Tendo a mesma atitude mental de Cristo - Filipenses 2:5-11 - (Série: Edificação, todos e cada um - Efésios 4:16)
Tendo a mesma atitude mental de Cristo
Filipenses 2.5-11
(Série: Edificação, todos e cada um - Efésios 4:16)
Mensagem: O verdadeiro discípulo de Jesus Cristo, a luz da revelação proposicional de Deus por meio das Escrituras, ele tem no Espírito Santo a mesma atitude mental de Jesus Cristo, que se esvaziou, confiando e se sujeitando a vontade de Deus Pai.
Esboço
Introdução:
Fp 2.5 Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar de Cristo Jesus, 6 que, mesmo existindo na forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus algo que deveria ser retido a qualquer custo. 7 Pelo contrário, ele se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante aos seres humanos. E, reconhecido em figura humana, 8 ele se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. 9 Por isso também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.
Neste texto, nós vamos destacar dois aspectos principais da vida de Jesus Cristo, e concluir com os desafios para o nosso viver e servir Nele.
I. Jesus Cristo se esvaziou
2.5 Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar de Cristo Jesus, 6 que, mesmo existindo na forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus algo que deveria ser retido a qualquer custo. 7 Pelo contrário, ele se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante aos seres humanos. E, reconhecido em figura humana, 8 ele se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.
Jesus Cristo é Deus Filho, com natureza divina, com todos os atributos divinos, a mesma essência do Pai, e do Espírito Santo - 2.6; Jo 1.1-14,18; Cl 1.15-17; Hb 1.2
Mas, Jesus Cristo no caminho para a cruz, rumo a “morte pelos nossos pecados” (1 Co 15.3,4; 2 Co 5.21), Ele trilhou uma jornada de auto-esvaziamento, humilhação, sujeição (obediência) a vontade do Pai …
Jesus Cristo, “ele se esvaziou”, ‘kenosis’ - uma renuncia a si mesmo (não deixou de ser Deus), tornou-se em semelhança de homem (foi perfeitamente Deus-homem), se humilhou, aceitou a condição de servo, não se apegando aos seus direitos e privilégios divinos… - Lc 2.52; Gl 4.4; Cl 1.22; Hb 2.14,17; 4.15; 5.8; Mc 10.45
Ele se entregou ao limite máximo de sujeição, sendo obediente, até a morte, e morte de cruz - um tipo de morte reservado para criminosos, para aqueles sem qualquer direito, sem honra, no contexto da sociedade romana … - Dt 21.13; Mt 26.36; 27.29-50; At 2.23; Cl 3.13.
II. Jesus Cristo foi exaltado pelo Pai
2.9 Por isso também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.
“Nome” significa, revela tudo o que Jesus Cristo é e fez, e faz por e para nós, pela graça divina nos concedendo a vida eterna.
(1) A profecia de Isaías, “… ele será chamado”, Is 9.6-14
Isaías significa “o Senhor (Javé) deu salvação”. A sua pregação foi governada pelo tema de só o Senhor salva… (740 - 680 a.C.)
Is 9.6-14 a profecia sobre a Pessoa e a obra do Messias, aponta para a sua vinda em “carne” (Mt 1.18-25; Jo 1.14; 1 Co 15.1-11), mas ultrapassa os limites humanos, pois tem a essência da glória eterna (F 2.6; Jo 1.1,14; Rm 1.3,4; 1 Jo 5.20,21).
(2) Deus, Pai, o exaltou, 2.9
2.9 Por isso também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome
Depois de Jesus Cristo ter se auto-esvaziado, humilhado, ser obediente até a morte, e morte de cruz, o Pai o exaltou - o levou para uma posição superior, nobre, gloriosa …
Lhe deu o “nome” - nome, que não é outro senão a afirmação da própria divindade de Cristo, e com isto a retomada do seu senhorio, de sua autoridade e poder, lhe sujeitando todas as coisas (Cl 1.15-20; Hb 1.8-13)
(3) Para que - propósito, 2.10,11
2.10 Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.
Esta visão futura, escatológica, parte da realidade da Igreja, hoje, vivendo em adoração, em entrega total ao Senhor e Salvador - Jesus Cristo.
Desde já a realidade do confessar de que Jesus Cristo é o Senhor - Mt 7.21-29; Lc 6.46-49; Rm 10.9-13.
Esta confissão representa o ponto mais alto da drama da salvação em Jesus Cristo, 2 Co 5.15
Conclusão
O verdadeiro discípulo de Jesus Cristo, a luz da revelação proposicional de Deus por meio das Escrituras, ele tem no Espírito Santo a mesma atitude mental de Jesus Cristo, que se esvaziou, confiando e se sujeitando a vontade de Deus Pai.
Dois desafios:
(1) “Se esvaziar”, não vivendo de modo egocêntrico - Mc 8.34; Lc 9.23-25; 14.25-33; Mc 10.45
Como Jesus, expressou este auto-esvaziamento?
Assumiu a forma de servo … Tornou-se a semelhança dos seres humanos, encarnou-se … Se humilhou … Foi obediente até a morte, e morte de cruz - foi até o fim.
Esta deveria ser a mesma atitude a igreja em Filipos - Fp 2.3,4; assim, como deve ser a de todo verdadeiro discípulo de Jesus Cristo.
O discipulado significa aprender de Cristo, segui-lo, fazer o que Ele fazia, escutar, obedecer às Suas palavras (conf. 1 Pedro 2.21). Em consequência, você obterá a atitude de Cristo. (Shedd, p.58)
(2) Viver sob o senhorio de Jesus Cristo - Ele é o Senhor… Confiar de que Deus tem o tempo e o modo certo de honrar seus servos fiéis, Fp 2.10,11; Hb 6.9-12
Reflexão e perguntas para Grupos Pequenos - GPs, usar o Lembre-se (abaixo):
Lembre-se:
A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:
- O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?
- Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?
- Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?
Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).
Bibliografia:
Biblia Sagrada, Nova Almeida Atualizada, Sociedade Biblica do Brasil, 2017
Biblia de Estudo MacArthur, Sociedade Biblica do Brasil, 2010
Chave Linguistica do Novo Testamento Grego - Rienecker & Rogers, Ed. Vida Nova, 1985
E- Sword x
Léxico do N.T. - Gingrich & Danker, Ed. Vida Nova, 1984
Logos Bible Software
Olive Tree - Bible Study - RA Strong,s
Pinto, Carlos O. C., Foco & Desenvolvimento no Novo Testamento, 2a. Ed. Revisada e Atualizada, Hagnos.
Shedd, Russell P., Alegrai-vos no Senhor. Uma exposição de Filipenses. Vida Nova, 1984.
Pr. Domingos M. Alves