Revestidos do poder do alto (Série: Reconciliando, Proclamadores do evangelho de Cristo)

Revestidos do poder do alto
Lucas 24.46-49
(Série: Reconciliando, proclamadores do evangelho de Cristo)  

Mensagem: O fiel e alegre cumprimento da missão de proclamar o evangelho de Jesus Cristo só é possível ao verdadeiro cristão, por ele ser revestido do poder da  pessoa divina do  Espírito Santo. 

Esboço

Introdução 

24.46 E disse-lhes: — Assim está escrito que o Cristo tinha de sofrer, ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia, 47 e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando em Jerusalém. 48 Vocês são testemunhas destas coisas. 49 Eis que envio sobre vocês a promessa de meu Pai; permaneçam, pois, na cidade, até que vocês sejam revestidos do poder que vem do alto. 

Analisemos este texto bíblico e as implicações espirituais, para cada e todo verdadeiro cristão, discípulo de Cristo,  na gloriosa missão de testemunhar, proclamar o Evangelho de Jesus Cristo

24.46a E disse-lhes: — Assim está escrito

Lc 24.44,45; At 2.22-36 (Sl 16.8-11; 89.3,4; 132.11; 110.1); 8.32,33 (Is 53.7,8); 1 Co 15.3,5 

24.46b … que o Cristo tinha de sofrer, ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia, 47 e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando em Jerusalém.

Lc 24.5-7; Rm 3.21-31; 1 Tm 2.5,6; Tt 3.4-7 

24.49a Eis que envio sobre vocês a promessa de meu Pai

Promessa do envio do Espírito Santo… - Jl 2.28-32; Jo 7.37-39

Jo 7.39 Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado. 

Jo 16.5 Mas, agora, vou para junto daquele que me enviou, e nenhum de vocês me pergunta: “Para onde o senhor vai?” 6 Pelo contrário, porque eu lhes disse essas coisas, a tristeza encheu o coração de vocês. 7 Mas eu lhes digo a verdade: é melhor para vocês que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vocês; mas, se eu for, eu o enviarei a vocês. (Cf. 16.8-15

Jo 14.15 - Se você me amam, guardam os meus mandamentos. E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Consolador, a fim de que esteja com vocês para sempre: 17a é o Espírito da verdade… 18 Não deixarei que fiquem órfãos; voltarei para junto de vocês. 

24.49b Permaneçam, pois, na cidade, até que vocês sejam revestidos do poder que vem do alto.

A instrução de Jesus Cristo e o cumprimento da promessa… - cf. At 1.8; 4.31-33

At 2.33 Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis. 

Jo 7.39a Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem… - cf. At 19.1,2; Ef 1.13,14 

Conclusão 

O ministério especial do Espírito Santo na nova aliança em Jesus Cristo...

Mediador da presença pessoal de Cristo nos cristãos para:

- comunhão pessoal com Jesus Cristo;

- transformação pessoal do caráter à semelhança de Jesus Cristo;

- gerar convicção de sermos amados, redimidos e adotados através de Cristo na família de Deus.  (Packer, Na dinâmica do Espírito Santo. Ed. Vida Nova, 1991, p. 46). 

A agenda do Espírito Santo

Jo 15.26 — Quando, porém, vier o Consolador, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim. 27 E vocês também testemunharão, porque estão comigo desde o princípio. 

Jo 16. 7 Mas eu lhes digo a verdade: é melhor para vocês que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vocês; mas, se eu for, eu o enviarei a vocês. 8 Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: 9 do pecado, porque eles não creem em mim; 10 da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; 11 do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. 

Jo 16.13 Porém, quando vier o Espírito da verdade, ele os guiará em toda a verdade. Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que ouvir e anunciará a vocês as coisas que estão para acontecer. 14 Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar

Desafio:

A agenda do cristão, da Igreja,  que vive no  Espírito Santo...

Ef 1.11 nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, 12 a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; 13 em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; 14 o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória. 

Lc 24.45 Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; 46 e lhes disse: Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia 47 e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém. 48 Vós sois testemunhas destas coisas

Jo 15.26 — Quando, porém, vier o Consolador, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim. 27 E vocês também testemunharão, porque estão comigo desde o princípio. 

At 1.8 Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra. 

Sl 96.3 Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas. 

O fiel e alegre cumprimento da missão de proclamar o evangelho de Jesus Cristo só é possível ao verdadeiro cristão, por ele ser revestido do poder da  pessoa divina do  Espírito Santo. 

Grupos Pequenos - GPs - tenham a Conclusão & o “Lembre-se” , como base das reflexões no GP …

Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

* O que  Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?

* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?

Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).

Pr. Domingos M. Alves

Domingos M. Alves