O evangelho nos relacionamentos - Filemom
O evangelho nos relacionamentos
Filemom
Esta carta ou "bilhete" é uma prova contundente, de que deus se importa individualmente com seus filhos e cada relacionamento
Era uma carta p/ Filemom para a igreja também(v. 2)
Escravidão era algo comum na época e tinham escravos em todas as grandes cidades romanas – eram a maioria da população.
Acobertar um escravo fugitivo era passível de uma severa punição e de cobrança de multa.
A situação tinha ficado mal resolvida no relacionamento de Filemom – Onésimo.
Paulo - começa elogiando Filemom mas ele não era bajulador, de fato ele nutria admiração pela fé e conduta cristã deste seu amigo e filho na fé!
O problema que ficou evidente para Paulo era que 2 de seus filhos na fé estavam brigados e ele não tentou ignorar, jogando para “baixo do tapete” ou deixando para Deus resolver. Ele se envolver na resolução.
Todos os nossos relacionamentos devem ser transformados pelo evangelho. Mesmo que os costumes sociais não fomentem ou não providenciem facilidades para isso acontecer.
Exemplos entre patrões, pais, irmãos,
Paulo assume sua responsabilidade em promover paz e restaurar o que foi rompido. Qualquer cristão maduro deve ser capaz de ajudar outros irmãos que estão lidando com conflitos em seus relacionamentos, pois recebe toda a verdade da Palavra, aplica em sua própria vida e depende do Espírito Santo.
Paulo pede que Filemom receba Onésimo (v. 17).Note que em nossa época os conciliadores (advogados – psicoterapeutas) cobram para atuar de modo a restaurar ou minimizar os problemas de relações profissionais, familiares e conjugais que tiveram atritos.
Paulo oferece-se para pagar o preço que for necessário para a situação ser tratada
A intenção não é forçar ou constranger Filemom como se ele fosse um inimigo a ser persuadido (v. 8), mas Paulo e o encoraja pela mentalidade do evangelho
Em resumo Jesus te perdoou, logo perdoe você também!
ONÉSIMO
Provavelmente era um novo na fé mas sua utilidade o destacava no corpo - frutífero
Fé e Coragem - comprovando sua conversão através da confiança em Deus, sobre seu futuro e sua vida ou morte.
Ele podia morrer crucificado por ser um escravo fugitivo, provavelmente ladrão. Mas ainda assim, é melhor correr o risco disso do que viver c/ relacionamentos quebrados e peso na sua consciência, de ter ofendido e traído a confiança de um irmão em Cristo. Ele foi capacitado pelo Espírito a reparar seus erros.
FILEMOM
Foi fruto do ministério de Paulo em Éfeso cristão bem-sucedido financeiramente , hospitaleiro e amoroso.
Ele era um cristão fiel, frutífero e realizado, com dizemos aqui. Desta forma ele é encorajado diretamente a agir em resposta ao amor de Cristo por ele, perdoando seu ex-escravo.
Era um líder em sua igreja, sua obediência era um testemunho poderoso para pessoas de vários status sociais e amplificaria a sua pregação do evangelho. Ele agiria como Cristo perdoando um escravo que o roubou e fugiu? Ele aceitaria a humilhação e devolveria o mal com bem?
Decida Perdoar!
Lance fora a amargura, seus ressentimentos, senso de vingança e justiça própria.
Jesus nos convida hoje a tomar a SUA Cruz e segui-lo em direção a uma vida perdoadora.