Igreja Nova Aliança

View Original

O evangelho

See this SoundCloud audio in the original post

O evangelho

O que é ser evangélico?
Por que você se considera evangélico?
Você sabe o que é o evangelho?

É importante demais para nós entendermos como a Palavra de Deus apresenta as verdades do evangelho para que nós as compreendamos, admiremos e comuniquemos. Por isso vamos nos deter um pouco no seguinte resumo do evangelho: Criação, Queda, Redenção e Consumação.

Criação
No princípio, Deus criou os céus e a terra.
Gn 1.1

Porque os atributos invisíveis de Deus, isto é, o seu eterno poder e a sua divindade, claramente se reconhecem, desde a criação do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que Deus fez.
Rm 1.20

Deus cria tudo por sua bondade de generosidade. Deus não criou nada por necessidade de relacionamento ou de atenção. O propósito do Deus Trino é que sua criação o conheça e desfruto de sua presença.
O ser humano foi criado perfeito moral, física e espiritualmente. Não havia atritos, desequilíbrios ou infelicidade.

Queda

Criados bons, homem e mulher se tornaram corrompidos e maus, por causa do seu pecado.

Que se conclui? Temos nós alguma vantagem? Não, de forma nenhuma. Pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado. Como está escrito:
“Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus. Todos se desviaram e juntamente se tornaram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.
Rm 3.9-12

A harmonia entre Deus, seres humanos e a natureza, foi perdida. Não havia mais a tranquilidade e paz para identidade, propósito e futuro. O ser humano desprezou Deus ao decidir não obedecê-lo, buscando autonomia e independência.

Todos nascem em trevas, odeiam o bem e fazem o que os destrói. A condenação de Deus está sobre cada um que o rejeita. 

Redenção

É a justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que creem. Porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus apresentou como propiciação, no seu sangue, mediante a fé. Deus fez isso para manifestar a sua justiça, por ter ele, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos, tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, a fim de que o próprio Deus seja justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.
Rm 3.22-26

O Deus que criou todas as coisas, decidiu resgatar sua criação. O alvo de redimir pecadores seria cumprido não de forma rápida, mas seria gradativamente revelado a começar pelo povo de Israel até culminar na vinda do Senhor Jesus Cristo.

Tudo que Deus faz, é feito livremente, pela sua própria vontade amorosa. Não há nada em qualquer criatura caída que o constranja a querer salvá-la. Ele que é a parte ofendida, decide fazer a paz entre si e os pecadores, seus inimigos. Somente Deus poderia absorver o peso da condenação e conceder perdão, transformação e vida eterna.

Através da vida obediente, morte injusta e ressureição gloriosa de Jesus Cristo, nós podemos descansar e viver, em paz com Deus. Nós descansamos sabendo que não há mais nada que nos impeça de nos aproximar de Deus e receber sua graça, quando nos arrependemos e confiamos em Cristo.

Não havia, não há e não haverá outro meio de salvação a não ser Jesus Cristo!

Consumação

Aquele que dá testemunho destas coisas diz: — Certamente venho sem demora. 
Amém! Vem, Senhor Jesus!

Ap 22.20

Cristo prometeu que nos salvaria e voltaria para consumar, finalizar a sua obra de redenção. Não há apenas graça irrestrita indefinidamente, mas haverá  um dia para julgar os pecadores e toda injustiça. Nosso Salvador também é o Senhor que julgará todos os atos de suas criaturas.

Quem não tem seu pecado perdoado por Cristo, terá que enfrentá-lo como um inimigo feroz e invencível.

Para os que descansam nele, através de sua salvação, há uma promessa de esperança e livramento, de todo tipo de apodrecimento causado pelo pecado. Tudo se fará novo, na consumação de todas as coisas.

Resposta

Rejeitar

O inferno é real e a punição será inescapável para todos que desprezarem o sacrifício do Filho de Deus. Rejeitar pode ser um mero “deixar para depois” ou uma declaração verbal e irredutível de não ter interesse neste Cristo.

Nenhuma resposta que não seja arrependimento e fé, será tida como satisfatória.

Aceitar

Os que forem tocados pelo Espírito Santo, se arrependerão, crerão e descansarão não em seus próprios esforço e obediência, mas na Graça de Deus. O sacrifício de Jesus Cristo é a vida, garantida aos seus seguidores.

Paz com Deus, fazer parte de sua Família, a habitação do Espírito, receber dons e poder desfrutar de alegria, são alguns dos benefícios que todos os cristãos recebem.

Creia no Senhor Jesus Cristo, hoje mesmo.

Seminarista Mario Belsoli