Páscoa, celebrando em família - Êxodo 12
Páscoa
celebrando em família
Êxodo 12
Mensagem: A Páscoa, assim como deve ser a Ceia do Senhor, é uma celebração comunitária, da libertação da escravidão do pecado (e, suas consequências eternas) e da vida de adoração a Deus, no Espírito Santo, por meio da fé em Jesus Cristo - o cordeiro de Deus.
Esboço:
Introdução
Leia Êxodo 12, e relembre um pouco a história do povo de Israel no Egito, o clamor a Deus, e a libertação da escravidão, e instituição da Páscoa…
“Ao comerem, estejam prontos para sair... Comam apressadamente. Esta é a Páscoa do Senhor... Este dia será um memorial que vocês e todos os seus descendentes celebrarão como festa ao Senhor” (Êx 12.11,14)
Desta história divina nós podemos tirar três preciosas verdades…
I. Deus ouve o clamor do pecador
“... Então o Senhor disse: Tenho visto a opressão sobre o meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos opressores; conheço os seus sofrimentos...” (Êx 3.7-9; cf. 2.23-25)
O ser humano sem Cristo é escravo do pecado, Rm 3.23; 6.22,23
E, Deus ouve o clamor do pecador arrependido, humilde, sincero …
"Então, invoquei o nome do Senhor: ó Senhor , livra-me a alma. Compassivo e justo é o Senhor; o nosso Deus é misericordioso. O Senhor vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou. (Sl 116.4-6)
"Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? (Rm 10.13,14).
II. Sem derramamento de sangue não há vida e perdão dos pecados....
“… Mas o sangue servirá de sinal... Se eu vir o sangue, passarei adiante, e não haverá praga entre vós para vos destruir... (Êx 12:1-14).
A justiça de Deus exigia, o derramamento de sangue para o perdão dos pecados …
“E, segundo a lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão". (Hb 9.22; cf. O contexto da Ceia do Senhor, a nova aliança em Cristo - Mt 26.26-28; 1 Co 11.17-33)
“Mas fostes resgatados pelo precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo” (1 Pe 1.19)
III. Jesus Cristo é o nosso Cordeiro da páscoa
“...Porque Cristo, nosso cordeiro da páscoa, já foi sacrificado.” (1 Co 5:7b)
“No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha em sua direção, e disse: Este é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1.29; cf. 1.35,36; 1 Pe 1.19; 2 Co 5.21; Hb 7.26,27)
Cristo o justo, o Cordeiro sem defeito e sem pecado, morreu na cruz pelos pecados da humanidade... O cordeiro sacrificado no Antigo Testamento apontava para o sacrifício de Jesus Cristo na cruz, o Cordeiro de Deus.
Conclusão.
Relembre:
I. Sem derramamento de sangue não há vida e perdão dos pecados …; II. Deus ouve o clamor do pecador arrependido …; III. Jesus Cristo é o nosso Cordeiro Pascal ...
Desafiando:
1. Arrependa-se do pecado (natureza) e dos pecados (as obras)...
2. Creia em Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, único e suficiente Senhor e Salvador (a verdadeira fé gera, verdadeira obediência).
3. Deus liberta, para que O adorem e desfrutem de Suas bênçãos. Celebre a nova vida em Jesus Cristo, mas celebre-a em plena e perfeita comunhão com a família, com o povo de Deus.
Pr. Domingos M. Alves