Aprovação do Rei servo - Marcos 1.9-13

A aprovação do Rei Servo – Mc 1.9-13

Esta é a segunda mensagem da série de exposições no evangelho segundo Marcos, nomeada de Rei servo. Minha expectativa é que juntos, possamos responder com clareza cada vez maior a pergunta mais importante da nossa vida : Quem é Jesus?

Mensagem 

O Rei Servo, Jesus, foi aprovado como o Filho do Pai, ungido com o Espírito Santo e venceu Satanás numa dura tentação, mostrando que ele era Aquele que deveria vir, o Messias prometido pelos profetas.

Marcos 1.9-13 (NAA)

9 Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no rio Jordão. 10 Logo ao sair da água, Jesus viu os céus se abrindo e o Espírito descendo como pomba sobre ele. 11 Então veio uma voz dos céus, que dizia: — Tu és o meu Filho amado, em ti me agrado.

12 E logo o Espírito conduziu Jesus ao deserto, 13 onde ficou durante quarenta dias, sendo tentado por Satanás. Estava com as feras, e os anjos o serviam

Introdução:

Lembremos que no dia 03 de dezembro fizemos uma introdução ao Evangelho Segundo Marcos. Naquele dia nós vimos:

1 -João Marcos era um discípulo de Pedro, escreveu esta carta para os crentes em Roma.‌

2 - João Batista era o último profeta antes da vinda do Messias. E que ele cumpriu algumas profecias durante seu ministério.‌

3 - Vimos que o batismo que ele praticava era para pecadores arrependidos.

Exposição:

1.   Jesus é aprovado por Deus (v. 9-11):

1.1 - A grandeza do Rei Humilde (v.9a)

Jesus veio de Nazaré, uma aldeia insignificante.

Contraste com a concepção de grandeza da época.
Na realidade do Reino de Deus, o Rei vem de “Lugar nenhum”, dar é melhor que receber, entregar a vida é ganhá-la e morrer para nós mesmos aqui é viver com ele para a eternidade!!!!

1.2 - O impecável é batizado (v.9b)

Jesus se submete ao batismo de arrependimento, identificando-se com pecadores.

Identificação com pecadores - Jesus está demonstrando sua correspondência com as pessoas, ele não quis afastar os Pecadores, mas daria a sua vida por eles (João 3.17) e transformaria em novas pessoas, todos que pusessem sua fé e confiança nele.

1.3 - A unção do Espírito Santo (v.10)

Céus se abrem, Espírito Santo desce como pomba.

Esta teofania (ou manifestação de Deus visível/ palpável) deve ser entendida como uma espécie de Unção ou coroação divina.

É Deus atestando pela presença do Espírito que Jesus tem a autenticidade de ser o Messias prometido e aguardado pelos judeus, aquele que veio em nome de Deus para fazer a Sua vontade.  

1.4 - A declaração do Pai (v.11)

O Pai declara seu imenso prazer na pessoa de Jesus, simplesmente por ser seu filho e isso destaca o relacionamento deles mesmo antes antes do início do ministério público de Jesus.

2.   Jesus vence Satanás (v. 12-13): 

2.1 – Jesus vence no deserto (v.12)

Jesus está apontando um caminho novo que Deus está pavimentando, para que o Seu Messias trilhe, onde o seu povo fracassou no passado.

Deuteronômio 8.2–3 “ 2 Lembrem-se de todo o caminho pelo qual o Senhor, seu Deus, os guiou no deserto durante estes quarenta anos, para humilhar vocês, para pôr vocês à prova, para saber o que estava no coração de vocês, se guardariam ou não os seus mandamentos. 3 Ele humilhou vocês, ele os deixou passar fome, ele os sustentou com o maná, que vocês não conheciam e que nem os pais de vocês conheciam, para que vocês compreendessem que o ser humano não viverá só de pão, mas de tudo o que procede da boca do Senhor.”

2.2 – Satanás ataca (v.13) 

O modo de satanás agir não mudou muito se comparado à Gênesis.

Gênesis 3.1 - Mas a serpente, mais astuta que todos os animais ..., disse à mulher:

1° Questionando a Palavra de Deus -

Gênesis 3.1   — É verdade que Deus disse: “Não comam do fruto de nenhuma árvore do jardim”?

Mateus 4.3 “3 Então o tentador, aproximando-se, disse a Jesus: — Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães.” ‌

2° Mentindo  - 

Gênesis 3.4 Então a serpente disse à mulher: — É certo que vocês não morrerão.

Gênesis 3.5 Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerem, os olhos de vocês se abrirão e, como Deus, vocês serão conhecedores do bem e do mal.

Mateus 4.8–9 “8 O diabo ainda levou Jesus a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles 9 e disse: — Tudo isso lhe darei se, prostrado, você me adorar.” 

Resposta de Adão e Eva

3° Cobiça

Gênesis 3.6 Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto e comeu; e deu também ao marido, e ele comeu. 

4° Culpa

Gênesis 3.8 Ao ouvirem a voz do Senhor Deus, que andava no jardim quando soprava o vento suave da tarde, o homem e a sua mulher se esconderam da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.‌

5° Condenação

Gênesis 3.16 “16 E à mulher ele disse: — Aumentarei em muito os seus sofrimentos na gravidez; com dor você dará à luz filhos. O seu desejo será para o seu marido, e ele a governará.” ‌

Gênesis 3.17–19 “17 E a Adão disse: — Por ter dado ouvidos à voz de sua mulher e comido da árvore que eu havia ordenado que não comesse, maldita é a terra por sua causa; em fadigas você obterá dela o sustento durante os dias de sua vida. 18 Ela produzirá também espinhos e ervas daninhas, e você comerá a erva do campo. 19 No suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, pois dela você foi formado; porque você é pó, e ao pó voltará.”

A Resposta de Jesus 

Mateus 4.10 (NAA) 10Então Jesus lhe ordenou: — Vá embora, Satanás, porque está escrito: “Adore o Senhor, seu Deus, e preste culto somente a ele.”

Ele venceu a tentação !

Mas a derrota final veio em sua morte e ressurreição:

Romanos 5.12 “12 Portanto, assim como por um só ser humano entrou o pecado no mundo, e pelo pecado veio a morte, assim também a morte passou a toda a humanidade, porque todos pecaram.”

Romanos 5.15 “15 Mas o dom gratuito não é como a ofensa. Porque, se muitos morreram pela ofensa de um só, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos!” ‌

2.3 – Jesus foi levado pelo Espírito Santo (v.12) 

O Espírito queria conduzir Jesus a vitória sobre satanás, de forma simbólica já no início de seu ministério. Como Messias que guiaria seu povo num caminho de vitória sobre o pecado, ela precisava vencer.

O paralelo que deve estar em nossa mente é a Queda de Adão e a Vitória de Jesus.‌

Adão falha em obedecer, estando num jardim, protegido, confortável e sem grandes dificuldades. Jesus vence em fraqueza, submetido a fome, a perigos de feras e resiste a satanás, pelo poder do Espírito Santo.   

Aplicação:

1° Aceitos e Perdoados - Pode ser que você tenha sérias dúvida sobre o amor de Deus por você, e você utiliza seus sofrimentos do passado, sua saúde, seus relacionamentos ou sua tristeza, para justificar estas dúvidas.

Mas escute estas verdades, com cuidado:‌

Romanos 5.6, 8-10 “6 Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios...8 Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando ainda éramos pecadores. 9 Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. 10 Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida!”  ‌

2° Tentados mas não desamparados - Nós as vezes nos sentimos sozinhos e somos tentados a pecar para satisfazer nossas necessidades ou desejos.

Hebreus 12.4(NAA) 4Na luta contra o pecado, vocês ainda não resistiram até o sangue.

Mário Belsoli Neto