Manso e humilde - Mateus 11.28-30
Manso e Humilde
Mateus 11.28-30
MENSAGEM: Jesus apresenta o cerne de seu coração a todos nós. Ele é aquele que oferece cuidado e ajuda a todos aqueles que sofrem e se voltam para ele.
Mateus 11.28–30 (NAA)
28— Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei.
29Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma.
30Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.
1 – INTRODUÇÃO
1.1 Contexto
No início do capítulo 11 temos o questionamento de João sobre a identidade de Jesus e uma recepção áspera por parte das pessoas daquelas cidades que Jesus estava pregando, o que gera uma resposta forte da parte de Jesus sobre a incredulidade deles.
· Mt 11.2 “Quando João ouviu, no cárcere, falar das obras de Cristo, mandou por seus discípulos perguntar-lhe: És tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro?
· Mt 11.16 “Mas a que compararei esta geração? É semelhante a meninos...”
· Mt 11.20 “ Então Jesus começou a repreender as cidades nas quais ele tinha feito muitos milagres, pelo fato de não terem se arrependido” (Corazim, Betsaida e Cafarnaum);
Porém Jesus se alegra que Deus ocultou a revelação do evangelho (arrependimento, salvação e fé) dos que se achavam v. 25a “sábios e instruídos” mas decidiu se revelar aos 25b “pequeninos” (pescadores, cobradores de impostos, gente sem classe social elevada) estes esperavam de Jesus assim como crianças, confiando no cuidado dos seus pais. É um contraste entre 2 tipos de coração:
O soberbo (fariseu) que acha que já tem o que precisa para agradar a Deus, por conhecimento ou por conquistas religiosas;
O humilde (não instruído) que recebe Jesus com fé e confiança inteira na bondade e misericórdia dele, por saber que não há o que fazer para agradà-lo, que o faça ganhar a salvação.
2 – EXPOSIÇÃO
2.1 Explicação
2.1.1 – Venham a mim todos vocês – Convite de Jesus aberto a todos que o ouviam (uma multidão de todo tipo). Jesus chama para si a atenção das pessoas, ele tem algo a oferecer.
2.1.2 – Estão cansados e sobrecarregados e eu os aliviarei – Aqueles que estão se sentindo pressionados pelo pecado, fracassados por sua falhas, abatidos, deprimidos por sua fraqueza. Se o coração está pesado e a esperança está minguando, Jesus oferece repouso nele.
Mateus 12.20-21 “Não esmagará a cana quebrada, nem apagará o pavio que fumega, até que faça vencedor o juízo. E no seu nome os gentios colocarão a sua esperança.”[ii]
2.1.3 – Tomem sobre vocês meu jugo e aprendam de mim – O que é o Jugo?
Instrumento de madeira, que alinhava 2 animais de forma que eles pudessem puxar um arado e preparar a terra ou usar como tração para carregar grandes pesos. Conforme a imagem.
“Em virtude de sua interpretação, alteração e acréscimo da santa lei de Deus, o jugo que os mestres de Israel punham sobre os ombros do povo consistia num legalismo totalmente sem fundamento. Era o sistema de ensino que realçava a salvação por meio de estrita obediência a um enorme volume de regras e regulamentos”.[iii]
William Hendriksen
Os fariseus ofereciam um fardo pesado de obediência, desconectados de uma transformação do coração. Obediência sem a obra da graça no coração é inútil e prejudicial, por torna o pecador mais endurecido.
Jesus oferece um jugo que é estar alinhado com ele, suas expectativas, os valores do seu Reino, sendo transformado interiormente por Ele antes de qualquer obediência. Mas, implicaria em uma vida de obediência. O Jugo é um instrumento de trabalho, tanto que Jesus afirma ter um Jugo que é dele, logo, ninguém é chamado para um trabalho, que o proprio Senhor não esteja envolvido ativamente.
Jesus te chama para trabalhar com os valores, convicções e sentimentos que ele tem e te ensina a ter também.
2.1.4 – Sou Manso e Humilde de coração – Esta frase de Jesus é singular nos 4 evangelho, dentre seus 89 capítulos nós encontramos muito sobre o nascimento virginal, seus ensinos, suas curas e milagres, sua morte e ressureição. Porém, Jesus destaca sobre si mesmo que é manso e humilde de coração. Cristo não se apresenta como Poderoso e Grandioso, Alegre e Mole, Disciplinado e Resiliente, nem Generoso e Empático.
Manso e Humilde, o cerne de quem Ele é. Sua postura mais natural e básica.
Coração não são nossas emoções apenas, mas é a força motivadora que nos faz querer viver e correr atrás do que acreditamos. O coração é o que nos define e direciona, é o centro de comando de quem somos. O Coração motiva tudo que fazemos e somos.
Você tem achado que Jesus está te tolerando, como uma criança medrosa suporta uma lesma? OU Você pensa que Jesus até te ama, mas não aguenta olhar para você?
Jesus não é irritadinho, reclamão, revoltado e fofoqueiro, sobre nós e nossos pecados. Ele é a pessoa mais compreenssiva que existe, Clemente, terno e bondoso.
Manso – Este termo aparece em Mt 5.5 ; 1Pe 3.4 .
Humilde – Não se exalta, não se apóia em status, não precisa ficar se autoafirmando.
Acessível para todos os tipos de pessoas.
Você não precisa descansar e se recompoir e só depois vir a Jesus. O seu próprio fardo é o que lhe qualifica para para vir. Sem págamentos na entrada; ele já diz: “ e eu lhes darei descanso” (Nova Bíblia Viva). O descanso dele é um presente, não uma transação. Quer você esteja ativamente trabalhando duro para aparar as pontas da sua vida (“cansados”), quer se encontre passivamente oprimido por algo fora do seu controle (“sobrecarregados”), o desejo de Jesus Cristo de que você encontre descanso, de que você saia dessa tempestade, é maior do que o seu.
Manso e Humilde, 2021 p. 20-21
Para não perder de vista a totalidade da passagem, perceba que Ele não é fraco e indiferente contra aqueles que o rejeitam. No v. 21-24 ele pronuncia ameaças para aqueles que não se arrependem e permanecem com seus corações duros, desprezando-o.
2.1.5 – acharão descanso para a sua alma –
você pode encontrar em Jesus Cristo tranquilidade, proveniente do perdão dos seus pecados, e descanso, resultado da paz com Deus. Jesus oferece a você descanso para a consciência por meio de sua expiação e de seu perdão. Jesus oferece a você descanso para a mente, pela sua infalível instrução da verdade. Jesus oferece a você descanso para o coração pelo derramamento de seu amor no seu coração. Jesus oferece a você descanso para a alma pela certeza que lhe dá de seu amor, perdão e graça.[1]
Hernandes Dias Lopes
O descanso é um privilégio impagável em tempos de ansiedades, incertezas, mudanças, fracassos e vergonhas. Todos nós sofremos com as situações que nos atingem ou que atingem a quem nós amamos. E nossa consciência fica ferida pelo pecado, pensando que talvez Deus não tenha um cuidado tão bom conosco ou que ele esteja nos ignorando, sem olhar para nosso sofrimento.
3 – CONCLUSÃO
O que eu farei com isso?
3 – CONCLUSÃO O que eu farei com isso?
· Você que está aqui e sempre olhou para Jesus como um inimigo traiçoeiro, que promete paz, mas que olha para os cristãos e vê neles, pessoas que só exigem de você o que você não quer ou não pode dar. Pare, reflita em tudo que eu disse e que você leu. Jesus é de fato Manso e Humilde para aqueles que veem ele como o Salvador e Dono de suas vidas.
Se você precisar de ajuda procure a E Pastoral desta igreja, busque algum Grupo Pequeno para participar ou venha falar comigo, eu terei o prazer de te ouvir e te ajudar.
· Você cristão, membro desta igreja ou não! Pare de viver como se tivesse um Salvador mau, duro, que tem prazer em tornar sua vida difícil. Ele é manso e humilde, o fardo que ele levou é esmagador (a condenação pelos nossos pecados) o fardo dele é leve (obediência por amor).
Uma pergunta pode nos ajudar muito: O que você pensa sobre Jesus, com base no jeito que eu vivo, falo, uso o dinheiro, meu tempo?
· Especialmente para aqueles que estão se sentindo um fracasso ou uma fraude. Sejam pais, maridos, empresários, estudando, esposa, mães.
Se você está se sentindo rejeitado por Jesus, se seus pecados estão te sufocando, por favor, se arrependa e vá até Ele.
Procure algum amigo cristão e confesse sua culpa, peça ajuda, apoio, aconselhamento e desfrute dos meios que Deus te deu para desfrutar da paz e do jugo suave.
[1] Hernandes Dias Lopes, Mateus: Jesus, o Rei dos Reis, 1a edição., Comentários Expositivos Hagnos (São Paulo: Hagnos, 2019), 365.
[i] João Ferreira de Almeida, trans., Nova Almeida Atualizada, Edição Revista e Atualizada®, 3a edição. (Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017), Mt 11.28–12.1.
[ii] João Ferreira de Almeida, trans., Nova Almeida Atualizada, Edição Revista e Atualizada®, 3a edição. (Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017), Mt 12.20–21.
[iii] William Hendriksen, Mateus, trans. Valter Graciano Martins, 2a edição em português., vol. 1, Comentário do Novo Testamento (Cambuci; São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 2010), 621.
Mario Belsoli