Sirvam uns aos outros - I Pedro 4.10,11 - (Série: Edificação, todos e cada um - Efésios 4:16)
Sirvam uns aos outros
I Pedro 4:10,11
(Série: Edificação, todos e cada um - Efésios 4:16)
Mensagem: O verdadeiro discípulo de Jesus Cristo, a luz da revelação proposicional de Deus por meio das Escrituras, ele tem no Espírito Santo o conhecimento, a compreensão, a convicção, e o comprometimento do serviço para edificação da igreja - corpo vivo de Jesus Cristo, e a glória de Deus.
Esboço
Introdução
Hoje, vamos desenvolver mais o ponto IV. Cooperatividade, da mensagem da semana passada …, com base em 1 Co 12.20-27.
09/05 - Sirvam uns aos outros
1 Pedro 4.10,11, vamos destacar, de que no “servir uns aos outros”: I. Há um imperativo divino; II. Há uma estratégia divina; III. Há recursos e propósitos divinos.
I. Há um imperativo divino
4.10a Sirvam uns aos outros …
Sirvam, ‘diakoneo' - ser um servo, atendente, doméstico, servir, atender, prover ou cuidar de, distribuir (as coisas necessárias para sustentar a vida ) …
Gl 5.13 Porque vocês, irmãos, foram chamados à liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à carne; pelo contrário, sejam servos uns dos outros, pelo amor.
Desafio - há um imperativo divino: sirvam uns aos outros, tendo Jesus Cristo como o maior modelo e fator motivador para o “servir" - Cf. Mc 10.43-45; Jo 13.12-17; Fp 2.5-8
II. Há uma estratégia divina
4.10b … cada um conforme o dom que recebeu, como encarregados de administrar bem a multiforme graça de Deus. 4.11 Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus lhe dá, para que, em todas as coisas, Deus seja glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio para todo o sempre. Amém!
Cada um conforme o dom, 'charisma' - favor que alguém recebe sem qualquer mérito próprio, dom da graça divina, capacitações concedidas pela graça divina para um fim útil no corpo de Cristo - Igreja … - 1 Co 12.5-7
Encarregados, ‘oikonomos’ - o administrador do lar ou dos afazeres do lar, superintendente (seja nascido livre ou, como era geralmente o caso, um liberto ou um escravo) para quem o chefe da casa ou proprietário tinha confiado a administração dos seus afazeres …
4.11a Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus lhe dá …
Pedro dividiu o serviço cristão em duas categorias gerais:
- (1) aquele que fala (lalei) … fale, ensine de acordo com o revelado por Deus nas Escrituras, de acordo com o padrão divino … - Oráculos, 'logion' - refere-se as palavras, aos mandamentos, as declarações, as promessas de Deus… - Cf. Rm 3.2; Hb 5.12
- (2) aquele que serve (diakonei; cf. v. 10).
Esta divisão se relaciona com a distinção que os líderes de Deus fizeram entre as funções do ministério (At 6.2-4). Essas duas funções de ministério geral freqüentemente se sobrepõem …
Desafio - há uma estratégia divina: Como bons administradores de Cristo, cada um deve servir aos outros, conforme o(s) dom(ns) recebido(s) e que está prescrito na palavra de Deus. - Cf. 1 Co 4.1,2; 2 Co 5.10; Rm 12.1-8; 1 Co 12-14; Ef 4.11
III. Há recursos e propósitos divinos
4.11 Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus lhe dá, para que, em todas as coisas, Deus seja glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio para todo o sempre. Amém!
… fale de acordo com os oráculos de Deus … faça-o na força que Deus lhe dá, para que, em todas as coisas, Deus seja glorificado
Ambos os grupos funcionam através da dependência da provisão graciosa de Deus. A razão para confiar nas palavras de Deus (cf. At 7.38; Rm 3.2; Hb 5.12) e força (ísquio, "poder") é que Deus receberá o louvor por meio de Jesus Cristo… (Raymer)
Desafio - há recursos e propósito divinos: Devemos servir, agir segundo a palavra de Deus e na Sua força, para a edificação da igreja (mútua) (1 Co 12.7; Ef 4.12) e, para que em todas as coisas, seja Deus glorificado - Cf. Jo 15.3-5; 1 Ts 5.24; Sl 115.1; Rm 11.36; 1 Co 10.11; Ef 3.20-21
Conclusão
Sirvam uns aos outros, 4.10,11
Compreendendo o uso dos: papeis versus dons espirituais versus talentos versus recursos.
Três exemplos práticos, do serviço uns aos outros, “conforme o dom, na força de Deus, para Sua glória.
Dons: ensino, serviço, contribuição, liderança …
Três exemplos: 1. Acampamento infantil; 2. Encontro dos Grupos Pequenos; Celebração Coletiva (Recepção, Música, Classes de Estudo, Pregação, Berçário etc.).
O verdadeiro discípulo de Jesus Cristo, a luz da revelação proposicional de Deus por meio das Escrituras, ele tem no Espírito Santo o conhecimento, a compreensão, a convicção, e o comprometimento do serviço para edificação da igreja - corpo vivo de Jesus Cristo, e a glória de Deus.
Reflexão e perguntas para Grupos Pequenos - GPs, usar o Lembre-se (abaixo):
Lembre-se:
A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:
- O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?
- Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?
- Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?
Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).
Bibliografia:
Biblia Sagrada, Nova Almeida Atualizada, Sociedade Biblica do Brasil, 2017
Biblia de Estudo MacArthur, Sociedade Biblica do Brasil, 2010
Chave Linguistica do Novo Testamento Grego - Rienecker & Rogers, Ed. Vida Nova, 1985
E- Sword x
Léxico do N.T. - Gingrich & Danker, Ed. Vida Nova, 1984
Logos Bible Software
Mueller, Ênio R. 1 Pedro, introdução e comentário - Série Cultura Bíblica. São Paulo, SP: Ed. Vida Nova & Ed. Mundo Cristão, 1988.
Olive Tree - Bible Study - RA Strong,s
Pinto, Carlos O. C., Foco & Desenvolvimento no Novo Testamento, 2a. Ed. Revisada e Atualizada, Hagnos.
Raymer, R. M. (1985). 1 Peter. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 2, p. 839–840). Wheaton, IL: Victor Books.
Welch, W. Wielber. Primeira Epístola de 1 Pedro (O valor da nossa fé). São Paulo, SP: Imprensa Batista Regular, 1978.
Wiersbe, Warren W. Comentário Expositivo: Nova Testamento: volume II. Santo André, SP: Geográfica Editora, 2006.
Pr. Domingos M. Alves