Agraciados - Efésios 2.8-10

Série – Essencial - 3° Escolhidos

Seminarista Mario Belsoli Neto  - 27.03.2022


Esta é a 3° mensagem de uma série de 4, que eu chamei de Essencial. A primeira chamamos de Apodrecidos (sobre o pecado e seus efeitos destrutivos, que só podem ser mudados “em Cristo”), a segunda de Escolhidos (sobre o Decreto de Deus de salvar quem ele escolheu, por pura bondade).

AGRACIADOS!
Efésios 2.8-10


Mensagem –
A Graça de Deus fez com que toda a obra da Salvação fosse possível, do princípio ao fim dependemos dele para nos regenerar, justificar e sustentar numa vida santificada. A Graça de Deus nos faz segui-lo e obedecê-lo. 

Efésios 2.8–10 (NAA)

8Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie. 10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas. 

1.    CONTEXTO

1.1          Imediato

Nas duas últimas mensagens já introduzimos o contexto dos dois primeiros capítulos de Efésios, que visa promover a unidade de uma igreja mista (gentios e judeus) e compreender a grande obra de salvação que Deus está operando na vida deles
(Ef 2.11-13).  

A graça de Deus mencionada nesta declaração – “Pela graça foram salvos” – é seu amor visto como focalizado sobre o culpado e indigno. A misericórdia se compadece. A graça perdoa. Ela, porém, faz ainda mais do que isso. Ela salva completamente, libertando os homens da maior desgraça (a condenação eterna), e outorgando-lhes as mais seletas bênçãos (a vida eterna tanto para a alma como para o corpo). Ser salvo pela graça é o oposto de ser salvo pelos méritos humanos, os méritos que supostamente provêm da bondade inerente ou do esforço extremo do homem (cf. 2.8–9). A expressão indica claramente que o solo de nossa salvação está em Deus, e não em nós. “Nós amamos porque ele nos amou primeiro” (1Jo 4.19). Essa natureza soberana do amor divino em seus vários aspectos é ilustrada em passagens extremamente belas, como Deuteronômio 7.7–8; Isaías 48.11; Daniel 9.19; Oseias 14.4; João 15.16[1] 

Este trecho (2.8-10) é basicamente um resumo de toda a obra da Salvação.

EXPLICAÇÃO  
2.1 (v.8) Salvação pela da Graça –
A Graça apresentada aqui é toda a ação de Deus benéfica aos homens, que envolve todo o resgate de pecadores e sua inserção em sua Família. 

A graça engloba todas estas realidades:


- Salvação e Conversão

Conversão é a reação humana (guiada pela ajuda divina) ao Evangelho, manifesto nas informações sobre o pecado, a culpa justa diante de Deus e o perdão gratuito oferecido por Jesus Cristo (em sua vida, morte e ressureição). Envolve uma resposta de arrependimento do pecado e confiança em Jesus Cristo como Salvador, aquele que o livra da punição pelos pecados cometidos. 

- A Graça pode ser resistida?

Atos dos Apóstolos 7.51 (NAA)

51— Homens teimosos e incircuncisos de coração e de ouvidos, vocês sempre resistem ao Espírito Santo. Vocês fazem exatamente o mesmo que fizeram os seus pais. 

Sim! Pode e é frequentemente resistida, rejeitada e desprezada. Podemos observar o povo de Israel fazendo isso, em todo o A Testamento. Porém, o Espírito Santo pode vencer esta resistência quando quiser. Como fez com Saulo:

Atos 26.14 (NVT)
Todos nós caímos no chão, e eu ouvi uma voz que me dizia em aramaico: ‘Saulo, Saulo, por que você me persegue? Não adianta lutar contra minha vontade’.

- A Graça é dada a quem (chamado externo e interno)?  
Chamado Geral
- A Bíblia frequentemente descreve o evangelho como implicando uma oferta de salvação para todos os perdidos, um convite para ser salvo.
Lucas 24.47–48 (NAA)
47e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando em Jerusalém.  48Vocês são testemunhas destas coisas. 

Chamado Eficaz – O chamado eficaz é o meio pelo qual Deus leva seus eleitos à experiência da salvação em Cristo.    
24Mas, para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus.

Graça Comum – O cuidado bondoso de Deus como Criador sobre todos os seres humanos.  
Mt 5.45 “Porque ele faz o seu sol nascer sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos.”[2]
2.2 (v.8) Salvação Recebida por Fé -

- O que é a fé? Como ela age?

Lancelot Ridley : Assim, a fé é o órgão e o meio pelo qual percebemos nossa justificação, que vem somente da misericórdia de Deus e nos faz crer nas Escrituras, que mostra que somos justificados apenas pela graça mediante a fé, sem obras. As boas obras não vêm antes da fé, mas seguem a fé e nos dão a certeza de que somos justificados. Comentário sobre Efésios.[3]  

A fé é o instrumento que nos faz abraçar a salvação, crer e receber os benefícios que Cristo conquistou para os seus escolhidos antes da fundação do mundo. 

2.3 (v.10) Salvação em Cristo –  

- Sem nenhuma boa obra ou “ajudinha”.

Gloriar-se é “ter um grau de confiança extraordinariamente elevado” focado em si mesmo. Por ex.:
- Eu sou muito mais sábio e inteligente que os incrédulos, que rejeitam Cristo. Eu cri e pronto.
- Eu sou salvo apenas por Jesus, mas eu tenho trabalhado há 10,20 anos para compensar.
- Minha família é cristã a 3 ou 4 gerações, por isso Deus vai me abençoar ou minha mãe é de oração. Deus vai ouvi-la.

Esta mentalidade vai sempre conduzir a pessoa a procurar alguma coisa, em sim mesmo, para se apoiar, quando enfrentar o sofrimento ou os seus pecados. Isso é o contrário de fé cristã. 

O PROBLEMA DO PECADO É : Deus estava contra nós e iria nos destruir, mas para manifestar seu amor por nós, ele veio na pessoa do Filho e pagou a dívida que era devida a ELE MESMO, sofreu no lugar dos pecadores que haveriam de ser salvos e conquistou o perdão e o maravilhoso presente de ser Filho de Deus.

2.4 (v.10) Salvação Manifesta na vida –   

O que são estas boas obras? 
Começam no ato de Deus nos dar Cristo e a fé para crer nele, mas também são a capacidade de obedecê-lo e produzir frutos coerentes com esta fé.
Wolfgang Musculus: somos lembrados por esse versículo que as boas obras que agradam a Deus não podem ser feitas por nós a menos que, antes, sejamos transformados em novas criaturas em Cristo, e a menos que Deus prepare para nós as coisas que devemos fazer. Ele quer que as obras da nova criatura que ele fez reflitam esse fato da mesma maneira que o fruto reflete a natureza da árvore. Ele sabe que não temos em nós a capacidade de realizar boas obras e é por isso que as prepara para nós, para fazer de nós boas árvores que produzam bons frutos. Comentário sobre Efésios.[4]

2.    APLICAÇÃO 

2.1          Molde/Corrija seu evangelismo.

2.2          Não despreze seus irmãos, que viveram vidas ímpias, como se fossem menos dignos da salvação que você.

2.3          Você quer vencer a estagnação espiritual o tédio e a falta de coisas novas e desafiadoras. Sirva os seus irmãos desta igreja, se envolva em ministérios. Decida estudar a bíblia com alguém. Comece em sua casa, conduzindo sua família em culto familiar e orações.

2.4          A graça de Deus culmina em Cristo e se você não se arrependeu e não está confiando nele, se volte a Ele hoje mesmo. 

Mensagem – A Graça de Deus fez com que toda a obra da Salvação fosse possível, do princípio ao fim dependemos dele para nos regenerar, justificar e sustentar numa vida santificada. A Graça de Deus nos faz segui-lo e obedecê-lo.

[1] William Hendriksen, Efésios e Filipenses, ed. Cláudio Antônio Batista Marra, trans. Valter Graciano Martins, 3a edição., Comentário do Novo Testamento (São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 1992), 140.

[2] João Ferreira de Almeida, trans., Nova Almeida Atualizada, Edição Revista e Atualizada®, 3a edição. (Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017), Mt 5.45.

[3] Gerald Bray, Timothy F. George, e Scott M. Manetsch, Gálatas e Efésios, trans. Markus Hediger et al., 1a edição., Comentário Bíblico da Reforma (São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2013), 313.

[4] Gerald Bray, Timothy F. George, e Scott M. Manetsch, Gálatas e Efésios, trans. Markus Hediger et al., 1a edição., Comentário Bíblico da Reforma (São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2013), 315.

Mário Belsoli Neto