Tempo, use-o bem!

 

              Qual é o recurso mais valioso que o homem possui? O tempo. Usamos o tempo para estudar e adquirir uma profissão e, então, trabalhar, obtendo recursos financeiros. O descanso e o lazer também dependem de haver tempo disponível. Nada é feito sem tempo!

             Não por acaso a Bíblia nos dá instruções sobre como devemos usar nosso tempo. Em Efésios 5.15-16 somos alertados que o sábio deve remir o tempo. Mas, como isto é feito? Devemos entender qual é a vontade do Senhor (v.17). Portanto, usamos bem o nosso tempo quando o empregamos de acordo com a vontade Dele. E qual é a vontade do Senhor? Que sejamos cheios do Espírito (v. 18). Como fazemos isso? Com salmos, hinos e cânticos espirituais ao Senhor em nossos corações (v.19), expressando sempre nossa gratidão à Deus (v.20). Assim sendo, deve haver em nós um sentimento de gratidão tal que não conseguimos nos calar e temos prazer em empregar nosso tempo para adorá-lo.

           Este comportamento se opõe ao da murmuração. No deserto, mesmo diante da libertação da escravidão no Egito e de tantos milagres, o povo murmurou (Êxodo 15.24, 16.2-3 , 17.3). O mesmo padrão é observado hoje. Mesmo diante da libertação do pecado, por meio de Cristo, e de tantas bênçãos e milagres, escolhemos, por vezes, murmurar, agindo como ingratos.  Fuja da murmuração!

             Finalmente, não deixe as aflições roubarem seu tempo. Antes, apresente-as em oração à Deus, pois Ele dá uma paz que excede todo entendimento (Filipenses 4.6-7). A aflição é uma fonte de desperdício tão grande, que uma vez eliminada perceberemos que temos muito tempo disponível. O que fazer com este tempo? Leia Filipenses 4.8.

              Invista bem o seu tempo. Seja grato e louve a Deus.    

              Não murmure e não se deixe dominar pelas aflições.

              Fábio Gomes