Igreja Nova Aliança

View Original

Pensando corretamente - Romanos 12.3-5 - (Série: Edificação, todos e cada um - Efésios 4:16)

See this SoundCloud audio in the original post

Pensando corretamente
Romanos 12:3-5
(Série: Edificação, todos e cada um - Efésios 4:16)  

 

Mensagem: O verdadeiro discípulo de Jesus Cristo, a luz da revelação proposicional de Deus por meio das Escrituras, ele tem no Espírito Santo o conhecimento, a compreensão, a convicção, e o comprometimento com o pensamento correto, resultando no pleno e contente, viver e servir em Cristo. 

Esboço

Introdução    

Em Romanos 12, o apóstolo Paulo entra na parte mais prática do livro, sempre tendo em mente que a sã doutrina (Rm 1-11) gera uma vida piedosa, conformada com o caráter e a vontade de Deus Pai, revelada de forma proposicional na Sua palavra...

Por causa do apresentado anteriormente em Romanos 1-11, o capítulo 12 começa com uma palavra ('parakaleō') de encorajamento, exortação...  Esta palavra tem como foco a atitude correta que devemos ter quando alcançados pelas misericórdias ('oiktirmos') de Deus.

A cada dia devemos ter o conhecimento e a compreensão de que a misericórdia de Deus nos impulsiona e capacita a ter o pensamento, a atitude correta, que é a do viver para Deus – em justiça e verdade, com relacionamento correto com Ele e uns com os outros, e para o testemunho e glória do Seu Nome (Cf. Rm 12.1,2, 10,11; Gl 5.13, 14; Fp 2.20,21). 

Rm 12.1-2, nós aprendemos que o verdadeiro discípulo de Jesus Cristo, tem o seu viver: impactado pelas misericórdias de Deus; vida totalmente consagrada a Deus.; mente constantemente transformada por Deus. 

Mensagem de hoje - Pensando corretamente, Rm 12.3-5

O verdadeiro discípulo de Jesus Cristo, a luz da revelação proposicional de Deus por meio das Escrituras, ele tem no Espírito Santo o conhecimento, a compreensão, a convicção, e o comprometimento com o pensamento correto, resultando no pleno e contente, viver e servir em Cristo.

Reflitamos sobre 2 (dois) dos pensamentos  corretos que precisamos no Espírito Santo, resultando no pleno e contente, viver e servir em Cristo

I. Visão equilibrada de si mesmo, 12.3

12.3 Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um de vocês que não pense de si mesmo além do que convém. Pelo contrário, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.      

Não pense de si mesmo além do que convém - não seja arrogante, não pense além da realidade …  Isto gera soberba, desprezo aos outro, atitude de falsa autossuficiência, independência... 

Pense com moderação ‘sōphroneō' - conceito sóbrio de si mesmo; não ir além das fronteiras estabelecidas; reconheça e respeite seus próprios limites …  

Não ter de si mesmo uma visão além do que convém … E, nem ter de si mesmo uma visão aquém do que convém - gera uma falsa humildade; sentimento de autocomiseração … Superestima os outros… Gera uma atitude falsa de plena dependência...               

O conceito “moderação, sóbrio, correto, equilibrado de si mesmo:

-   Não vem,  conforme o padrão deste mundo, Rm 12.2 - um com valores deturpados colocando inteligência, aparência e status … acima, de caráter, de relacionamentos rádios e construtivos; que foca ideologias humanas -  humanismo, secularismo etc., não a “mente cativa em obediência a Cristo …

-   Sim, vem da consciência e convicção de quem somos em Deus, e que pela Sua graça nós, que nos capacita para o pleno e alegre, viver e servir em Cristo.

- Sim, conforme a "medida da fé" - conforme o padrão da fé que todos os verdadeiros cristãos possuem: seu relacionamento e comprometimento com Cristo (Ef 2.8-10). 

Cf. 2 Co 3.3-6; 4.6,7;  1 Co 15.10

Desafio: No Espírito Santo, pensar de si mesmo com equilíbrio; verdadeira humildade. Reconhecer os pontos fortes (virtudes) e os fracos (defeitos); e, em oração, de modo contente e obediente,  viver e servir na dependência de Deus (sem soberba - foco somente nas virtudes; nem autocomiseração - foco somente nos defeitos), com gratidão e no constante crescer em maturidade espiritual.                

II. Visão da interdependência do corpo de Cristo - Igreja, 12.4,5.

 12.4 Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, 5 assim também nós, embora sejamos muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros.   

Como já aprendemos em outras mensagens desta mesma Série - "Edificação, todos e cada um", várias vezes palavra se Deus faz uma analogia da Igreja com o corpo humano... 

Cf. 1 Co 12.12-14,18-27; Ef 4.15,16

Nestas e em outras passagens, a palavra de Deus destaca não a dependência, nem a independência, mas a interdependência dos membros do corpo, da comunidade cristã, da Igreja - corpo de Cristo. 

 Há na Igreja - corpo vivo de Jesus Cristo, muitos membros, com uma diversidade de funções, mas um só corpo. Unidade na singularidade e diversidade, não na conformidade. 

Desafio: um profundo e verdadeiro sentimento de autocrítica, reconhecendo nossa tendência para buscarmos unidade na conformidade, para supervalorizarmos e ou desprezarmos os membros que são diferentes de nós - que nos parecem mais "fracos" e ou mais "nobres". Devemos reconhecer a singularidade e diversidade dos membros, e ser grato a Deus por cada membro e sua função, e por em Cristo fazer parte do corpo - Igreja. 

Conclusão 

Reflexão e perguntas para Grupos Pequenos - GPs, usar o Lembre-se (abaixo):

Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

- O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

- Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?

- Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?

Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10). 

Bibliografia:

Biblia Sagrada, Nova Almeida Atualizada, Sociedade Biblica do Brasil, 2017
Biblia de Estudo MacArthur, Sociedade Biblica do Brasil, 2010
Chave Linguistica do Novo Testamento Grego - Rienecker & Rogers, Ed. Vida Nova, 1985
E- Sword x
Léxico do N.T. - Gingrich & Danker, Ed. Vida Nova, 1984
Logos Bible Software
Olive Tree - Bible Study - RA Strong,s
Pinto, Carlos O. C., Foco & Desenvolvimento no Novo Testamento, 2a. Ed. Revisada e Atualizada, Hagnos.
Wiersbe, Warren W. Comentário Expositivo: Nova Testamento: volume II. Santo André, SP: Geográfica Editora, 2006.

 Pr. Domingos M. Alves