Jugo desigual
“Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?” 2ºCor. 6.14
Essas são as palavras de Paulo aos Coríntios na sua segunda carta. Geralmente usamos esse texto para corrigir pessoas que estão em um namoro ou casamento com quem não é cristão. E está certo, esse texto também se aplica a isso, mas limitar esse texto seria um desperdício.
Paulo escreve a uma igreja que estava em uma sociedade extremamente promíscua e corrompida pelo pecado e a igreja de Corinto ainda não havia se desvencilhado das práticas antigas e da antiga maneira de viver. As pessoas se convertiam, mas continuavam a praticar muitas coisas do seu passado. Uma delas era ainda frequentar o templo de Afrodite, onde havia cerca de mil prostitutas cultuais.
Em sua primeira carta, Paulo os havia repreendido fortemente sobre isso. Muitos, na ocasião em que ele escreveu a segunda carta, já haviam abandonado essas práticas, mas ainda mantinham um relacionamento muito próximo com os que ainda realizavam tais coisas e Paulo vai dizer no verso 17: “Portanto saiam do meio deles e separem-se, diz o Senhor, não toquem em coisas impuras e eu os receberei”.
Aqueles irmãos estavam vivendo uma vida muito próxima do mundo, a ponto de nem perceberem que o mundo estava entrando na igreja. Em certas ocasiões, não se percebia diferença entre as práticasda igreja e do mundo.
Como Igreja do Senhor Jesus, precisamos estar atentos a isso. Não temos como sair do mundo, mas não podemos deixar o mundo e seus valores entrarem.
As pessoas precisam ver diferença em nossas vidas a ponto de perceberem que realmente houve conversão e transformação em nós.
Que harmonia há entre Cristo e Belial? Nenhuma.
Então vamos viver de maneira santa, separa do mundo e separada para Deus.
Em Cristo
Pr. Rodrigo Silva.