Força, coragem e obediência - Josué 1:1-9

Força, coragem e obediência
Josué 1.1-9

Mensagem: O cristão cumpre seu papel em Cristo Jesus quando se submete à Palavra de Deus confiante em Suas promessas e presença constante. 

Introdução

Estamos no final de 2021 e, normalmente, nesta época do ano começamos a olhar para o próximo ano e fazer planos. Ao planejarmos consideramos diversos fatores e quando o plano está pronto temos sentimentos conflitantes; alívio por termos encerrado o planejamento e apreensão ou medo porque precisamos executar o plano. 

São em situações como estas que nosso coração é exposto e nossa fé colocada a prova, pois demonstramos ali se confiamos nos recursos (materiais, intelectuais, humanos...) ou naquele que disponibiliza os recursos para nós. 

v.1 - depois da morte de Moisés, servo do Senhor...

Josué 1.1 (RA) — 1 Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo:  

O livro de Josué tem uma estreita relação com Deuteronômio porque a primeira palavra em 1.1 é "sucedeu" ou "aconteceu", depois da morte de Moisés. 

Quando o servo do Senhor separa tempo para ouvir, Este sempre se comunica. - Campbell D. K. 

É possível que após a morte de Moisés Josué tenha se sentido solitário e esperando Deus falar com ele, afinal, ele havia sido escolhido para suceder Moisés. 

Hoje em dia, para sabermos o que Deus quer de nós temos Sua Palavra escrita.

·      É nela que encontraremos os princípios que nortearão nossas decisões.

·      À medida que consideramos a Palavra de Deus em nossas vidas, adotamos postura de servos de Deus e entregamos nosso viver em Suas mãos.

Tanto Moisés quanto Josué eram servos e isso aponta para uma realidade a ser considerada - Deus é o líder!

v.2 - prepare-se e vá...

Josué 1.2 (RA) — 2 Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.  

Deus deu a Josué três tarefas básicas

1.    Conduzir o povo à terra

2.    Derrotar o inimigo

3.    Tomar posse da herança 

Deus havia prometido a terra para Abraão em Gênesis 12, depois falou ao povo em Números 14 e Deuteronômio 4.

·      O envolvimento de todo o povo na travessia do Jordão enfatiza a importância da unidade no povo de Deus.

·      A terra foi dada aos judeus - a conquista da terra não seria resultado dos esforços do povo, mas da graça de Deus (Salmos 24.1). 

v.5 - não te deixarei, nem o abandonarei

Josué 1.5 (RA) — 5 Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.  

Da mesma forma que Deus havia falado com Moisés em Êxodo 3.12 (Eu serei contigo), agora a promessa da presença constante de Deus é feita a Josué.

·     É a presença de Deus que garante o sucesso do filho de Deus na missão.

o   Mateus 28.18-20; Atos 1.8 

v.6-9 - Seja forte e corajoso pois o Senhor, teu Deus, está com você

Josué 1.6–9 (RA) — 6 Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. 7 Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. 8 Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. 9 Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.

forte (חזק) - prevalecer; ser forte v. — ser ou tornar-se forte ou poderoso além da média ou do esperado; seja fisicamente ou na constituição da pessoa.

corajoso (אמץ) - fortalecer; ser corajoso v. — ser capaz de enfrentar e lidar com o perigo ou medo sem vacilar.

A motivação que Josué deveria ter para "ser forte e corajoso" era de fazer a vontade de Deus com a garantia de que o próprio Deus estaria com ele em qualquer lugar. 

Sejam quais forem as situações que vivemos, não podemos negligenciar a única coisa necessária, que é a Palavra de Deus.

·     Deus é suficiente 

Quando estamos no caminho certo, temos motivos para sermos fortes e corajosos 

Hebreus 11.6 (RA) — 6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam. 

Bibliografia:

Bíblia Almeida Revista e Atualizada
Bíblia Brasileira de Estudo
Bíblia de Estudo Anotada
Comentário Bíblico Expositivo: Antigo Testamento: volume II – Warren Wiersbe
Foco e Desenvolvimento no Antigo Testamento – Carlos Osvaldo Pinto
Software Logos Bible
The Bible Knowledge Commentary – Roy Zuck, John Walvoord

Pr. Oscar Soares Jr.

Oscar Soares Jr.