Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus

Pr Domingos M. Alves
Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus - Êx 2:23-25

Áudio Indisponível

Introdução

Páscoa é libertação.

Êx 2:23-25 “… Os israelitas continuavam gemendo debaixo da escravidão. Então clamaram, e o seu clamor por causa da escravidão subiu a Deus…”

“… Então o Senhor disse: Tenho visto a opressão sobre o meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos opressores; conheço os seus sofrimentos…” (Êx 3:7-9).

Ontem na mensagem “Deus ouve o clamor” relembramos um pouco a história do povo de Israel no Egito, o clamor a Deus, e a libertação da escravidão…

Com base nessa história vimos que:

  1. O ser humano sem Cristo é escravo do pecado.
  2. Deus ouve o clamor de todo aquele que a Ele clama.
  3. Deus liberta, para que O adorem e desfrutem de Suas bênçãos.

Hoje, pela manhã refletiremos sobre a morte de Jesus Cristo (o Cordeiro Pascal) pelos pecados, e  a noite Sua ressurreição dentre os mortos (“A morte vai morrer”!, 1 Co 15:14-21,54)…

“… No decimo dia deste mês, cada um tomará para si um cordeiro…  O animal será macho de um ano, sem defeito… Então, reunida, toda a comunidade de Israel o matará…  Pegarão um pouco de sangue e colocarão nos batentes e na viga da porta… Porque naquela noite passarei pela terra do Egito e ferirei de morte todos os primogênito… Mas o sangue  servirá de sinal… Se eu vir o sangue, passarei adiante, e não haverá praga entre vós para vos destruir… (Êx 12:1-14).

“Ao comerem, estejam prontos para sair… Comam apressadamente. Esta é a Páscoa do Senhor… Este dia será um memorial que vocês e todos os seus descendentes celebrarão como festa ao Senhor” (Êx 12.11, 14).

“… Este é o sacrifício da Páscoa do Senhor, que passou diante das casas dos israelitas no Egito, quando feriu de morte os egípcios e livrou nossas casas. Então o povo inclinou-se e adorou”, (Êx 12:27).

“O faraó levantou-se  de noite… e houve muito choro no Egito, pois não havia casa em que não houvesse um morto. Então, de noite, o faraó chamou Moisés e Arão e disse: Levantai-vos. Saí do meio do meu povo, vós e os israelitas, e ide cultuar o Senhor, como pediste”. (Êx 12:30,31).

Desta história podemos tirar duas verdades…

I. Sem derramamento de sangue não há vida e perdão dos pecados….

“… No decimo dia deste mês, cada um tomará para si um cordeiro…  O animal será macho de um ano, sem defeito… Então, reunida, toda a comunidade de Israel o matará…  Pegarão um pouco de sangue e colocarão nos batentes e na viga da porta… Porque naquela noite passarei pela terra do Egito e ferirei de morte todos os primogênito… Mas o sangue  servirá de sinal… Se eu vir o sangue, passarei adiante, e não haverá praga entre vós para vos destruir… (Êx 12:1-14).

“E, segundo a lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sanguenão há perdão”. (Hb 9:22).

“Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, abençoando-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai e comei; isto é o meu corpo. E, tomando um cálice, rendeu graças e o deu a eles, dizendo: Bebei dele todos; pois isto é o meu sangue, o sangue da aliança derramado em favor de muitos para perdão dos pecados” (Mt 26:26-28).

“Mas fostes resgatados pelo precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo” (1 Pe 1:19).

“Daquele que não tinha pecado Deus fez um sacrifício pelo pecado em nosso favor, para que nele fossemos feitos justiça de Deus” ( 2 Co 5:21)

Conforme vemos na Escritura era necessário derramamento de sangue para haver vida e perdão…

II. Jesus Cristo é o nosso Cordeiro Pascal…

“No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha em sua direção, e disse: Este é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1:29; cf. 1:35,36)

“Mas fostes resgatados pelo precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo” (1 Pe 1:19).

“Daquele que não tinha pecado Deus fez um sacrifício pelo pecado em nosso favor, para que nele fossemos feitos justiça de Deus” ( 2 Co 5:21)

“…Porque Cristo, nosso cordeiro da páscoa, já foi sacrificado.” (1 Co 5:7b)

Cristo o justo, o Cordeiro sem defeito e sem pecado, morreu na cruz pelos pecados da humanidade… O cordeiro sacrificado no Velho Testamento apontava para o sacrifício de Jesus Cristo na cruz, o Cordeiro de Deus.

Conclusão.

  1. Sem derramamento de sangue não há vida e perdão dos pecados…..
  2. Jesus Cristo é o nosso Cordeiro Pascal…

“… No decimo dia deste mês, cada um tomará para si um cordeiro…  O animal será macho de um ano, sem defeito….  Pegarão um pouco de sangue e colocarão nos batentes e na viga da porta… Se eu vir o sangue, passarei adiante, e não haverá praga entre vós para vos destruir… (Êx 12:1-14).

O povo de Israel precisou crer na palavra de Deus, e fazer conforme o Senhor tinha ordenado para que houvesse vida e liberdade para servirem ao Senhor…

“Em verdade, em verdade vos digo que, que se alguém obedecer à minha palavra, nunca verá a morte” (Jo 8:51).

“Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Eu vos escrevo estas coisas, a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibas que tendes a vida eterna” (1 Jo 5:12,13).

  1. Arrependa-se do pecado (natureza) e dos pecados (as obras)…
  2. Creia em Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, único e suficiente Senhor e Salvador (a verdadeira fé gera, verdadeira obediência).