Os escolhidos! - Efésios 1.3-4
Escolhidos!
Efésios 1.3-4
Mensagem – Deus é totalmente digno e maravilhoso por salvar pecadores, que foram escolhidos antes da criação do mundo, em Cristo, para poderem desfrutar de comunhão com Ele, como seus filhos.
Efésios 1.3–4 (NAA)
3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.
4 Antes da fundação do mundo, Deus nos escolheu, nele, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele.[1]
1. CONTEXTO
1.1 Imediato
Efésios 1.1 (NAA)
1Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso e são fiéis em Cristo Jesus.
Paulo, autor da carta se declara:
- Apóstolo (mensageiro especial) – Representante com autoridade em nome de outro.
- Vontade de Deus – Não se chamou, não foi um concurso, mas ele foi escolhido por Deus.
Paulo afirma algo sobre quem são estes efésios:
- Santos - São pessoas que foram perdoadas e consideradas inocentes, por causa de Cristo. Eles não são mais pagãos ou incrédulos, Cristo os santifica. Eles foram separados para Deus.
- Fiéis – Aqueles que confiam em Cristo e permanecem confiando, se apoiando nele para viver. Não falam apenas, mas vivem e sua obediência denota sua fidelidade.
2. EXPLICAÇÃO
2.1 – (v.3) Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.
Bendito - Todo louvor seja a Deus v.1 (NVT). A maneira adequada de alguém que foi salvo, se manifestar é louvor, adoração e culto. O cristão é essencialmente alguém que cultua a Deus. Diante da própria escolha de Deus em se revelar e salvar pecadores, os adotando.
Adoração na Bíblia é a resposta devida pelas criaturas racionais à autorrevelação de seu Criador. É uma honraria e glorificação a Deus por meio de um grato oferecimento retributivo a ele por todas as boas dádivas, e por todo o conhecimento de sua grandeza e graça a nós concedido.[2]
J I PACKER
A base de uma adoração verdadeira e intensa é a admiração por quem ele é, a gratidão, pelo que ele fez e gera a necessidade de divulgar os benefícios que está concedendo aos seus eleitos.
- Bençãos Espirituais – Os privilégios que vieram do Céu (regiões celestiais), por causa do que Jesus fez por nós (encarnar, obedecer a Lei, morrer e ressuscitar):
1° Escolheu (v.4) – Escolher de entre um grupo. A ênfase está na escolha, não no objeto escolhido. Deus escolhe pessoas antes de existir pessoas, havia um plano eterno.
2 ° Adoção (v.5) – Somos transformados em filhos, ao sermos redimidos e justificados. Nunca houve alguém que nasceu filho de Deus, fora de Jesus. Se tornar filho é um presente, em Jesus. Agora nós recebemos a herança que Jesus merece.
João 1.12–13 (NAA) 12Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome, 13os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
3° Redenção (v.7) – Liberdade pelo pagamento de um resgate. Cristo pagou o nosso resgate, nossa punição era a morte e ele a experimentou e foi esmagado pelos nossos pecados, nos dando o perdão total, se tornando nosso substituto.
- Tudo isso é Em Cristo – O Elo que nos une ao Deus Trino, é o próprio Filho. Estas bençãos só existem para aqueles que se arrependeram e creram no evangelho.
2.2 – (v.4 )Antes da fundação do mundo, Deus nos escolheu, nele, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele.
- Antes da fundação do mundo – Aponta para a eternidade antes do tempo ser criado. Quando só havia Deus. Ele decidiu antes de existir matéria. O Deus trino, no conselho da Trindade decidiu como seria a salvação dos pecadores, antes deles existirem. A Eleição é sobre Deus salvar algumas pessoas que não merecem, do meio de todas as pessoas que não merecem.
O desígnio de Deus de escolher é simplesmente de acordo com os critérios dele. Nenhum de nós fez Deus se interessar e achar que “seria um bom negócio” salvar qualquer um de nós.
Olhe estas passagens:
2Timóteo 1.9 (NAA) 9que nos salvou e nos chamou com santa vocação, não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos,
Efésios 1.11 (NAA) 11Em Cristo fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade,
Atos dos Apóstolos 13.48 (NAA) 48Os gentios, ouvindo isto, se alegravam e glorificavam a palavra do Senhor. E creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna.
João 6.37 (NAA) 37Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.
- Santos e Irrepreensíveis – O propósito de Deus escolher pessoas antes da criação do mundo é para viverem de modo digno dele. Um dos objetivos da obra salvadora, é Deus transformar gente perversa, suja e odiosa em pessoas que o imitem, se tornem piedosas, obedientes, amorosas e amáveis.
Efésios 4.25–29
3. APLICAÇÃO
3.1 Cultue – Você Cristão, cultue ao seu Deus com alegria. Cante, ore, leia a Palavra, participe das ordenanças (ceia e batismo) e aproveite estes momentos, como presentes.
3.2 Não se envergonhe – Deus não deixou a doutrina da Eleição para ser algo que nós escondemos e nos envergonhamos. Se alegre que ele escolheu pessoas para serem filhas e mesmo diante de tamanho mistério, use isso para admirá-lo mais ainda.
3.3 Obedeça – Deus te salvou para te dar uma vida transformada. Não viva mais como um escravo dos seus prazeres pecaminosos. Você tem o recurso espiritual para abandonar este pecado que têm te prendido. Deus quer que você seja livre do pecado.
3.4 Você que não é cristão - Arrependa-se
Se você está aqui hoje e está lutando contra Deus, evitando pensar sobre sua vida e sobre seus pecados, pare. Lide com eles, concorde com o veredito de culpado e corra para Jesus.
Se você está entendendo quem você é, o que Jesus fez e quer se comprometer com ele, quer desistir de tentar viver do seu jeito, quer abandonar a mentira, a fofoca, o adultério a amargura.
Se volte para Jesus, Não resista!Se quiser conversar com alguém, procure quem te convidou, a mim ou a algum líder da igreja para entender melhor sobre o que é este evangelho.
[1] Nova Almeida Atualizada (J. F. de Almeida, trad.; Edição Revista e Atualizada®, 3a edição, Ef 2.1–3). (2017). Sociedade Bíblica do Brasil.
[2] J. I. Packer, Teologia Concisa: Um Guia de Estudo das Doutrinas Cristãs Históricas, trans. Rubens Castilho, 3a edição. (São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2014), 91.
Seminarista Mario Belsoli