Igreja Nova Aliança

View Original

Edificação espiritual, sem terceirização (Parte 1/2) - Efésios 4:7-16 - (Série: Edificação, todos e cada um - Efésios 4:16)

See this SoundCloud audio in the original post

Edificação espiritual, sem terceirização
(Introdução & 1a. Parte)
Efésios 4:7-16
(Série: Edificação, todos e cada um - Efésios 4:16)

Mensagem: Deus segundo a sua soberania e graça, chama e capacita a cada um e a todos os membros do corpo de Jesus Cristo - Igreja, concedendo o privilégio e a responsabilidade de realizar atos de serviço para edificação da Igreja, e a Sua glória.

Esboço
Introdução

Neste domingo, indo até o final de Junho deste ano, nós começamos neste domingo, uma série de mensagens bíblicas … (Nota: este série será a base dos estudos semanais nos Grupos Pequenos - GPs)
Tema: “Edificação - todos e cada um”, Ef 4.16
Propósito
: conhecer, compreender, e comprometer-se com o propósito da graça divina - a edificação, o fortalecimento, o crescimento espiritual da igreja, com profundos impactos na qualidade do viver e servir em Cristo, no contexto da comunhão uns com os outros…

Hoje, 07/02/2021
Edificação espiritual, sem terceirização - (Introdução & 1a. Parte) - Ef 4:7-12

No v. 7, a palavra de Deus passa do assunto sobre a unidade dos cristãos (“todos”) para a singularidade dos cristãos (“cada”); voltando abordar sobre a unidade e singularidade nos vv. 13,16 (“todos”), v. 16 (“cada parte”.

Procuremos compreender o que a palavra Deus nos ensina em Ef 4.7-12, e quais as implicações para o nosso - todos e cada um - sentir, falar, e viver em Jesus Cristo…

4.7a E a graça …

Graça ’charis’ - o amor de Deus vindo de encontro ao homem pecador, o tornando aceitável, digno … A graça abrange todos os aspectos da salvação - justificação, santificação, glorificação.

4.7b … foi concedida a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. - Ef 1.22,23 Um dos resultados desta graça divina é que segundo a soberana vontade de Cristo, para cada cristão é concedido um “dom" espiritual …

Desafio / Aplicação: Precisamos conhecer, compreender, e valorizar os dons dados, como fruto da graça de Deus - Pai, Filho, Espírito Santo, para enriquecimento do corpo de Jesus Cristo - Igreja, e a Sua glória.

4.8 Por isso diz: “Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens.”
Aqui há uma citação ao Sl 68.17-20 - Um salmo de vitória…

Cf. Jo 3.13; Cl 2.14,15; Hb 2.14,15

Desafio / Aplicação:
Cristo libertou “os cativos”, e concedeu “dons aos homens”…
Jesus Cristo tem a soberania e a autoridade (vv. 7-10), para segundo Sua graça conceder "dons" aos ho-mens, e homens como “dons”, considerando a unidade, singularidade e diversidade no corpo de Cristo - Igreja.
Nota: Sobre “dons" espirituais … Cf. 1 Pe 4.10,11; 1 Co 12.4-10 (1 Co 12-14); Rm 12.6-8.

4.9 Ora, o que quer dizer “ele subiu”, senão que também havia descido até as regiões inferiores da terra? 10 Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coi-sas.
encarnação de Jesus Cristo a este mundo (Jo 1.14), e a sua subida aos céus após a sua ressurrei-ção (At 1.9-11).

Cf. 1 Tm 3.16; Ef 1.22,23

Desafio / Aplicação:
Paulo enfatizou que o Cristo ressurrecto e exaltado agora concede toda a plenitude de suas bênçãos à igreja e ao universo (CSB Study Bible: Notes / Software Logos Bible) 

4.11 E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,
a) “apóstolos da Igreja”, aqueles que, segundo a sã doutrina, estabelecem os alicerces doutrinários da igreja local…
b) profetas ‘prŏphētēs’ - o profetas são defensores, pregadores das verdades divinas “edificando, exortando, e consolando” (At 11.27-30; 1 Co 14.3). Os profetas, hoje, não “trazem novas revelações” da verdade divina, mas expõem com veracidade e entusiasmo a verdade já revelada, pelo Espírito Santo, nas Escrituras (2 Pe 1.19-21; 1 Co 14.29; At 13.1)
c) evangelistas ‘euaggelistēs’ - proclamam o evangelho de Jesus Cristo, e exortam ao arrependi-mento dos pecados, e a fé salvadora em Jesus Cristo - Senhor e Salvador (At 21.8; 2 Tm 4.5).
d) pastores 'poimēn’ (At 20.28; 1 Pe 5.2) e mestres ‘didaskalos' (At 13.1; Tt 2.1) - guiam, instruem, cuidam da igreja de Jesus Cristo, ensinando com veracidade a palavra de Deus, aplicando-a ao viver em Cristo.

Desafio / Aplicação:
Aqui em Ef 4.11 compreende-se que Dons espirituais não são somente qualificações, capacitações espiri-tuais; mas, que pessoas capacitadas “por" e “em" Jesus Cristo, também são dons dados a igreja …

Com qual propósito Ele concede à igreja, pessoas, liderança capacitada espiritualmente, como dons?

4.12 com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo
Com vistas ao … - até; tem em foco o objetivo final …

Aperfeiçoamento ‘katartismos' , (2 Co 13.9) - consertar o que está com defeito, completar o que está incompleto; como reparar um osso quebrado, consertar um navio … Mt 4.21; Hb 13.20,21

Para … propósito final…
Para o desempenho do seu serviço ‘diakonia’ - At 6.4; Hb 6.10; Ap 2.19 - realização de serviços, atos de serviço…
Para a edificação ‘oikodomē’ - At 20.32; Rm 15.2; Ef 2.21,22 - fortalecer e conduzir ao crescimento es-piritual …
Do corpo de Cristo - a Igreja, Ef 1.22,23; 1 Co 12.12,13,27

Desafio / Aplicação:
A liderança espiritual é concedida para promover e direcionar esse crescimento, e para garantir a unidade em amor. 

Próximo domingo, 17/02/2021 - Ef 2.13-16

Para aprofundamento & Reflexão nos Grupos Pequenos - GPs
“Todo" e “cada” ser humano é membro do corpo de Jesus Cristo - Igreja? Expliquem com base bíblica…
Porque há uma forte tendência no meio cristão de classificar “clérigos" e “leigos”; e, terceirizar ao chamado “clérigo" a plena responsabilidade do serviço cristão, do ministério “da" e “na” igreja de Jesus Cristo?
Nós temos a real compreensão da soberana graça de Cristo, da dádiva dos dons espirituais, preservando a singularidade, diversidade e unidade da Igreja?
Temos nós (“todos" e “cada um”) agido sob a dependência e a autoridade de Cristo, visando a edificação da igreja (uns dos outros)?
Quais passos práticos devemos dar no Espírito Santo para compreensão e comprometimento com a von-tade de Deus, com base neste estudo bíblico?

Lembre-se:
A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é com humildade, perseverança, confiança, e alegria aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:
* O que Deus quer transformar no meu modo de pensar, sentir e agir?
* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?
* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?
No Espírito Santo… Conheça… Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experi-mentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).

Bibliografia: Biblia Sagrada, Nova Almeida Atualizada, Sociedade Biblica do Brasil, 2017; Biblia de Estudo MacArthur, Sociedade Biblica do Brasil, 2010; Chave Linguistica do Novo Testamento Grego - Rienecker & Rogers, Ed. Vida Nova, 1985; E- Sword X; Foco & Desenvolvimento no Novo Testamento, 2a. Ed. Revisada e Atualizada, Hagnos , Carlos O. C. Pinto; Léxico do N.T. - Gingrich & Danker, Ed. Vida Nova, 1984; Soft-ware Logos Bible 

Pr. Domingos M. Alves