Filhos precisam de Pais
Recentemente o nosso país foi abalado pela notícia do assassinato brutal de adolescentes na Escola
Municipal Tasso da Silveira em Realengo no Rio de Janeiro. Muitas questões foram debatidas e comentadas na tentativa de explicar as razões que levaram Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, a cometer tal atrocidade. Essas explicações passam por “bulling”; jogos violentos na internet; distúrbios e transtornos psicológicos e até “fanatismo religioso”.
Contudo, esse episódio também deveria nos levar a pensar sobre a questão da paternidade e da educação de filhos. É comum ouvirmos que os pais preparam seus filhos para o mundo. Mas antes disso, os filhos devem ser preparados para Deus. Esse sempre foi o plano divino para a família. No plano divino, filhos precisam de pais para se tornarem adoradores do Criador. Para aprenderem a amar a Deus e amar as pessoas. Isso precisa ficar claro: quanto mais amamos a Deus mais amamos as pessoas. Pelo menos se seguimos as orientações da Bíblia, numa interpretação correta.
Quando Deus estava conduzindo o povo de Israel para a terra prometida, no intuito de fazer dele benção para todas as famílias da Terra (numa referência indireta a Jesus), Ele orientou claramente os pais a discipularem seus filhos. O texto de Deuteronômio 6.4-9 trás as seguintes palavras:
4 Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. 5 Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. 6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; 7 E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. 8 Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. 9 E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.
Quero fazer algumas observações e aplicações desse texto:
- A RESPONSABILIDADE de ensinar os filhos é prioritariamente dos pais. Não da escola, não da igreja, e não da sociedade. O povo judeu sempre teve um sistema religioso muito elaborado, mas a responsabilidade do ensino partia do lar.
- O CONTEÚDO do ensino aos filhos é a Palavra de Deus (v. 7). Os pais deveriam transmitir a fé aos seus filhos e ajudá-los a lembrarem do Criador nos dias da sua mocidade (Eclesiastes 12:1).
- A BASE do ensino e da influência benéfica dos pais aos filhos é o exemplo pessoal (vv.5 e 6 “ame o Senhor…que as palavras estejam no teu coração…”). As palavras são importantes, mas elas só se tornam poderosas, quando autenticadas pelo exemplo pessoal. Qual é o impacto que as palavras dos políticos têm na sua vida? A incoerência entre o que falamos e praticamos, revolta os filhos e lhes causa muita confusão.
- A melhor METODOLOGIA para o ensino dos filhos é o tempo e a convivência: Uma pesquisa realizada na Califórnia com um gravador no cinto de algumas crianças revelou que os pais gastam em média cerca de quinze segundos diários em conversa com seus filhos. Se quisermos marcar a vida de nossos filhos com a nossa vida e ensino, precisamos ser presentes. Não só estar presente fisicamente, mas também mentalmente. Algumas das recomendações de Deus para o ensino da Sua Palavra aos filhos, no texto acima são:
- Ensine persistentemente
(v.7 – a versão Revista e Atualizada de Almeida trás “tu as inculcarás”). Quem deve “fazer a cabeça” dos filhos não é a internet, a música, os colegas, a TV, os artistas, mas os pais com a Palavra de Deus, que é luz para seus caminhos (Salmos 119:105). - Ensine espontânea e naturalmente
(v.7b – “…quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar…”). Os pais Devem aproveitar as oportunidades naturais do dia-a-dia para conversar, ilustrar, perguntar e ensinar as “coisas” de Deus aos seus filhos. - Ensine criativamente
(vv.8-9). Os judeus desenvolveram os “filactérios” que eram pequenas caixas de couro que continham parte da Lei (Torá) e eram usadas no braço, acima do cotovelo e na testa. A geração atual, informatizada e globalizada requer uma comunicação criativa.
Concluo com aquilo que é mais básico no texto. Os pais não podem ensinar ou passar aos filhos aquilo que não aprenderam ou não tem. Se quiserem ensinar o temor de Deus aos filhos, os pais precisam ter a Palavra de Deus no coração. Esse legado é o mais precioso de todos que podemos deixar aos nossos filhos. O legado da fé. FILHOS PRECISAM DE PAIS QUE AMEM A DEUS DE TODO O SEU CORAÇÃO.
Que Deus nos dê a graça de levar nossos filhos a honrá-lo e adorá-lo com uma vida digna e um testemunho fiel.