Chamados do mundo, enviados ao mundo
Série Efésios - 2ª Mensagem - 11/2012
Chamados e enviados ao mundo (Ef 1:1,2)
Pr Domingos Alves
Mensagem: O povo de Deus crê e vive segundo a verdade por Ele revelada em Jesus Cristo e na Bíblia, e assim tem Nele a satisfação e a realização de vida, o desenvolvimento de relacionamentos sadios, e o viver que exalta e testemunha o Seu caráter amoroso, justo e santo.
Esboço
Introdução.
I. Saudação – 1.1,2
1. Quem escreveu a carta?
“Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus”, 1:1 (cf. At 8:1; 9:1-9, 15,16; 26:9-19; Ef 3:1,7,8).
Apóstolo designava alguém “especialmente escolhido, chamado e enviado para ensinar com autoridade” (Stott, p.6).
A igreja, o povo de Deus está edificado “sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra de esquina” (Ef 2:20).
Efésios foi escrito por Paulo, e assim como os demais livros da Bíblia – palavra de Deus, foi escrito por um ser humano, que não escreveu por particular interpretação, mas falou da parte de Deus, conduzido pelo Espírito Santo (2 Pe 1:20,21).
2. Para quem foi escrita a carta?
“… Aos santos e fiéis em Cristo Jesus que estão em Éfeso”, 1:1.
- “Santos”, separados para Deus. Pertencem a Deus;
- “Fiéis” (‘pistis’) , confiaram em Cristo como único e suficiente salvador, e vivem de modo fidedigno (são fiéis, dignos de confiança);
- “Estão em Cristo Jesus” (cf. Rm 8:1), estão em união, comunhão vital e pessoal com Cristo, e com o povo de Deus (como os ramos da videira, Jo 15; e os membros com o corpo, 1 Co 12);
- “Estão em Eféso”, viviam numa determinada região geográfica; hoje, vivem em Ribeirão Preto, no Brasil, no mundo…
“… Somos cidadãos de dois reinos. Nossa tendência é ou seguir a Cristo e retirar-nos do mundo, ou ficar preocupados com o mundo e esquecer que também estamos em Cristo” (Stott, p. 7).
“Chamados do mundo, e enviados ao mundo”
Jo 17:15-18.
Fomos por Deus, chamado pelo Evangelho de Jesus Cristo, e enviado ao mundo, para que no Espírito vivamos como “santos e fiéis”, vivendo sob a graça e a paz de Cristo, “…de modo digno da vocação…” que fomos chamados (Ef 4:1). Não andando “… como andam os gentios…” (Ef 4:17), mas como “… filhos da luz…” (Ef 5:1).
(3a. Mensagem – “Vamos falar bem de Deus, Ef 1:3-12)
Lembre-se:
A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:
- O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?
- Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?
- Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?
Conheça… Creia… Aproprie-se… E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).