.

4 - ENSINO

4.1 – O Novo Nascimento é predito no Antigo Testamento?
Então aspergirei água pura sobre vocês, e vocês ficarão purificados. Eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos. Eu lhes darei um coração novo e porei dentro de vocês um espírito novo. Tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Porei dentro de vocês o meu Espírito e farei com que andem nos meus estatutos, guardem e observem os meus juízos.

Ezequiel 36:25-27

Jesus Cristo está ligando sua pregação com as promessas que foram feitas aos profetas, que o Rei que viria daria a transformação de coração que o povo precisava, para obedecerem ao Senhor e se relacionarem corretamente com Ele. 

4.2 – Qual é o resultado de Nascer de Novo?
“Ímpios dão à luz a ímpios assim como macacos dão à luz a macacos, galinhas a galinhas, porcos à porcos. Outro nascimento é necessário para que eles se tornem outra coisa, vindo de Deus.”
D A Carson

A carne tem uma conotação negativa e que é contrária ao Espírito, nesta passagem. O Novo nascimento, ou Conversão, é uma mudança profunda de “estado espiritual” deixamos de “estar mortos em nossos delitos e pecados” como diz Efésios 2.1 e passamos a amar a Jesus, desejar obedecê-lo e querer imitá-lo em nossa vida.
 “Assim, vocês não são mais estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus”

Efésios 2:19

O Objetivo de lavar com “água e Espírito” é justamente atingir o cerne de quem somos, nossos desejos, pensamentos e afetos. Essa transformação produz e pelo resto da vida continuará produzindo obediência alegre, por que valoriza Jesus acima de todas as coisas.


4.3 – O que nós fazemos nisso tudo?
“Quando Jesus se aproximou da sepultura de Lázaro, que estava morto havia quatro dias, Lázaro não teve participação alguma na concessão de sua nova vida. Cristo causou a ressurreição. E Lázaro ressuscitou. No instante em que Deus nos dá nova vida, vivemos. No instante em que o Espírito produz fé, cremos.
John Piper
Esta narrativa está em João capítulo 11.  John Piper continua sua explicação, dizendo:

“A sua participação consiste em exercitar fé — fé no Filho de Deus crucificado e ressurreto, Jesus Cristo, como o Salvador, o Senhor e o Tesouro de sua vida.”

Há uma ação simultânea: Deus nos dá a fé e então simultâneamente nós cremos. Ele causa e nós respondemos recebendo vida. Assim como fogo e calor ou fogo e Luz, tanto o calor quanto a Luz não geram o fogo, mas não podem ser separados dele.
Sua obrigação ao chamado de Jesus? – Crer. Sem a obra sobrenatural, não cremos. Esta obra é fruto da graça e da misericórdia de Deus. Qual é a resposta natural?

Uma vez que vocês foram purificados de seus pecados quando obedeceram à verdade, tenham como alvo agora o amor fraternal sem fingimento. Amem uns aos outros sinceramente, de todo o coração. 1 Pedro 1:22

5 – CONCLUSÃO
O que eu farei com isso?

- Peça a Deus que te faça crer! Se arrependa e se submeta a Jesus Cristo como seu dono. Ele exige de nós que nos dobremos à Ele e que sejamos transformados. Peça a Ele que te dê este arrependimento verdadeiro e que você passe a amá-Lo (admiração e obediência);

- Se você se diz cristão evidencie que você foi regenerado! Qual é a prova disso?
 É uma vida de obediência, arrependimento constante dos pecados, crença contínua e renovada na Palavra (leitura), comunhão com os irmãos (Gp e Celebração Coletiva), exercício dos dons através da igreja (serviço), coração generoso com tudo que se possui (contribuição), desejo de ajudar outros a conhecerem a Jesus (pregação) e a crescerem em obediência a Jesus (discipulado);
PERCEBA fazer tudo isso é a maneira natural de demonstrar que você foi regenerado, não é um fardo, um sacrifício ou um absurdo.

- Ainda que não saiba explicar completamente seu Novo Nascimento, ele vai mudar sua maneira de ver a vida.
Você tem dúvidas que aquelas vítimas do acidente aéreo de 1972 mudaram?

O que eles viveram e viram foi algo natural. Você crê ser possível, dizer que foi alcançado e transformado por Jesus e não demonstrar nenhuma mudança na sua vida?
___Ajude seu cônjuge, filhos, irmãos e pais a viverem a fé ao questioná-los, quando eles viverem de forma indiferente a Jesus Cristo, sem obediência, sem vida de igreja, sem amor à família. Todos precisamos demonstrar que fomos regenerados!__

“Todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”
1 João 5.4

Estáquioum adolescente mimado, arrogante e cheio de sim, se torna um dragão:

Chegou à conclusão de que era um monstro, separado do resto da humanidade. Caiu sobre ele uma tristeza tremenda: via agora que os outros não eram tão maus como imaginara. E começou a pensar se ele próprio teria sido realmente aquela excelente pessoa que sempre julgara ser...
Aslam diz “Eu tiro a sua pele”. Tinha muito medo daquelas garras, mas, ao mesmo tempo, estava louco para ver-me livre daquilo. Por isso me deitei de costas e deixei que ele tirasse a minha pele. A primeira unhada que me deu foi tão funda que julguei ter me atingido o coração. E quando começou a tirar-me a pele senti a pior dor da minha vida. A única coisa que me fazia aguentar era o prazer de sentir que me tirava a pele. É como quem tira um espinho de um lugar dolorido. Dói pra valer, mas é bom ver o espinho sair” (p. 451). Crônicas de Nárnia o Peregrino da Alvorada

Seminarista Mario Belsoli

Mário Belsoli Neto