Descanse! Só há um Rei - Salmo 2
DESCANSE! SÓ HÁ UM REI
Salmo 2
INTRODUÇÃO
O mal parece estar vencendo, o pecado parece satisfazer mais que Deus, a violência parece ilimitada , as injustiças imperam em todos os âmbitos, crueldade e miséria parecem estar numa escalada imparável! Você já olhou para a realidade e teve estas percepções?
Você se sentiu incomodado e perturbado ao pensar: qual o motivo de Deus não mudar estas situações caóticas? Quero aprofundar nossa reflexão.
• Ao final da 2° Guerra Mundial - Morreram pelo menos 6 milhões de judeus (fuzilados, em experimentos, em câmaras de gás e de fome. Para você mensurar Ribeirão preto possui aproximadamente 800 mil pessoas hoje, morreram o equivalente a 7,5 vezes nossa cidade.
• O grupo terrorista Estado Islâmico que tomou a Síria devastando cidades. Esta situação já perdura a mais de 11 anos, com 14 milhões de pessoas fugidas do país e alocadas em Campos de refugiados com 128 mil pessoas.
• A situação na Venezuela, sob uma ditadura há mais de 15 anos, lidando com fome, escassez dos itens mais básicos para a subsistência. Tendo ao todo 7 milhões de refugiados em todo o mundo. O Brasil tem por volta de 400 mil refugiados, o país que mais recebeu os venezuelanos.
• A Rússia invadiu a Ucrânia, destruindo escolas, igrejas, atacando a população. Temos hoje quase 8 milhões de refugiados em toda a Europa.
https://www.acnur.org/portugues - Este é o site da Agencia da ONU para Refugiados. Você pode ter mais informações lá.
Espero que você tenha ficado desconfortável. O que a Palavra de Deus tem a nos ensinar sobre o papel de Jesus diante desses males?
EXPOSIÇÃO
A — 1 Por que se enfurecem as nações e os povos imaginam coisas vãs?
B — 2 Os reis da terra se levantam, e as autoridades conspiram
contra o Senhor e contra o seu Ungido, dizendo:
3 “Vamos romper os seus laços e sacudir de nós as suas algemas.”
C — 4 Aquele que habita nos céus dá risada;
o Senhor zomba deles.
5 Na sua ira, a seu tempo, lhes falará e no seu furor os deixará apavorados, dizendo:
D — 6 “Eu constituí o meu Rei
sobre o meu santo monte Sião.”
D — 7 O rei diz: “Proclamarei o decreto
do Senhor. Ele me disse: ‘Você é meu Filho, hoje eu
gerei você.
C — 8 Peça, e eu lhe darei as nações por
herança e as extremidades da terra por sua possessão.
9 Com uma vara de ferro você as quebrará e
as despedaçará como um vaso de oleiro.’ ”
A — 10 Agora, pois, ó reis, sejam
prudentes; deixem-se advertir, juízes da terra.
B — 11 Sirvam o Senhor com temor
e alegrem-se nele com tremor.
12 Beijem o Filho para que não se irrite, e não pereçam no caminho; porque em breve se acenderá a sua ira.
Bem-aventurados todos os que nele se refugiam.
Relembrando que este Salmo e o 1° são uma introdução a tudo que virá depois no Saltério. Pode-se entender que aquilo que acabamos de ler trata em termos corporativos o que o Salmo 1 retrata em termos indivuais.
Entendendo o contexto básico:
1 - Quando o povo de Deus cantava este Salmo, eles lembravam que Iavé escolheu Davi e seus descendentes como reis (representantes oficiais), para que guiassem o povo a cumprir os propósitos dados por Deus.
2 - Todo Israelita fiel entendia que não havia como desvincular as bençãos de Deus sobre o seu povo, das bençãos sobre a Casa de Davi, conforme a sua aliança (2Sm 7.12-16) , então eles cantavam/oravam para que Deus mantivesse o coração do Rei, fiel e submisso a Palavra de Deus;
Porém ao longo do tempo a interpretação deste texto foi se ampliando, por exemplo quando ele era lido após o Exílio Babilônico (Tempo de Esdras - Neemias), fomentava no coração dos leitores uma esperança futura de que Deus iria levantar um descendente de Davi (naquele momento não havia nenhum Rei governando Israel como no passado
A partir de agora focaremos mais como os cumprimentos, foram entendidos na perspectiva do Novo Testamento, em Cristo.
1. A REVOLTA (Sl 2.1-3)
Salmo 2.1–3 (NAA)
1 Por que se enfurecem as nações e os povos imaginam coisas vãs?
v.1 Esta introdução retrata o sentimento das nações gentias se que se indignavam com o controle dos reis de Israel, que as tinham sujeitado. Havia um anseio em se juntar com outros povos dominados para se rebelarem contra controle Israelita.
O termo para “imaginar” Sl 2.1, é o mesmo para "meditar” na Palavra do Senhor Sl 1.2 , o temente a Deus pensa em como obedecer, por que ele tem prazer no seu relacionamento com Deus, porém, os ímpios pensam o tempo todo, em como destruir a Lei, como se fosse uma corrente sobre seus pescoços.
2 Os reis da terra se levantam, e as autoridades conspiram contra o Senhor e contra o seu Ungido, dizendo:
v 2 Ungido é o termo Messias, que foi traduzida para o grego como Cristo. Eles queriam se livrar do controle que o representante de Deus no tron colocava sobre eles. E em última instância é demonstrado em toda a rejeição a pessoa de Jesus Cristo.
Vemos esta postura em 2 reis que agiram contra Jesus:
1° No nascimento - Herodes Mt 2.16 “16 Vendo-se iludido pelos magos, Herodes ficou muito furioso e mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme as informações que havia recebido dos magos a respeito do tempo em que a estrela havia aparecido.”
O NT testamento sugere que o ápice de toda o ódio e oposição contra o Messias é no julgamento injusto e na crucificação de Jesus.
2° Na Morte - Pilatos João 19.1-2 “1 Por isso, Pilatos tomou Jesus e mandou açoitá-lo. 2 Os soldados teceram uma coroa de espinhos e a puseram na cabeça de Jesus. Também o vestiram com um manto de púrpura.”
Olha a maneira de Pedro citar este Salmo com a sua aplicação.
Atos dos Apóstolos 4.23–28 (NAA)
23 Uma vez soltos, Pedro e João procuraram os irmãos e lhes contaram tudo o que os principais sacerdotes e os anciãos lhes tinham falado. 24 Ouvindo isto, unânimes, levantaram a voz a Deus e disseram: — Tu, Soberano Senhor, fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há! 25 Disseste por meio do Espírito Santo, por boca de Davi, nosso pai, teu servo: “Por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram coisas vãs? 26 Os reis da terra se levantaram, e as autoridades se juntaram contra o Senhor e contra o seu Ungido.” 27 — Porque de fato, nesta cidade, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gente de Israel, se juntaram contra o teu santo Servo Jesus, a quem ungiste, 28 para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram.
Os inimigos foram v.27 Herodes, Pôncio Pilatos, gentios e gente de Israel. Mesmo que eles não se gostassem, ele se organizaram por ter um inimigo em comum, Jesus Cristo.
Pare e releia AT 4.28 “28 para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram.” A perseguição falhou contra o Messias, pois não o impediram de cumprir seu propósito que era salvar .
3 “Vamos romper os seus laços e sacudir de nós as suas algemas.”
v 3 A fúria das Nações em última instância é o desejo de eliminar o próprio Deus de seu Domínio sobre eles. Eles odeiam a Lei de Deus e querem se livrar dela e de qualquer menção a ela que os incomodem.
Por mais que os planos das nações causem dor, morte e sofrimento ao povo de Deus, cada tentativa de frustrar os planos dele, apenas cumpre os seus propósitos planejados.
Como Tertuliano (150 a 220 dc) disse: “Sanguis martyrum est semen ecclesia” ou “O sangue dos Martires é a semente da igreja”. Satanás e os seus agentes, por pior que façam, apenas cumprem os planos de Deus.
APLICANDO AOS DIAS DE HOJE
Nós temos inúmeras manifestações do ataque dos poderosos e dos sistemas de poder neste mundo, contra Deus e contra tudo que ele valoriza:
• No ataque a sua igreja, perseguindo, zombando e descredibilizando a fé, jogando para a sarjeta a participação cristã na esfera pública (Política/Social).
• No ataque a família, distorcendo os papéis do homem e da mulher, amolecendo um e embrutecendo o outro e colocando entre eles uma mentalidade de disputa por poder. Instigando a uma criação dos filhos sem restrição ou limite e de preferência promovendo a ideia de não se ter filhos.
• Na Contaminação da cultura em suas diversas formas, principalmente no entretenimento: desenhos infantis, filmes, séries, livros, música. Eles constroem uma mentalidade ateísta, rebelde, materialista, fútil e distorcida da realidade.
• A política criando leis que dificultam a clareza da verdade através da manipulação da linguagem, impedindo o uso de termos que são caros a nós, criminalizando a pregação do Evangelho e criando uma redoma de assuntos que não podem ser tocados pela igreja sob pena. Consolidando políticas identitárias que dividem cada vez mais a sociedade em camadas "inimigas”.
• A Economia criando mais impostos ilegítimos e aumentando-os também o que impactará o sustento dos mais miseráveis, administrando da pior maneira possível os recursos, sem a retribuição proporcional e justa. Limitando a possibilidade de pessoas conseguirem seu sustento, através de burocracias.
O grito das nações é por autonomia: EU VOU VIVER DO JEITO QUE EU QUISER E NEM DEUS PODE ME IMPEDIR!
2. A RISADA (Sl 2.4-6)
Salmo 2.4–6 (NAA)
4 Aquele que habita nos céus dá risada; o Senhor zomba deles.
v 4 Porém, a resposta de Deus, do Céu é totalmente outra. Ele ri! Ele sente completo desprezo por todo o esforço dos inimigos do seu Escolhido. Deus não se sente minimamente ameaçado.
5 Na sua ira, a seu tempo, lhes falará e no seu furor os deixará apavorados, dizendo:
v.5 “Na sua ira,va seu tempo, lhes falará”, Deus não age no nosso tempo, nem como esperamos. Mas nós sabemos que ele age de maneira Justa e precisa.
Naum 1.2 (NAA)
2 O Senhor é Deus zeloso e vingador, o Senhor é vingador e cheio de ira; o Senhor toma vingança contra os seus adversários e reserva indignação para os seus inimigos.
Veja o que João Calvino diz, sobre este trecho:
Salmos, Vols. 1–4 (Salmo 2) adaptado
Portanto, estejamos seguros de que, se Deus não estende imediatamente sua mão contra os ímpios, é porque hoje é o seu tempo de rir-se. E ainda que, nesse ínterim, nos seja necessário chorarmos, diminuamos, todavia, a amargura de nossa tristeza, sim, enxuguemos nossas lágrimas como resultado desta reflexão, sabendo que Deus não é conivente com a perversidade de seus inimigos como que movido por negligência e incapacidade, mas porque por enquanto ele deve enfrentar a insolência deles com completo desprezo.
Deus expõe os inimigos dele ao ridículo, por intentarem planos mirabolantes, que estão fadados ao fracasso. Mas haverá o momento de manifestar a sua ira irrestrita, ele com uma simples palavra da sua boca, os deixará apavorados/desesperados.
6 “Eu constituí o meu Rei sobre o meu santo monte Sião.”
v.6 De forma definitiva sobre todos os seus antecessores da família de Davi, Jesus foi entronizado rei sobre Sião (Jerusalém), quando ao morrer venceu sobre si todos os inimigos que pareciam ter acabado com ele (reis, sacerdotes, fariseus, incrédulos e romanos). E ele receberá toda a honra e dignidade que lhe é devida, pelos seus fiéis (voluntariamente) ou no julgamento (forçosamente).
Filipenses 2.9–10 (NAA)
9 Por isso também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra,
3. O PODER DO FILHO (Sl 2.7-9)
Salmo 2.7–9 (NAA)
7 O rei diz: “Proclamarei o decreto do Senhor. Ele me disse: ‘Você é meu Filho, hoje eu gerei você.
V. 7 Temos uma maneira profundamente afetuosa de Deus chamar de Filho, um ser humano, ou seja, aquele representante dele no trono de Israel. Costume comum no Antigo Oriente Médio, um Rei maior chamar o seu rei vassalo (rei menor que era submisso) de filho. Mas acima do passado, este Salmo narra Iavé, o SENHOR (letras maiúsculas na sua bíblia) nome pactual de Deus revelado a Moisés, dirigindo-se a Jesus.
Atos 13:32–33 (NAA)
E nós anunciamos a vocês o evangelho da promessa feita aos nossos pais, como Deus a cumpriu plenamente a nós, seus filhos, ressuscitando Jesus, como também está escrito no Salmo número dois: “Você é meu Filho; hoje eu gerei você.”
Paulo conecta a ressureição assim como a um Rei subindo ao Trono.
Se você leu as Crônicas de Narnia, o Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa, vai se lembrar da seguinte situação.
que, se uma vítima voluntária, inocente de traição, fosse executada no lugar de um traidor, a mesa estalaria e a própria morte começaria a andar para trás…
Lewis, C. S.. As Crônicas de Nárnia (p. 221). WMF Martins Fontes. Edição do Kindle.
A morte é o meio pelo qual Deus escolheu para que Jesus subisse ao Trono e levasse, todos os seus escolhidos consigo.
8 Peça, e eu lhe darei as nações por herança e as extremidades da terra por sua possessão.
v. 8 Havia uma expectativa que o Rei de Israel conquistaria os gentios e seria benção para todas as nações de acordo com a Aliança feita com Abraão - Gn 12.1-3 “1 O Senhor disse a Abrão…3 Abençoarei aqueles que o abençoarem e amaldiçoarei aquele que o amaldiçoar. Em você serão benditas todas as famílias da terra.” )
Deus iniciou este cumprimento no Antigo Testamento, mas a plenitude desta promessa é revelada e cumprida em Cristo.
9 Com uma vara de ferro você as quebrará e as despedaçará como um vaso de oleiro.’ ”
V. 9 De forma abrangente sabemos que Jesus há de governar sobre todas as nações com cetro de Ferro. Não significa que ele se tornará mal ou injusto, mas o terror dos povos é justamente que eles serão recompensados por toda a sua maldade, afinal eles sabiam que estavam lutando contra Deus.
Apocalipse 19.13–16 (NAA)
13 Está vestido com um manto encharcado de sangue, e o seu nome é “Verbo de Deus”. 14 Os exércitos do céu o seguiam, montados em cavalos brancos e vestidos de linho finíssimo, branco e puro. 15 Da sua boca sai uma espada afiada, para com ela ferir as nações. Ele mesmo as regerá com cetro de ferro e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso. 16 No seu manto e na sua coxa está escrito um nome: “Rei dos reis e Senhor dos senhores”.
Mas aqueles dentre todos os povos que se renderem, confiarem na bondade do Messias, desfrutarão de alegria e comunhão com ele
Apocalipse 19.9 NAA
9 Então o anjo me disse: — Escreva: “Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro.” E acrescentou: — São estas as verdadeiras palavras de Deus.
4. A CONVOCAÇÃO (Sl 2.10-12)
Salmo 2.10–12 (NAA)
10 Agora, pois, ó reis, sejam prudentes; deixem-se advertir, juízes da terra.
V. 10 Todos os poderosos, deveriam aceitar a santa convocação para se submeterem ao Ungido do Senhor. Todos os poderosos só terão esperança ao se submeterem a Cristo.
11 Sirvam o Senhor com temor e alegrem-se nele com tremor.
V.11 Não basta se submeter irado, insatisfeito e ingrato. Deus não ignora o modo que vamos até Ele, humildade e temor são essenciais. Esta convocação deve levar em consideração o caráter do SENHOR, ele é bom, ele é cuidadoso, ele é paciente e cheio de misericórdia para com os pecadores arrependidos.
12 Beijem o Filho para que não se irrite, e não pereçam no caminho; porque em breve se acenderá a sua ira.
v.12 - Acenderá sua Ira, veja o exemplo desta ira do Cordeiro?
15 Os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes 16 e disseram aos montes e aos rochedos: — Caiam sobre nós e nos escondam da face daquele que está sentado no trono e da ira do Cordeiro! 17 Porque chegou o grande Dia da ira deles, e quem poderá subsistir?
Que ninguém aqui seja como estes que preferem fugir de Cristo, do que pedir por sua Graça e Misericórdia.
Bem-aventurados todos os que nele se refugiam.
Se você se submeter ao Filho de Deus, você será de fato aquele que é feliz, satisfeito, pleno e poderá descansar no cuidado dele, agora mesmo.
APLICAÇÃO (SLIDE)
1 - DESCANSE ! Se você é parte da igreja de Deus, lembre que nenhuma rebelião dos reis do mundo venceu ou vencerá Jesus Cristo.
2 - Prepare-se para a guerra! O mundo odeia o seu Salvador e te odeia também. Não se iluda achando que o mundo é um local seguro, neutro ou amigável para nós.
3 - Lealdade Absoluta só a Cristo! Nossos corações são inconstantes, por isso devemos revisar nossa lealdade de tempos em tempos
Cuidado Cristão! Só há um Rei e nós seus súditos fomos chamados a servi-lo e obedecê-lo, na figura de todas as autoridades que colocou sobre nós.
BIBLIOGRAFIA
• João Ferreira de Almeida, trans., Nova Almeida Atualizada, Edição Revista e Atualizada®, 3a edição. (Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017);
• Software Logos Bible, 9.
• https://www.acnur.org/portugues
• Bíblia de Estudo Nova Almeida Atualizada,(Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017)
• https://www.thegospelcoalition.org/themelios/article/old-testament-hope-psalm-2/
• J. Clinton McCann Jr., 'O Livro dos Salmos: Introdução, Comentário e Reflexões', em NIB 4 (Nashville: Abingdon, 1996), 689.