Igreja Nova Aliança

View Original

Um sinal de esperança - Isaías 9.1-7

See this SoundCloud audio in the original post

Um sinal de esperança
Isaías 9.1-7

v.1-2 – Luz

1 Mas para a terra que estava aflita não continuará a escuridão. Deus, nos primeiros tempos, tornou desprezível a terra de Zebulom e a terra de Naftali, mas, nos últimos tempos, tornará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, Galileia dos gentios. 2 O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte resplandeceu-lhes a luz.

Ao anunciar o Emanuel, o Senhor garante a libertação da nação de Israel e também o juízo.

·       O juízo viria por meio da Assíria, conforme capítulo 8.

·       A libertação e a glória viriam pelo Filho prometido conforme capítulo 9.

O tema trevas e luz sempre aponta para uma obra que Deus faz, por vontade própria e demonstrando Seu poder de transformar ou reverter situações.

·       Uma vez que o Filho prometido traz luz, Ele também é aquele que transforma:

o   Angústia em contentamento.

o   Melancolia em vitalidade.

·       A luz é um símbolo de esperança em meio à escuridão espiritual.

v.3-5 – Libertação

3 Tu, Senhor, tens multiplicado este povo e aumentaste a sua alegria; eles se alegram diante de ti, como se alegram no tempo da colheita e como exultam quando repartem os despojos. 4 Porque tu quebraste o jugo que pesava sobre eles, a vara que lhes feria os ombros e o cetro do seu opressor, como no dia da vitória sobre os midianitas. 5 Porque toda bota com que o guerreiro anda no tumulto da batalha e toda roupa revolvida em sangue serão queimadas, servirão de pasto ao fogo.

O trecho trata de uma questão escatológica com vista ao livramento final onde Jesus estabelece Seu reino na terra em Sua segunda vinda.

O Senhor é quem vai libertar o povo da opressão por meio de Jesus Cristo.

·       A linguagem usada tem conotação militar porque era essa a relação que se fazia na época.

·       A alegria está na libertação presente e também na futura, quando o Senhor Jesus virá e estabelecerá Seu Reino aqui na terra.

v.6-7 - Renovação

6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu. O governo está sobre os seus ombros, e o seu nome será: “Maravilhoso Conselheiro”, “Deus Forte”, “Pai da Eternidade”, “Príncipe da Paz”. 7 Ele estenderá o seu governo, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e para o firmar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.

O fim da perturbação e do medo depende da vinda de uma pessoa - uma pessoa real. Ele apareceria como uma criança (enfático no texto hebraico); Ele não só seria Deus vindo à terra, mas Deus nasceu na terra, ou seja, humano e divino. O "filho nascido" aponta para a Sua humanidade e o "filho dado" para Sua divindade.

No texto de Isaías 9.6 Jesus tem 4 nomes atribuídos a Ele que enfatizam a ousadia militar e a habilidade de dar paz a Israel.

1.          Maravilhoso Conselheiro - Ele é um estrategista militar extraordinário.

2.         Deus Forte - Ele capacita seu exército de modo sobrenatural.

3.          Pai da Eternidade - Ele protege Seu povo, Ele cuida com carinho.

4.         Príncipe da Paz - Ele obtém sucesso militar trazendo paz e prosperidade para Seu povo.

Conclusão

·       Como o Maravilhoso Conselheiro, Jesus tem as melhores ideias e estratégias. Permita-se ser influenciado por Ele.
·       Como o Deus poderoso, Jesus derrota facilmente seus inimigos. Deixe que Ele vá a sua frente.
·       Como o Pai eterno, Jesus nos ama infinitamente. Seja grato e reconheça que sem o amor dEle sua vida não tem sentido. Curta/aproprie-se do amor de Jesus!
·       Como o Príncipe da Paz, Jesus nos reconcilia enquanto ainda somos seus inimigos. Abra-se para a reconciliação com Ele.

 

Bibliografia:
Bíblia Almeida Revista e Atualizada
Bíblia Brasileira de Estudo
Bíblia de Estudo Anotada
Foco e Desenvolvimento no Antigo Testamento – Carlos Osvaldo Pinto
Isaías – Thomas Constable
Teologia do Antigo Testamento – Roy Zuck
Software Logos Bible
The Bible Knowledge Commentary – Roy Zuck, John Walvoord

Pastor Oscar Soares Jr