Igreja Nova Aliança

View Original

Pés formosos (Série: Reconciliando, Proclamadores do evangelho de Cristo)

See this SoundCloud audio in the original post

Pés formosos
Romanos 10.13-21
(Série: Reconciliando, proclamadores do evangelho de Cristo) 

Mensagem: Os caminhos daqueles que no Espírito Santo anunciam as boas novas da salvação eterna, da reconciliação, em Jesus Cristo são agradáveis a Deus.

Introdução

No domingo passado, nós refletimos em Rm 9.30-10.13, refletindo que o plano soberano e gracioso da salvação eterna, a oferta divina de justiça está disponível e reconhecível em Jesus Cristo, e nas Escrituras.

Nesta mensagem deixamos dois desafios:

Desafio: Estar convicto da verdade de que o ser humano que procura obter a justiça de Deus por meio de méritos e esforços humanos e ou justiça própria, ele encontrará em Jesus Cristo a Rocha que o fará fracassar e o condenará a perdição eterna.

Desafio: Estar convicto de que a justiça de Deus, revelada em Jesus Cristo e nas Escrituras Sagradas, está ao alcance do ser humano por meio da fé em Jesus Cristo, por isso ele é indesculpável diante de Deus.

Como você responde a estes desafios? Que implicações isto traz ao privilégio e responsabilidade que temos de proclamar o evangelho, “a palavra da reconciliação em Cristo”?  

Hoje, em Rm 10.13-21, refletiremos que "os caminhos daqueles que no Espírito Santo anunciam as boas novas da salvação eterna, da reconciliação, em Jesus Cristo são agradáveis a Deus". 

Rm 10.13 Porque: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” 14 Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? 15 E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!”

            Formosos os pés – figura de linguagem referindo-se aos caminhos, andar...

            Os caminhos daqueles que anunciam as boas novas são agradáveis a Deus.

Esse caminhar deve ser com uma visão global (10.12, todos; 10.13, todo); e, cristocêntrica (Cristo é o evangelho, o evangelho é Cristo).           

Tenhamos em mente que:

-    para invocar é necessário crer, 14 (Jo 9.38);

- para crer é necessário ouvir, 14 (17; Jo 4.39-42); 

- para ouvir é necessário que alguém fale, 14 (At 4.12; 1 Co 2.24);  - para falar é necessário ser enviado, 15 (Jo 17.18; Mt 28.18-20; 2 Co 5.19; 1 Pe 2.9,10).

  - os resultados pertencem a Deus, e que nem todos crerão e obedecerão ao evangelho, 16-21.  (10.16 Mas nem todos obedeceram ao evangelho. Pois Isaías diz: “Senhor, quem creu em nossa pregação?”) 

Conclusão

Os caminhos daqueles que no Espírito Santo anunciam as boas novas da salvação eterna, da reconciliação, em Jesus Cristo são agradáveis a Deus.

Mt 13 A parábola do semeador, e  a parábola trigo / joio

Sl 126.5 Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. 6 Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes. 

Desafio: Estar convicto de que sob o poder e direção do Espírito Santo, todo verdadeiro discípulo de Cristo tem a responsabilidade de  ter o estilo de vida, de quem confia e vive e proclama Jesus Cristo, confiando os resultados a Deus.

Como você responde a este desafio?

Que implicações isto traz ao privilégio e responsabilidade que tens de proclamar o evangelho, “a palavra da reconciliação em Cristo”?  

Grupos Pequenos - GPs - tenham a Conclusão & o “Lembre-se” , como base das reflexões no GP …

Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

* O que  Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?

* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?

Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).

Bibliografia:

Bible Study, Biblia Almeida Strong
Biblia de Esudo MacArthur, SBB, 2010
Bruce, F.F. Romanos - Introdução e Comentário. São Paulo: Mundo Cristão & Vida Nova, 1979.
Calvino, João. Romanos, Série Comentários Bíblicos. São J. Dos Campos: FIEL, 2014.

Pr. Domingos M. Alves