Quem é o dono?

Pr Domingos M. Alves
Quem é o dono? - Mt 16:13-20
04/03/2013

Áudio Indisponível

Mensagem: Jesus Cristo é o Proprietário e o Senhor da Igreja, e sob Sua liderança ela deve viver e agir para Seu testemunho e glória.

Introdução

Neste mês celebrando os 20o. aniversário da igreja, aos domingos estaremos refletindo sobre “Igreja local – de Deus, por Deus e para glória de Deus” (Rm11:36).

Sob este tema hoje, 04 de Março, nós  estamos refletindo em Mt 16:13-20. Às 10:00hs, falou o Pr. Fernando Leite, IB Cidade Universitária, Campinas, SP…

Agora, 19:00hs, eu estarei continuando falando sobre este mesmo texto.

Nos próximos domingos:

  • 11/03/2012 – “… Unicamente Deus, que efetua o crescimento…”, 1 Co 3:7 – 10:00 e 19:00hs – Pr. Lisânias Moura, IB Morumbi, São Paulo, SP.
  • 18/03/2012 – “… Mediante a  multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida…”, Ef 3:10 – 10:00 e 19:00 hs – Pr. Hélder Cardin, IB Nova Aliança, Ribeirão Preto, SP & Seminário Bíblico Palavra da Vida, Atibaia, SP.
  • 25/03/2012 – “… A Ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações…”, Ef 3:21 – 10:00 e 19:00hs – Pr. Domingos Alves.

Nesta manhã Pr. Fernando Leite, na mensagem “Quem é esse?”,  discorreu sobre texto – Mt 16:13-20, falando sobre as Perguntas e Respostas sobre “Quem é Jesus…”, focou a resposta de Pedro “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”; e as afirmações de Jesus Cristo – 1. Feliz é…; 2. Edificarei a minha igreja…; 3. As portas do inferno não prevalecerão…; 4. Te darei as chaves do Reino dos céus… Concluiu nos desafiando como igreja à testemunhar e proclamar no mundo e ao mundo o “Cristo, o Filho do Deus vivo.

Vamos continuar refletindo sobre este texto, focando a afirmação de Jesus: “edificarei a minha igreja”…, Mateus 16:18.

“Quem é o dono?”, Mateus 16:18

Cingapura, 1993, estava conversando sobre Ribeirão Preto, falando dos canaviais, das usinas, quando alguém me perguntou: Who is the owner? (Quem é o dono?). Sempre que penso nesta pergunta, lembro-me daquele momento. “Who is the owner?”.

Um dos grandes problemas de muitas igrejas são os chamados “donos da igreja”… Geralmente pastores, presbíteros, diáconos, membros fundadores e ou membros com status social e poder econômico são os donos da igreja…  São os “Diótrefes” das igrejas, os “mais importantes”, os que mandam, e determinam o “que” e “como” a igreja dever ser e viver!!!

“Escrevi à igreja, mas Diótrefes, que gosta muito de ser o mais importante entre eles, não nos recebe. Portanto, se eu for, chamarei atenção dele para o que está fazendo com suas palavras maldosas contra nós. Não satisfeito com isso, ele se recusa a receber os irmãos, impede os que desejam recebe-lo, e os expulsa da igreja”
3 João 1:9-10

Em tais igrejas, Jesus Cristo fica de fora e a Bíblia não é a autoridade… Os “diótrefes” da igreja exigem que a igreja  seja e viva como eles pensam, mandam, tudo segundo um jogo de poder…

“Quem é o dono? Quem manda?

Na mensagem destea  noite, relembraremos de que Jesus Cristo é o Proprietário e o Senhor da Igreja, e sob Sua liderança ela deve viver e agir para Seu testemunho e glória.

Jesus Cristo é o Proprietário e o Senhor da Igreja, pois…

I. Jesus Cristo é o fundamento principal da igreja

“… sobre esta pedra edificarei a minha igreja”, Mateus 16:18.

A igreja está edificando sobre a verdade que Pedro confessou: “Tu és o Cristo, o  Filho do Deus vivo”, Mateus 16:16.

Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular
Efésios 2:20

Portanto, para vocês, os que creem, esta pedra é preciosa; mas para os que não creem, “a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular
1 Pedro 2:7

Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo
1 Coríntios 3:11

A Igreja tem Jesus Cristo – sua morte pelos pecados e ressurreição dentre os  mortos, e seus ensinos, como o alicerce sobre o qual a Igreja é edificada.

Como membros da Igreja de Jesus Cristo esta é a mensagem sobre a qual estamos alicerçados e devemos viver, testemunhar, ensinar e proclamar…

Jesus Cristo é o Proprietário e o Senhor da Igreja, pois…

II. Jesus Cristo é o cabeça da Igreja.

Na Bíblia  a igreja é apresentada, entre outras figuras, como “família de Deus” (Efésios 2:19-21), “povo de Deus” (1 Pedro 2:9-10), e “corpo de Cristo”, sendo Cristo o “cabeça”.

Neste ponto da mensagem queremos focar “Cristo o cabeça do corpo”.

Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou cabeça de todas as coisas para a igreja, que é o seu corpo…”
Efésios 1:22-23

“… Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo…”
Efésios 5:23-24

Cristo é  o “cabeça” revela a Sua soberania sobre a Igreja e todas as coisas… A Sua autoridade, liderança e direção do “corpo”, Igreja.

A figura “corpo” reflete, entre outras coisas, a diversidade e a unidade da Igreja, a interdependência dos membros e o valor de cada membro…, 1 Coríntios 12:12-27.

A Igreja deve ser e viver de acordo com o que Cristo quer, e não como nós queremos… E, o que Ele quer está revelado na Bíblia… E, os verdadeiros discípulos de Jesus Cristo fazem o que Ele ordena na palavra (Mateus 28:18-20, aprender a obedecer tudo o que Ele nos ordenou…”).

Como veremos no último domingo de Março a Igreja existe para revelar, anunciar e glorificar a Jesus Cristo.

Jesus Cristo é o Proprietário e o Senhor da Igreja, pois…

III. Jesus Cristo comprou a igreja…

Cristo… amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela
Efésios 5:25

“… a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue
Atos 20:28

Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata e ouro que vocês foram redimidos.. mas pelo precioso sangue de Cristo…”
1 Pedro 1:18-19

A igreja é valiosa, pois foi comprada pelo sangue de Jesus Cristo… Faz parte da “recompensa do Seu trabalho”(Isaías 53:12)…

“Pois todos vêm de um só, tanto o que santifica, como os santificados. Por essa razão ele não se envergonha de chama-los irmãos. Dizendo: Anunciarei teu nome a meus irmãos, cantarei louvores a ti no meio da congregação. E outra vez: Porei nele a confiança. E ainda: Aqui estou, e os filhos que Deus me deu”
Hebreus 2:11-12

Todo o verdadeiro discípulo de Jesus Cristo deve valorizar e amar a igreja… Se Jesus Cristo deu pela Igreja o que de mais precioso tinha, eu também devo amá-la e dar o que mais precioso tenho – Paulo dizia que ele se gastava pela igreja – “Assim, de boa vontade, por amor de vocês, gastarei tudo o que tenho e também me desgastarei pessoalmente..”, 2 Coríntios 12:18.

Conclusão

Neste contexto, vamos conhecer e compreender um pouco mais a nossa Visão e Missão como Igreja…

1. Visão (O que queremos ser e fazer)

“Igreja bíblica vivendo e comunicando de modo relevante e contagiante a realidade de ser em Jesus Cristo –família de Deus”.

Igreja bíblica – fundamentada na verdade – Cristo e a Bíblia (João 14:6João 17:17)…

Sempre que vou ensinar, aconselhar meu compromisso é com a Deus e Sua palavra…

Família (oikeios), “alguém da família” (Efésios 3:14-15Efésios 4:6)  – relacionamentos de afeição, cuidado e apoio; ajuda no processo de crescimento;  receber pessoas; funções e serviços; crises e tensões..

2. Missão (Por que existimos)

“Glorificar a Deus (adoração), reconciliando (evangelização e comunhão) e aperfeiçoando (edificação e serviço) vidas em Cristo.”

Nesta Visão e Missão estamos em sintonia com que Cristo quer que sejamos e façamos, assim sejamos fiéis no cumprimento do que Ele quer – “Ele é o dono.

Jesus Cristo é o Proprietário e o Senhor da Igreja, e sob Sua liderança ela deve viver e agir para Seu testemunho e glória.