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O anúncio do Rei servo - Marcos 1.1-8

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"O Anúncio do Rei Servo"

Introdução

O que é um evangelho? (No sentido literário)
Não é uma biografia nos termos que nós entendemos hoje. - É uma narrativa histórica que nos apresenta o Filho de Deus, Jesus Cristo. Os evangelhos contêm tanto história quanto uma mensagem teológica. Os eventos são organizados de forma a carregar uma mensagem, através do fato que está sendo narrado ali.

Quem é Marcos?

Este Marcos do evangelho é João Marcos, relatado em Atos dos Apóstolos 13.13 “E, navegando de Pafos, Paulo e seus companheiros viajaram a Perge da Panfília. João, porém, deixando-os, voltou para Jerusalém.” E Atos 15.37–39 “Barnabé queria levar também João, chamado Marcos. 38 Mas Paulo não achava justo levar aquele que tinha se afastado deles desde a Panfília, não os acompanhando no trabalho. 39 Houve tal desavença entre eles, que vieram a separar-se. Então Barnabé, levando consigo Marcos, navegou para Chipre.”

Filho de Maria, uma cristã de posses que vivia em Jerusalém (Atos dos Apóstolos 12.12 “12 Ao se dar conta disso, Pedro resolveu ir à casa de Maria, mãe de João, também chamado Marcos, onde muitas pessoas estavam congregadas e oravam.”)

Então Marcos foi discípulo chegado do Apóstolo Pedro. Trabalhando com ele em Roma e compilando os relatos de Pedro sobre sua convivência com Jesus e sua responsabilidade como discípulo. 1Pedro 5.13 “13 Aquela que se encontra na Babilônia, também eleita, manda saudações, e o mesmo faz o meu filho Marcos.”

Marcos não foi um apóstolo, mas de acordo com Eusébio de Cesareia (325 d.C), o primeiro historiador do Cristianismo:

“… sendo Marcos o intérprete de Pedro, escreveu tudo que dá registro com grande exatidão, mas não, no entanto na ordem em que foi falado ou realizado por nosso Senhor.”
História Eclesiástica II.16

Características do Evangelho segundo Marcos:

Eu concordo com os estudiosos que este é o 1° evangelho escrito e que foi a base para Mateus e Lucas, escreverem suas obras.

 

Foi escrito por volta do fim dos anos 55 d.C até 65 d.C. Marcos escreve de forma vibrante, intensa e sucinta, mas com riqueza de detalhes para o ambiente, as pessoas e as reações. Você vai perceber que Marcos organiza os fatos cuidadosamente para explicitar Jesus como o Messias/ Escolhido de Deus, Filho de Deus que veio para conduzir o povo de Israel de acordo com as promessas do AT e ao mesmo tempo é o Servo Sofredor (está em Isaías 52,53) que pagaria o preço por ser fiel entre um povo infiel, para agradar ao Pai.

Após esta breve introdução, vamos olhar para nosso texto de hoje?

Esta mensagem eu chamei de O anúncio do rei servo e nós descobriremos como Deus preparou o caminho da chegada do seu filho em 4 pontos: (1)Deus está recriando o mundo, por meio de uma (2)promessa cumprida, com a chegada do (3)profeta que tinha (4) uma mensagem prometida muito tempo atrás.

Exposição

1 - Deus está Recriando (v. 1)

Mc 1.1 Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.

1.1 - Aqui Marcos está fazendo um paralelo entre a Criação em Gênesis 1 e a recriação ou Renovação de todas as coisas que foi inaugurada com a vinda de Jesus.

Gênesis 1.1 - “1 No princípio (ἀρχή), Deus criou os céus e a terra.”
Marcos 1.1 - “1 Princípio (ἀρχή) do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.”

O termo “Princípio” em grego é “ἀρχή” (arche). Ele é usado de maneira significativa em Marcos. A ideia principal é de começo ou origem. Então, o evangelho de Marcos começa com a afirmação de que algo novo está começando, uma nova obra criadora de Deus. Ele quer que seus leitores entendam que Jesus é o início de algo completamente novo na história do mundo.

1.2 - A nova criação envolve a redenção e restauração do que foi arruinado pelo pecado. Em Jesus, Deus está agindo para recriar, renovar e restaurar todas as coisas. Isso inclui a vida humana, a natureza e a relação entre Deus e a humanidade.


Você vai ter que decidir algo aqui hoje, a respeito de Jesus, nesta resposta você pode:


1 - Ignorar - “Afinal isso não é importante. Eu não estou interessado nestas coisas espirituais.”


2 - Concordar intelectualmente - “Porque religião é importante na nossa vida. Temos que fazer o certo o bem.”


3 - Amar - “Eu me sinto constrangido por pensar que Deus se importa comigo. Ele é o Filho Deus e veio até mim, não posso desprezá-lo.”

2 - A Promessa Cumprida (v. 2-3)

Mc 1.2 Conforme está escrito no profeta Isaías: “Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele preparará o teu caminho”. 3 “Voz do que clama no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele’”.

2.1 - Marcos cita profecias do Antigo Testamento para mostrar que a vinda de Jesus é a realização das promessas divinas. Aqui, ele cita Malaquias 3.1 e Isaías 40.3.

Malaquias 3.1 “1 Eis que envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim...”

Isaías 40.3 “3 Uma voz clama: “No deserto preparem o caminho do SENHOR! No ermo façam uma estrada reta para o nosso Deus!”

Marcos quer que seus leitores compreendam que a chegada de Jesus estava sendo antecipada e anunciada séculos antes pelos profetas do Antigo Testamento.

A citação de Isaías 40.3 destaca a preparação do caminho para o Senhor. No contexto original, isso se referia à preparação do povo de Israel para o retorno do Senhor após o exílio. No entanto, Marcos aplica isso a João Batista preparando o caminho para a vinda de Jesus.

João Batista é identificado como o mensageiro que prepara o caminho para o Senhor. Ele desempenha um papel crucial na preparação das pessoas para receberem Jesus.

2.7 - A imagem de uma voz clamando no deserto e fazendo veredas retas é uma metáfora poderosa. Isso sugere a necessidade de remover obstáculos e preparar o caminho para a chegada do Senhor. É um apelo à disposição do coração humano para receber a mensagem de Jesus.

3 - O Profeta (v. 4-6)

Mc 1.4 Assim, apareceu João Batista no deserto, pregando o batismo de arrependimento para remissão de pecados. 5 A ele vinha toda a região da Judeia e todos os moradores de Jerusalém; e eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. 6 João estava vestido de pelos de camelo, com um cinto de couro em torno dos lombos, e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre.

3.1 - Marcos apresenta João Batista como o cumprimento da profecia do Antigo Testamento. Ele aparece no deserto, pregando o batismo de arrependimento para a remissão de pecados.

3.2 - O deserto simboliza um lugar de renovação espiritual e separação do pecado. João Batista está chamando as pessoas a abandonarem seus caminhos errados, arrependerem-se e serem batizadas como um sinal externo dessa mudança de coração.

3.3 - O batismo de arrependimento aponta para a necessidade de uma transformação interna e uma mudança de direção na vida das pessoas. Não é apenas um ritual, mas um símbolo do compromisso de viver de acordo com a vontade de Deus.

A multidão da Judeia e de Jerusalém responde positivamente à mensagem de João. Eles vão até ele no rio Jordão, confessam seus pecados e recebem o batismo.

3.4 - A descrição de João Batista é peculiar. Ele veste-se de maneira simples, com pelos de camelo e um cinto de couro. Uma clara referência ao jeito de Elias se vestir:

2 Reis 1.8 - “8 Eles responderam: — Era um homem vestido de pelos, com um cinto de couro na cintura. Então o rei disse: — É Elias, o tesbita.”

4 - A Mensagem (v. 7-8)

João proclama a vinda daquele mais poderoso, o qual ele não é digno de desamarrar as correias de suas sandálias. Ele batiza com água, mas o Messias batizará com o Espírito Santo.

4.1 - A semelhança entre a mensagem de João (se quiser saber mais veja Lucas 3.1-20)  e a de Jesus destaca a coesão na proclamação da necessidade de arrependimento e fé.

Marcos 1.4 - “4 E foi assim que João Batista apareceu no deserto, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados.”

Marcos 1.15 - “15 Ele dizia: — O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo; arrependam-se e creiam no evangelho.”

A ênfase recai na mudança completa, não apenas na emoção ou cognição, mas na transformação real que resulta em um novo compromisso e prática diante do pecado.

μετάνοια (metanoia) - Mudar o modo de vida em razão de uma total mudança de pensamento e de atitude quanto a pecado e justiça... A ênfase parece residir mais especificamente na mudança total, tanto na forma de pensar como na conduta.
Léxico Grego-Português do NT - Louw e Nida

O alerta para todos nós é sobre a superficialidade do arrependimento, evidenciado na indiferença de muitos que foram batizados por João, mas não seguiram a Jesus. O batismo, portanto, pode não ser a expressão visível de um arrependimento genuíno, mas apenas uma atitute externa.

4.2 - João, ao vestir-se de forma simples e viver uma vida aparentemente ascética, destaca sua separação do sistema religioso majoritariamente corrompido da época. Ele é um profeta que busca impactar as consciências daqueles indiferentes ao pecado, rejeitando as convenções do sistema vigente.

4.3 - A profecia de João sobre o batismo com o Espírito Santo aponta para eventos futuros, especialmente o Dia de Pentecostes. A compreensão correta desse batismo resguarda contra equívocos sobre a experiência espiritual.

4.4 Batismo com o Espírito Santo

Este tema é delicado para alguns irmãos, razão pela qual é necessário uma explicação cuidadosa. Aqueles que têm origens em contextos pentecostais foram ensinados a acreditar que a salvação é uma obra de Deus, mas que é preciso buscar uma experiência sobrenatural que os leve a um estado espiritual mais elevado, proporcionando mais poder para viver para Deus. Essa experiência é comumente chamada de "Batismo com o Espírito Santo". Os equívocos em torno desse entendimento surgem por diversas razões, sendo uma delas a compreensão equivocada do significado de ser cheio do Espírito e do batismo com o Espírito.

A nossa compreensão bíblica enfatiza que ser salvo significa receber a habitação do Espírito Santo. Para ser cheio do Espírito, é necessário estar em comunhão com Ele, por meio de arrependimento, oração, busca pela Palavra e uma profunda comunhão com a igreja.

O apóstolo Paulo diz, em Romanos 8.9 “Vocês, porém, não estão na carne, mas no Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.”

Logo destacamos que, se o Espírito de Deus habita em alguém, essa pessoa está no Espírito e não na carne. A presença do Espírito Santo é, portanto, uma evidência da regeneração e da nova vida em Cristo.

Jesus, ao explicar Marcos 1.7, menciona o batismo com o Espírito Santo em
Atos dos Apóstolos 1.5 “Porque João, na verdade, batizou com água, mas vocês serão batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias.”

O apóstolo Paulo, em Efésios 1.13–14, destaca que, ao ouvirem a palavra da verdade e crerem no evangelho da salvação, os crentes recebem o selo do Espírito Santo da promessa. O Espírito é o penhor da herança dos cristãos.

5 – Aplicação

5.1 – Deus não descarta - João Marcos não começou muito bem seu ministério, inclusive ele abandonou a missão no meio do caminho, como já citei  Atos dos Apóstolos 13.13 “João, porém, deixando-os, voltou para Jerusalém.”

Mas ele não encerra sua vida como um irresponsável ou um covarde. Ele foi um apoio para o Apóstolo Pedro no seu trabalho em Roma. Depois ele foi usado pelo Espírito Santo para nos deixar este relato da vida e missão de Jesus. Quantos milhões de pessoas foram abençoadas ao longo da história? Quantos ainda serão? Nem conseguimos mensurar.

Deus nos dá esta história de vida como um lembrete - Não importa sua idade, suas falhas ou medos, há esperança para você, caso você se comprometa com Jesus e busque os recursos dele para viver sua vida.

5.2 – Deus não atrasa – Os profetas (Isaías e Malaquias) não viram o cumprimento da promessa, João viu apenas uma parte!

Nestes momentos você fala como o salmista?

Salmo 13.1 (NAA)   1 Até quando, Senhor, te esquecerás de mim? Será para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto?

Como Pedro entendeu muito bem, nós também devemos confiar.

2Pedro 3.9 (NAA)     9 O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a julguem demorada. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.

5.3 – Deus nos usa – Os profetas serviram, João serviu, Pedro serviu e Marcos serviu. Deus não tem filhos preferidos, nem ignora aqueles que desejam viver piedosamente. A igreja não é apenas sobre mim e você, mas sobre nós enquanto família.

Note que Pedro foi discipulado por Jesus, ele falhou negando Jesus. Mas a sua história não parou aí. Ele foi restaurado e amadurecido.

Não fomos feitos apenas para receber as bençãos mas para compartilhá-las!
Como você pode ser um instrumento de Deus?

Mario Belsoli Neto