Cristo, a nossa vida! - Colossenses 2.6-7

Cristo, a Nossa Vida!
Colossenses 2.6-7

6 Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, 7 estando enraizados e edificados nele, e confirmados na fé, como foi ensinado a vocês, crescendo em ação de graças. 

1.    CONTEXTO

A Epístola aos Colossenses foi escrita para uma igreja que estava lidando com falsos ensinos a respeito de adorar anjos, desistir de desejos físicos e sobre poderes místicos. Paulo os encoraja e corrige, mostrando que em Cristo, e somente nele todos os privilégios espirituais estão disponíveis e Ele é tudo que nós precisamos para nos relacionar com Deus e sermos felizes. 

Colossenses 2.2-4

2 Faço isto para que o coração deles seja consolado e para que eles, vinculados em amor, tenham toda a riqueza da plena convicção do entendimento, para conhecimento do mistério de Deus, que é Cristo, 3 em quem estão ocultos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. 4 Digo isso a vocês para que ninguém os engane com argumentos falaciosos.

Paulo queria que eles tivessem convicção das verdades doutrinárias, que fundamentam a fé cristã. Desta forma não seriam enganados com argumentos que parecem ser verdade, mas que conduzem para longe de Cristo. 

2.     EXPLICAÇÃO

Receberam a Cristo Jesus - Envolve o recebimento dele como dono, governante, aquele que tem a prioridade. Mas também o “receber” no grego remete ao ensino doutrinário passado, conforme o padrão correto, de forma que gera um compromisso indestrutível.

Este recebimento é passivo, não é por esforço ou dignidade nossa, não merecemos o que recebemos. O próprio Salvador veio a nós pelo Evangelho e nos alcançou, não tomamos a iniciativa, mas ele agiu em nós e por nós. 

O Senhor - Paulo intensifica a mentalidade que já estava construindo( 1.16,17). A compreensão sobre o senhorio de Cristo é vital para entender tudo que se segue. Jesus Cristo é o Rei, o Dono, quem manda nos cristãos. Se nossa salvação depende de Cristo, então permanecer no que ele fez por nós é viver.  

Continuem a viver nele - Comportamento habitual, com ênfase na continuidade da ação. Então viver em Cristo é desfrutar de amizade, viver em obediência e profundo afeto, por tudo que recebemos dele. Por isso nós construímos nossa identidade, nosso senso de valor, nossos hábitos , nossos sonhos e projetos em referência ao nosso relacionamento com Ele.

Devemos viver uma vida que mostre o que cremos e devemos crer em Cristo.  

Russell Shedd lança mais luz no entendimento desse assunto, quando escreve.Nele radicados está no pretérito perfeito, indicando uma experiência no passado que não mudará. A árvore, uma vez enraizada, só fica mais firme à medida que o tempo passa e ela cresce. Paulo deixa bem claro que, à semelhança da árvore, os cristãos foram plantados em Cristo, de uma vez para sempre. Sendo um verbo passivo, dá para entender que foi Deus quem plantou a Igreja, e não uma decisão meramente humana.

Enraizados - Ser nutrido, Fortalecido, com ênfase na fonte não em quem recebe a força. A voz é passiva por é algo que ele fez por nós e que está completa. Jesus já nos uniu a ele em sua morte e ressureição, isso  aconteceu quando Cristo te salvou.

A ÊNFASE AQUI É PERMANECER!

Edificados - Construir a partir de uma base sólida. Tornar mais capaz e desenvolvido através de um processo de amadurecimento. Ser mais maduro, ter meus desejos, pensamentos, sentimentos gradativamente transformados por estar conectado a Cristo.

CONTINUE ampliando a construção da obra de Cristo em sua vida.

COMO? Relembrando o que Ele fez por você e o obedecendo por amor.

Confirmados na fé - Tornar mais capazes contrastando com a fraqueza de um estado anterior, quando não eram cristãos. Capacidade de fazer algo e viver experiências a partir disso. A confirmação é na fé que já foi recebida, no evangelho. 

Crescendo em Ação de graças - Significa algo exponencialmente maior gradativamente. As ações de graças deveriam ser constantes e cada vez maiores por causa de tudo que Cristo fez e pelo que eles desfrutavam, em Cristo.
A gratidão é aquilo que completa o círculo por meio do qual as bênçãos que caem em nosso coração e vida retornam ao Doador na forma de adoração interminável, amorosa e espontânea.

William Hendriksen

3.     DOUTRINA 

UNIÃO COM CRISTO - A nossa união com Cristo é a base para a vida obediente, a paz e a esperança da vida eterna. Se o evangelho é verdade e ele de fato encarnou, viveu perfeitamente, morreu injustamente e ressuscitou vitoriosamente, logo, todo aquele que se arrepende e crê recebe todas as bençãos que ele merece. Isso é pontual e aconteceu quando você creu em cristo e se dobrou diante dele dependendo da bondade dele para te salvar, sem esforço nenhum da sua parte.​

João 6.37 NAA

Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.

SANTIFICAÇÃO - Nós salvos, seremos santificados pelo Espírito Santo, de todas as formas. Se você é filho, ele vai te mudar, moldar e atrair para uma vida de obediência a Ele. Ele te faz querer o que a Bíblia ensina. Porém, isso não é algo pontual, mas gradual e progressivo. Deus vai te fazer ser mais santo, mesmo que você tropece e esteja parecendo estar estagnado. Se você está unido a Cristo, veja que ele está agindo em você.
Ezequiel 36.31 (NAA)

Então vocês se lembrarão dos seus maus caminhos e das suas ações que não foram boas, e terão nojo de vocês mesmos por causa das suas iniquidades e das suas abominações.​

Jeremias 32.39–41  NAA

Eu lhes darei um só coração e um só caminho, para que me temam todos os dias, para o seu próprio bem e o bem de seus filhos. Farei com eles uma aliança eterna, segundo a qual não deixarei de lhes fazer o bem; porei o meu temor no coração deles, para que nunca se afastem de mim. Terei alegria em lhes fazer o bem, e os plantarei firmemente nesta terra, de todo o meu coração e de toda a minha alma.

SEGURANÇA DA SALVAÇÃO - Nem todos desfrutam da paz e tranquilidade da segurança da salvação. Alguns por não serem cristãos realmente e não deveriam, a ira de Deus pesa sobre suas cabeças. Outros se sentem inquietos, por saberem que estão levando a vida de maneira relaxada e preguiçosa, nesta situação, é possível que o próprio Deus retire a sua tranquilidade, conforme

Salmo 51.12–13 (NVI)

Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer.

Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem para ti.  

4.     APLICAÇÃO

Persevere - Mesmo que você esteja cansado da vida, por causa dos desafios. Aguente firme, as suas raízes estão sólidas, mesmo que o vento pareça forte. Não abandone aquilo que você já tem. Insista por seu casamento, sua família, seu emprego, seu ministério, seu Gp. Não tome decisões tristes ou desanimados. Espere, persevere! 

Ampare - Não se afaste das pessoas que estão lutando contra pecados ou contra o desânimo, se você está desfrutando de dias tranquilos. Se aproxime, seja amparo e apoio para algum irmão. Seja presente para aqueles que estão sofrendo com ira, impaciência, depressão, desemprego ou dúvidas. Deixe que sua raiz frutifique vida ao seu redor.  

Alegre-se - Volte sua mente para tudo que Cristo fez em você lembre da podridão do pecado, que te afogava. Cristo te resgatou e te plantou nele, fundamentou nele e te confirmará, agora seja grato e Alegre-se. O seu pior inimigo foi destruído, a ira de Deus não paira mais sobre a sua cabeça. HÁ PAZ!

Seminarista Mario Belsoli

Mário Belsoli Neto