A Bíblia, o guia Perfeito
Pr Domingos M. Alves
A Bíblia, o guia perfeito - 2 Tm 3:14-17
A Bíblia é a palavra de Deus, se origina em Deus, e tem como propósito de no Espírito nos conduzir ao viver para e segundo Jesus Cristo, com plena satisfação Nele e para glória de Deus em nós e por nós.
Introdução
Nós, IB Nova Aliança, temos a Crença “Na Bíblia, palavra de Deus… norma de fé e prática”. Visão de sermos uma “Igreja bíblica…”. A Missão de “… aperfeiçoando vidas…”. O Valor do “Ensino e da proclamação bíblica…”. O desafio 5Ccs de “Crescer no conhecimento e no caráter…”.
O ministério de João Batista (Marcos 1:1-5), Jesus Cristo (Lucas 4:38-44), de Paulo (Atos 17:38; cf. Atos 17:27) etc. nos norteiam quanto ao que deve ser o foco do ministério da igreja – proclamar e ensinar a mensagem do Reino de Deus… E, isso focamos na Celebração Coletiva, nos Grupos Pequenos, no Centro Capacitação Bíblica, no Ministério Infantil etc.
Devemos criar o saudável hábito de diariamente orarmos, lermos a Bíblia, e sob a iluminação e capacitação do Espírito Santo compreendermos, aplicarmos e comunicarmos uns aos outros o que Deus tem nos ensinado por meio da Sua palavra.
Você compreende isto? Se alinha com isto?
14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, 15 E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. 16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 17 Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
- A carta de Paulo a Timóteo, “filho na fé”…
- v. 14 – “Quanto a você, porém…” .
- Na carta de Paulo a Timóteo podemos aprender como analisar o que temos vivido, e a projetar um futuro de bom êxito – para nós, família, igreja…
- v. 14 – “Quanto a você, porém…” (Timóteo) – diferentemente dos homens “perversos e impostores” (2 Timóteo 2:13).
- v. 14 – “… Permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção…” – O verdadeiro discípulo de Jesus Cristo permanece na verdade, João 8:31-32, não fica atrás de modismos, heresias…
- Num mundo de tantos modismos, de heresias, distorções da verdade, relativismos etc. um dos grandes desafios do verdadeiro discípulo de Jesus Cristo é o de permanecer na palavra de Deus.
- v. 14 – “… Pois você sabe de quem o aprendeu”- avó Loide, e sua mãe Eunice, 2 Timóteo 1:5; 2 Timóteo 3:15; e, de Paulo, apóstolo (confiança em Paulo e sua autoridade apostólica), 2 Timóteo 1:2, 2 Timóteo 1:13, 2 Timóteo 1:14; 2 Timóteo 2:2; 2 Timóteo 3:10.
- Educação dos filhos é responsabilidade primeira dos pais… O exemplo de Loide e Eunice, encoraja as mães que educam seus filhos, sem o auxílio dos pais… O exemplo de D. Elza (já na presença do Senhor), Campinas, e os filhos que levam Deus a sério por causa da vida, do testemunho da mãe, de uma vida de temor a Deus.
- Você sabe de quem aprendeu? Com quem você tem aprendido, ou a quem você tem ensinado?
- v. 15 – “Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras…” – Antigo Testamento que “apontava” para o Messias, Lucas 24:25-27, Lucas 24:44-47; Atos 26:22-23.
- v. 15 – “… Que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus”- as Escrituras são um “manual de salvação” (Stott). Elas testificam sobre fatos da salvação, vida eterna por meio da fé em Jesus Cristo.
“A Escritura contém o guia perfeito de uma vida boa e feliz”
João Calvino
A Bíblia é a palavra de Deus, se origina em Deus, e tem como propósito de no Espírito nos conduzir ao viver para e segundo Jesus Cristo, com plena satisfação Nele e para glória de Deus em nós e por nós.
I. Sua origem
“Toda Escritura é inspirada por Deus…”, v. 16; 2 Pe 1:19-21; 1 Co 2:13.
A Escritura (Velho e Novo Testamento) é “soprada por Deus”.
A Escritura se “originou na mente de Deus e foi comunicada pela boca de Deus, pelo sopro de Deus, ou pelo seu Espírito. Ela é, pois, no verdadeiro termo, “a palavra de Deus”, porque Deus a falou” (Stott).
II. Seu propósito
“… Útil…”, v. 16:
- Ensino – doutrina: ensinar a fé; conduta: orientar a vida do ser humano e ensinar a viver;
- Repreensão – doutrina: refutar o erro, a falsa doutrina; conduta: repreender o pecado (a intenção e a ação que não agrada a Deus);
- Correção – doutrina: convencer sobre o pecado; conduta: colocar de volta no caminho divino;
- Instrução na justiça - doutrina: educar na verdade; conduta: desenvolvimento de hábitos, comportamentos construtivos.
v. 17 “Para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”
O “homem de Deus”, todo o verdadeiro cristão, e de modo especial o que exerce liderança, seja sadio na doutrina, viva segundo o propósito divino e saiba enfrentar corretamente (segunda a palavra de Deus) as suas responsabilidade, em todas as áreas e momentos da vida.
A luz da verdade bíblica…
- Como temos vivido?
- O que projetamos para o futuro?
Conclusão:
- A salvação eterna vem pelo conhecimento e aceitação da Bíblia – palavra de Deus, At 2:36,41; Rm 10:12-17; 1 Pe 1:24,25.
- O desenvolvimento espiritual vem pelo conhecimento e prática da Bíblia – palavra de Deus, 1 Pe 2:1-3; 1:22; Jo 17:17; Hb 5:11-14;
- O viver com sabedoria, satisfação e bom êxito é resultado do conhecer, compreender e aplicar a Bíblia – palavra de Deus, Sl 1; Pv 1:7; Ec 12:13; Mt 7:24-29; Tg 1:22-25.
- “Medite, dia e noite, na palavra de Deus” Sl 1 – ore, leia, compreenda, pratique, guarde na mente, comunique (a quem você tem comunicado a palavra de Deus?).
Dois exemplos:
Como o soltar das águas é o início da contenda, assim, antes que sejas envolvido afasta-te da questão.
Honroso é para o homem desviar-se de questões, mas todo tolo é intrometido.
Ore, leia, compreenda, pratique, guarde na mente, comunique…
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
Ore, leia, compreenda, pratique, guarde na mente, comunique…
A Bíblia é a palavra de Deus, se origina em Deus, e tem como propósito de no Espírito nos conduzir ao viver para e segundo Jesus Cristo, com plena satisfação Nele e para glória de Deus em nós e por nós.