Vida no Espírito

Mensagem: Todo aquele que verdadeiramente crê em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, tem sob o poder e direção do Espírito Santo os recursos espirituais para viver um cristianismo autêntico e vitorioso.

Introdução

Recordando

Espírito Santo é Deus, pessoa da trindade, Mateus 28:18-202 Coríntios 13:14Atos 3:4Atos 5:3-42 Coríntios 3:18

O capítulo 8 destaca a santificação, a vida no Espírito, daquele que foi justificado, que vive debaixo da graça…

O capítulo 8 contém a maior concentração de referências ao Espírito Santo no Novo Testamento, uma média de  quase uma referência a cada dois versículos… Até agora, em Romanos, Paulo se refere apenas ao Espírito Santo uma vez (5:5), mas no capítulo 8, ele menciona-lo 17 vezes.

Este capítulo explica os benefícios da santificação disponibilizados através da presença e do poder do Espírito Santo na vida de cada verdadeiro cristão

Reflitamos sobre as características da vida no Espírito, vida que reflete um cristianismo autêntico e vitorioso

(1a. mensagem – 08 Jan.)

Vida no Espírito: Ele nos liberta

(Continuação 2a. mensagem, 15/Jan.)

4. O resultado da nossa libertação: santificação (v. 4)

(continuação – 3a. mensagem – 29/Jan.)

Vida no Espírito: Ele nos transforma e capacita

(Continuação – 4a. mensagem – 05/Fev.)

2. O Espírito Santo nos dá poder para experimentar vitória (v. 11-13)

(Continua – 5a. mensagaem, 12/Fev.).

Vida No Espírito: Ele confirma  a nossa adoção (5a. mensagens –12/Fev.)

1. Somos guiados pelo Espírito (v. 14)

  • Aplicação: gratidão por sermos filhos de Deus; e, responsabilidade de vivermos como filhos de Deus, dando bom testemunho do Seu Nome – “santificar o Seu Nome…”(Lucas 11:21 Pedro 1:14-17).

2. Temos acesso pelo Espírito (v. 15)

3. Experimentamos esperança e segurança (v. 16-25)

  • Aplicação: viver o presente com a esperança e a expectativa da eternidade, com comunhão eterna com o Pai nos céus – a visão de Estevão (Atos 7:54-60).

(Continua- 6a. Mensagem – 26/Fev)

IV. Hino de vitória completa – Rm 8:28-39 (6a. mensagem – 26/Fev.)

1. Deus age em tudo para o nosso bem (v. 28-30)

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam…”, v. 28.

O bem maior é a formação do caráter de Cristo em nós, Gálatas 4:19Efésios 4:13.

Deus quer formar em nós um caráter que tem um estilo de vida não focado nos prazeres do pecado, mas num estilo de vida segundo a perspectiva e os valores do Reino de Deus, um estilo de vida que rejeita o mal (tudo o que não agrada a Deus), mas persegue fazer a vontade de Deus revelada na Bíblia – palavra de Deus. (cf. exemplo de Moisés, Hebreus 11:24-26).

.2. Se Ele é por nós, quem será contra nós? (v. 31)

“Se Deus é por nós quem será contra nós?” (v. 31; João 10:28-30).

Há cristãos que por vezes dizem ter Deus contra eles, pois parece que tudo o que querem edificar Deus destrói… Deus não é contra nós, mas por nós… Satanás é contra nós, mas Deus é por nós…

Vivemos num país que tem a Delegacia da Mulher, a Delegacia do Idoso, o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, delegacias e conselhos que na maioria da vezes defendem mulheres, idosos, crianças etc. que sofrem violência em seus próprios lares e de pessoas próximas…  Defendem pessoas vitimizadas, que sofrem violência doméstica… A existência de tais leis, delegacias revelam um retrocesso da nova civilização…

Mas, não precisamos ter medo de Deus, pois Ele não nos violenta, não nos agride, Deus é por nós, não contra nós… Ele nos deu o que mais precioso tinha, Seu próprio Filho – Jesus Cristo, e podemos ter certeza de que Ele nos dará mais todas as demais coisas.

3. Quem nos condenará? (v. 33,34)

“Quem os condenará? (v.34;. Hebreus 9:26-28).

Quando pecamos devemos reconhecer, confessar e abandonar o pecado, convictos de que Deus nos perdoa e purifica de todo pecado.

Agora, embora filhos de Deus se teimarmos viver no pecado, Deus vai nos disciplinar, mas não condenar… (cf.Hebreus 12:4-11, texto que nos mostra que Deus disciplina a quem ama… Vivemos em dias em que pais consideram a disciplina falta de amor, e “rasgaram” de suas bíblias textos que falam sobre disciplina, criando filhos aprender limites, respeitar autoridade etc.)

Quem verdadeiramente é filho de Deus, pela fé em Cristo Jesus, não está mais debaixo de condenação…

  1. Cristo já foi condenado por nós… Hebreus 9:26-28
  2. Um crime não pode ser pago duas vezes… (Filme “Risco Duplo” (Double Jeopardy) – EUA – 1999…).

Quanto estamos em Cristo Jesus, Deus nos disciplina sempre que necessário para sermos participantes de Sua santidade, mas não nos condena…

4. Nada nos separara do amor de Deus em Cristo Jesus! (v. 35 a 39).

“… Nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”
(v. 39; João 13:1).

Por vezes temos decepções – bêbado: “vim me pesar…”

  • “Estou bem certo”, v. 38 – convicção…
  • Nada – v. 35,36.
  • Extensão – v. 38,39.
  • Jo 13:1 – “… Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim…”

Hoje relacionamentos de conveniência e interesse; amizades, namoros e casamentos facilmente descartados; prazer sendo colocado no lugar do valor… Geram insegurança, e com base nisso consideramos o nosso relacionamento de Deus para conosco – “Deus nos amou primeiro…”, e Seu amor deve ser o padrão para os nossos relacionamentos, e não o amor humano ser padrão para o amor de Deus.

  • Estamos seguros no amor de Deus em Cristo Jesus…
  • João 13:1 – “… Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim…”

Todo aquele que verdadeiramente crê em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, tem sob o poder e direção do Espírito Santo os recursos espirituais para viver um cristianismo autêntico e vitorioso.