A volta dos vivos mortos (parte 1)

Série Efésios - 5ª Mensagem (Parte 1) - 13/01/13
A volta dos vivos mortos (Ef 2:1-10)
Pr Domingos

Mensagem: O povo de Deus crê e vive segundo a verdade por Ele revelada em Jesus Cristo e na Bíblia, e assim tem Nele a satisfação e a realização de vida, o desenvolvimento de relacionamentos sadios, e o viver que exalta e testemunha o Seu caráter amoroso, justo e santo.


Introdução:

A 4a. mensagem, ministrada em 4 domingos, nós refletimos sobre Orando além do óbvioEf 1:15-13.

Hoje, na 5a. mensagem vamos refletir sobre “A volta dos vivos mortos”, Ef 2:1-10.

Vivemos em épocas de muitos seriados, filmes sobre zumbis – “mortos vivos”. Tenho visto o chamado para uma série na TV chamada “The walking dead”.

Pessoalmente detesto tal tipo de filme… Mas, aproveitando esta onda de filmes e séries sobre zumbis, estou chamando a mensagem de hoje de “A volta dos vivos mortos”.

O ser humano sem Jesus Cristo, ele está vivo fisicamente, mas morto espiritualmente por causa da sua natureza pecaminosa, que o separa de Deus. Somente pela fé em Jesus Cristo o ser humano tem vida espiritual.

(1a. Parte Ef 2:1-3 – um cenário triste, sombrio)

I. A realidade sombria do ser humano.

Ef 4:18 “… Alheios a vida de Deus…”

“Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados”, Ef 2:1

Aqui, a  idéia fundamental da morte não é o cessar da vida, mas a separação – Rm 6:23.

Separação que tem origem na queda de Adão e Eva, Gn.; e, que aponta para a necessidade do “novo nascimento”, Jo 3:3, pelo arrependimento dos pecados e da fé em Jesus Cristo, At 20:21.

“Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados”, Ef 2:1

“Delitos / transgressões” e “pecados / fora do padrão” – sem Cristo,  diante de Deus somos tanto rebeldes, como estamos fora do Seu padrão de vida, de qualidade…

Sem Cristo o ser humano, o “vivo morto”, anda:

“satisfazendo a vontade da carne” (natureza pecaminosa);

“seguindo os seus desejos e os pensamentos” – Ef 4:17,18, 19.

Estamos mortos…

Características desta morte:

Vamos analisar as características, e cada um de nós vai examinar sua vida… Se você ainda nãédiscípulo de Cristo, e por isso vive segundo a carne (natureza pecaminosa), arrependa-se do seu pecado e creia em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador… Se você já é discípulo de Jesus Cristo, tenha convicção de que no Espírito você precisa evidenciar características  contrárias as que mencionaremos abaixo.

  1. Cegos para “luz do evangelho da glória de Cristo…”, 2 Co 4:4;
  2. Surdos à voz do Espírito Santo, Mt 13:13-15;
  3. Sem amor por Deus, Jo 3:19;
  4. Sem nenhum impulso para buscar a Deus, Rm 3:9-18;
  5. Praticando e aprovando o pecado (o que não agrada a Deus), Rm 1:28-32;
  6. Sem nenhum anseio pela comunhão com o povo de Deus, Ef 2:3 (vivíamos entre eles); Sl 50:16-20.

Por isso é “merecedor da ira” – está destinado a sofrer o castigo de Deus, Ef 2:3; 5:6; Rm 1:18;   6:23; Hb 10:31.

“O SENHOR guarda a todos os que o amam; porém os ímpios serão exterminados” ((Salmos 145:20 (ARA)).

Mas, há uma boa notícia (estudaremos com mais detalhes na 2a.  Parte e Conclusão, 27/01/13 – Ef 2:4-10 – um cenário alegre, de esperança).

Mas, vamos sair com uma conclusão de esperança…

“Mas, Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor, e estando mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo – pela graça sois salvos…”, Ef 2:4,5.

“… Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel?” ((Ez 33:11 (ARA))

“Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque, se nós, quando inimigos fomos reconciliados com Deus mediante a morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida”, Rm 5:8-10.

Jo 4:25,26 – somente em Cristo há ressurreição espiritual e física, para a vida eterna.

É este evangelho que precisamos viver e proclamar.

Um evangelho que confronta o pecador com sua realidade, diante de Deus, e que o convoca ao arrependimento dos pecados e fé em Cristo, para que tenha a vida eterna.