Igreja Nova Aliança

View Original

Qual o seu caminho? Salmo 1

See this SoundCloud audio in the original post

QUAL O SEU CAMINHO?
Salmo 1

Nós iniciaremos hoje uma breve série de mensagens nos Salmos. Neste domingo trataremos o Salmo 1° e na Semana que vem o Salmo 2°. 

INTRODUÇÃO

Salmos ou Ψάλμοι (Psalmoi) ou Ψαλτήριον (Psaltērion) são os termos usados na Septuaginta (tradução grega do antigo testamento). Significa “canções acompanhadas de instrumentos.

Esclarecendo alguns pontos introdutórios antes de abordarmos o Salmo 1, que focaremos hoje.

1 - Nem todos os Salmos foram escritos por Davi. Temos Moisés, Davi, Salomão e outros autores menos conhecidos que Deus usou para compor o saltério, a produção continuou durante e após o exílio na Babilônia, a data provável de compilação é nos dias de Esdras, com revisões posteriores.

2 - A ordem dos salmos não é aleatória. Foram organizados em 5 livros que compilaram muitos poemas.

Foco & Desenvolvimento no Antigo Testamento (Nova Edição) (Cinco Livros em Um)

Livro I: 1–41    

Livro II: 42–72

Livro III: 73–89                               

Livro IV: 90–106   

Livro V: 107–150

3 - Os Salmos são poesias que carregam muita emoção, como: amor e adoração a Deus, pesar pelo pecado, dependência de Deus em circunstâncias desesperadoras, a batalha do medo e da confiança, a caminhada com Deus mesmo quando o caminho parece escuro, gratidão pelo cuidado do Senhor, devoção à Palavra de Deus e confiança no triunfo final dos propósitos do Senhor para o mundo.

4 - Este era o livro oficial de cânticos  de culto do povo de Deus, pelo menos a partir do reinado de Davi. Tem sido desde então, incluindo toda a história da igreja.

5 - Há variedade nos tipos de Salmos como: Lamentos do indivíduo ; Lamentos da nação; Salmos individuais de ação de graças; Salmos nacionais de ação de graças; Hinos (salmos louvor descritivo); Salmos reais ; Salmos de entronização e Salmos didáticos. 

Os Salmos também possuem uma introdução, são os Salmos 1Salmo 2.

O Salmo 1 destaca como vive quem teme a Deus e é obediente a Palavra  e o Salmo 2 descreve a supremacia dos Reis escolhidos pelo Senhor (descendentes de Davi), que hoje sabemos ser plenamente cumprido em Cristo.

O editores, decidiram iniciar os Salmos olhando para a Lei e para o Messias prometido.

Compare o Salmo 1 e o fim do Salmo 2.

Sl 1.1 | Como é feliz aquele que [Ama e tem prazer na Palavra!]

Sl 2.12 | Como são felizes todos os que nele se refugiam!

Os Salmos são carregados de referências a Aliança que Deus fez com Abraão e Davi, a Palavra de Deus e aos seus Atos Salvadores (êxodo, conquista da Terra prometida, dar a Lei, o Templo). E o maior ato é o cumprimento da promessa futura do Messias, o Filho de Davi que reinaria para sempre em Jerusalém.

Há uma promessa especial que Deus faz a Davi, que promete que um descendente dele seria Rei Eterno sobre o trono de Jerusalém.

2Sm 7.12–14 “Quando os seus dias se completarem e você descansar com os seus pais, então farei surgir depois de você o seu descendente, que procederá de você, e estabelecerei o seu reino. Este edificará um templo ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino. Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho.”

EXPOSIÇÃO

A poesia hebraica tem uma maneira de “rimar” diferente da portuguesa. Eles costumam contrastar ideias ou acumular expressões parecidas, a fim de dar ênfase numa ideia. 

SALMO 1

A — 1 Bem-aventurado é aquele
que não anda no conselho dos ímpios,
não se detém no caminho dos pecadores,
nem se assenta na roda dos escarnecedores.

B —  2 Pelo contrário, o seu prazer está na lei do Senhor,
e na sua lei medita de dia e de noite.

C — 3 Ele é como árvore plantada
junto a uma corrente de águas,
que, no devido tempo, dá o seu fruto,
e cuja folhagem não murcha;
e tudo o que ele faz será bem-sucedido.

C — 4 Os ímpios não são assim;
são, porém, como a palha que o vento dispersa.

A — 5 Por isso, os ímpios não prevalecerão no juízo,
nem os pecadores, na congregação dos justos.

B — 6 Pois o Senhor conhece o caminho dos justos,
mas o caminho dos ímpios perecerá

1. O CAMINHO DO FIEL (Sl 1.1-2)

O Fiel não é guiado pelos padrões do mundo, mas pela Palavra:

Sl 1.1-2 “Bem-aventurado é aquele que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Pelo contrário, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.”

O “bem-aventurado” precisa ser entendido para que todas as outras descrições façam sentido. A ideia aqui, é que este indivíduo é bem-visto por Deus, Ele é aceito, tem paz interna, confiança que Deus o ama .

Ele tem paz em sua consciência, pois Deus não é seu inimigo (Rm 5.1 “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo,” ). Jesus Cristo é este sorriso de aceitação de Deus para homens pecadores arrependido.

Este homem Fiel, ENTENDE que a felicidade dela não está ligada a seguir seu próprio caminho e ideias, mas sim, em obedecer a Palavra de Deus.

João 10:10b (NAA)

eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

COMO O FIEL NÃO VIVE? (SLIDE)

SALMO 1.1 “não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.”

Se você tem o hábito de ler a Bíblia, perceberá que ela não é um livro de receitas. O Espírito Santo segue aqui ensinando por contrastes visando enfatizar aquilo que o Fiel não é.

O Fiel Não ANDA, Não PARA e Não SENTA.

Existe uma progressão no pecado que é vista aqui. Os incrédulos dão ouvidos aos que rejeitam Deus, eles parecem absorver a mais absurda ideia como se fosse algo bom e sábio. Por terem seu coração endurecido, rejeitam a verdade.

Mesmo pessoas que crescem na igreja, podem se encaixar aqui se nunca foram transformadas pelo Evangelho e nunca passaram e ter prazer em Deus. E acabam por rejeitar e difamar, o que antes chamavam de verdade e defendiam. É triste ver estes casos, mas a única maneira de demostrar nossa fé é através das nossas boas obras.

Se você cristão, negligenciar a Palavra, oração, comunhão e a obediência, o mundo te convencerá a concordar com sua mentalidade, aceitar suas condutas e de repente  você empacará e não conseguirá sair desta vida, sem sofrer marcas profundas e consequências gravas.

O QUE O FIEL FAZ? (SLIDE)

Salmo 1.2 (NAA)

Pelo contrário, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

Perceba que o  “bem aventurado” recebeu novas capacidades de Deus, para se nutrir da Palavra.

(SLIDE)

1Coríntios 2.14 NAA

Ora, o a pessoa natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura. E ela não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 

Ele agora foi libertado do prazer da preguiça, da fofoca, da inveja , pois o seu prazer está em conhecer  a Deus, pela Palavra. A Lei de Deus é que mostra o caminho para ele rejeitar o pecado.

John Owen:

“...verdadeira fé se revela na alma e na consciência dos crentes, para auxílio, sustento e conforto em todos os conflitos contra o pecado, diante das aflições e tentações, em sujeitar-se constantemente à vontade de Deus revelada na Escritura... A fé persistirá sujeitando-se à santidade e lhe prestará obediência em todas as situações e circunstâncias." 

Enquanto ele lê, entende a Deus, a si mesmo, as situações ao seu redor e se compromete a praticar aquilo.

Jim Elliot, ilustra esta verdade:

Não é tolo quem abre mão do que não pode reter [o conselho dos ímpios, o caminhos dos pecadores e a roda dos zombadores] para ganhar o que não pode perder [o prazer de Deus]. 

Meditar?

Existe muita confusão no meio evangélico sobre o que meditar nas Escrituras. Meditar não significa esvazimento mental ou Mindlfulness (técnicas de concentração), não é uma técnica para alcançar um estágio avançado de iluminação para sua mente. Mas é Bible Fulness, encher da Bíblia, que é a Palavra de Deus e ir mastigando lentamente e ruminando, trazendo a mente as grandes verdades, obtendo prazer ao se relembrar do que Deus fez, mas também entendendo as conexões entre uma verdade e outra e
 ir aplicando às situações da sua vida .

2.  O CAMINHO DO FIEL (Sl 1.3-4) (SLIDE)

Os versos 1 e 2 do Salmo 1 demonstram que a Palavra dirige os passos do justo, mas os próximos dois versos , demonstram que tipo de vivência ele possui na prática.

Sl 1.3-4 “Ele é como árvore plantada junto a uma corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo o que ele faz será bem-sucedido. Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa.”

Observemos quatro traços da postura do justo:

1- O justo está estabelecido, plantado, profundamente enraizado em Deus; (Note que quem plantou ele foi Deus)

João 7.37–39 “No último dia, o grande dia da festa, Jesus se levantou e disse em voz alta: — Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isso ele disse a respeito do Espírito que os que nele cressem haviam de receber; pois o Espírito até aquele momento não tinha sido dado, porque Jesus ainda não havia sido glorificado.”

2- O justo frutifica em boas obras, para a glória do Pai que está no céu. É isso que se espera dele no tempo certo

Deuteronomio 5.7, 16, 19 e 20.

     7— “Não tenha outros deuses diante de mim.”  -

    16— “Honre o seu pai e a sua mãe, como o Senhor, seu Deus, lhe ordenou, para que você tenha uma longa vida e para que tudo vá bem com você na terra que o Senhor, seu Deus, lhe dá.”  -

   19— “Não furte.” 

   20— “Não dê falso testemunho‍ contra o seu próximo.”

3- Ele é mantido firme e suas folhas nunca murcham. Ele tem uma estabilidade mental, psicológica e espiritual dada por Deus e assim, sua vida demonstra a beleza da fidelidade aos crentes.

4 - Ele prospera em tudo o que faz. Deus é aquele que garante os seus resultados, pois define os meios.

3.  O DESPREZÍVEL CAMINHO  DO PERVERSO (Sl 1.4-6) (SLIDE)

Nova Almeida Atualizada (Salmo 1)

Os ímpios não são assim;  são, porém, como a palha que o vento dispersa. 

Os ímpios não tem prazer na Lei de Deus; pelo contrário todo o seu prazer reside no pecado e em seguir seus próprios pensamentos. (v.4)

O perverso não tem estabilidade, ele é inconstante e inseguro. Caminhando insaciavelmente atrás de novidades que o preencham. Não há substância que o segure e o mantenha de pé. Ele é como palha.

Salmo 37.7–9 (NAA)

Descanse no Senhor e espere nele; não se irrite por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do que realiza os seus maus desígnios. Deixe a ira, abandone o furor; não se irrite; certamente isso acabará mal. Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no Senhor possuirão a terra.

A vida deles não pode ser boa de verdade, não pode haver paz em suas mentes. Eles não recebem justificação (perdão) e o sorriso de Deus. Há pelo contrário, um sentimento de constante perseguição (v. 5)

Provérbios 28.1 NAA

Os ímpios fogem, mesmo quando ninguém os persegue, mas o justo é intrépido como o leão.

Provérbios 28.9 NAA

Quem desvia os ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.

Eles não tem esperança, enquanto continuarem em seus caminhos de rejeição a Deus e a sua Santa Lei.

Eles não ficarão na congregação dos justos (v. 5)

Eles não tem prazer na comunhão de pessoas tementes a Deus e serão privados dos benfícios da comunhão com o povo de Deus. Eles são filhos da desobediência.

Nova Almeida Atualizada (Capítulo 2)

1 Ele lhes deu vida, quando vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, a 2 nos quais vocês andaram noutro tempo, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência.

Por isso os ímpios [inimigos de Deus] não resistirão no juízo; Eles perecerão (v. 6)

Caminhando pela porta larga se destruirão nesta vida com vícios, relacionamentos quebrados, vergonhas e culpas e ainda passarão a eternidade debaixo da Presença Irada de Deus sobre eles.

Mateus 7

13— Entrem pela porta estreita! Porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela. 14 Estreita é a porta e apertado é o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que o encontram.

4. O JUSTO E PERFEITO (SLIDE)

É provável que você esteja pensando: Ok Mario, entendi. Você quer que eu leve mais a sério a leitura da Bíblia este ano, para eu me tornar este tipo de pessoa, né?

NÃO.

Eu quero que você perceba que ninguém aqui consegue ser este indivíduo citado no Salmo. Somente há um justo, bem-aventurado e perfeitamente satisfeito no Senhor.

Jesus Cristo é este homem!

Se volte para Ele pela fé, para conseguir viver uma vida de alegria, segurança e frutos, rejeitando o pecado.

APLICAÇÃO (SLIDE)

1 - Corra para Cristo o homem perfeito e descanse no perdão e graça que ele te oferece, se você lançar sobre ele o seu fardo, suas escolhas e toda identidade.

2 - Cristão, membro velho de igreja. Cuidado! Se você fica confortável demais com seus cargos, seu histórico de serviço, seu extrato de ofertas ou quanto você já estudou. Hoje você é chamado a se lembrar da sua miséria e se voltar para descansar somente em Cristo. Ele é o seu único motivo de confiança e esperança de ser aceito por deus.

3 - Decida ser um cristão frutífero este ano. Nossa igreja te oferecerá inúmeras oportunidades de estudar a Palavra, orar, fazer amigos, lidar com seus pecados.

•     Participe de um Grupo Pequeno, caso não esteja em nenhum. Mas também seja assíduo, auxilie, ofereça sua casa, seja sensível as necessidades dos outros;

•     Organize sua agenda para estar nas Celebrações coletivas com sua família;

•     Escolha algum ministério para servir e honrar a Deus com seu serviço, servindo aos irmãos desta igreja.

•     Pregue o evangelho;

•     Leia a Bíblia inteira este ano. Se não quiser, leia em 2 anos. Mas se comprometa a não passar um dia ser ler a Palavra de Deus. 

Bibliografia 

•     João Ferreira de Almeida, trans., Nova Almeida Atualizada, Edição Revista e Atualizada®, 3a edição. (Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017);
•     Software Logos Bible, 9.
•     John Owen, Evidências da Fé Salvífica, trans. Ulisses Teles e Cesare Turazzi, 1a ediçâo. (São Paulo: Trinitas, 2019), 55.