O tolo e o sábio

Mensagem: O tolo é aquele que tem sua mente fechada para Deus,  e na sua própria força vive segundo os seus pensamentos, seu desejo e sua vontade; o sábio é aquele que por crer e confiar em Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, ele vive segundo os pensamentos, o desejo e a vontade de Deus – vive em obediência palavra de Deus.

I.    INTRODUÇÃO
Recordando
Na 9ª. Mensagem “A fórmula do sucesso”, Eclesiastes 9:10-10:20, vimos que “o sucesso deve ser avaliado não pelas conquistas alcançadas, mas pelo legado de vida, fruto da capacidade de gerir a vida com sabedoria divina e fé no Deus Soberano, mesmo em situações de incerteza e dificuldades”.

Continuando esta série no livro de Eclesiastes, hoje vamos refletir sobre as características do tolo e o sábio, aos olhos de Deus.
Num mundo sem o referencial divino sábio é o espertinho, aquele que leva vantagem sobre os outros, que vence segundo seus jeitinhos, que aproveita a vida dando vazão aos seus desejos e vontades etc.; já o tolo é o “certinho”, aquele que por procurar fazer as coisas certas, não se dá bem nos negócios, não aproveita as farras da vida, e nos  relacionamentos se dá mal por querer agir segundo valores e princípios que buscam o bem do outro etc.

Mas, quais as características do tolo e do sábio segundo os valores e princípios divinos?

(Nota: na 5ª. Mensagem “Agradando a Deus”, desta série, nós já refletimos  sobre algumas diferenças cruciais entre o tolo e o sábio… Vale a pena você reler, e relembrar as diferenças citadas na 5a. Mensagem… Nesta mensagem repetimos alguns diferenças, e completamos outras…).

II. O CONTRASTE ENTRE O TOLO E O SÁBIO
A. Tolo
* Incompetência prática e espiritual (competência – conhecimento, habilidades e atitudes) – Ec 10:2 “O coração do sábio o inclina para a direita, mas o coração do tolo o inclina para a esquerda”,  ( Mt 7:17-27).
Ec 8:12,13  “Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, contudo eu sei com certeza que bem sucede aos que temem a Deus, porque temem diante dele;  ao ímpio, porém, não irá bem, e ele não prolongará os seus dias, que são como a sombra; porque ele não teme diante de Deus”.

* Incompetência revelada;
- pela falta de entendimento, discernimento – Ec 10:3 “E, até quando o tolo vai pelo caminho, falta-lhe o entendimento, e ele diz a todos que é tolo”.

- pela tragédia, quando está no comando – Ec 10:6 “a estultícia está posta em grande dignidade, e os ricos estão assentados em lugar humilde”.

- nas suas palavras – Ec 10:12-14 “As palavras da boca do sábio são cheias de graça, mas os lábios do tolo o devoram. O princípio das palavras da sua boca é estultícia, e o fim do seu discurso é loucura perversa. O tolo multiplica as palavras, todavia nenhum homem sabe o que há de ser; e quem lhe poderá declarar o que será depois dele?”
Ec 10:20  “Nem ainda no teu pensamento amaldiçoes o rei; nem tampouco na tua recâmara amaldiçoes o rico; porque as aves dos céus levarão a voz, e uma criatura alada dará notícia da palavra”.

- na incapacidade de atingir seus objetivos – Ec 10:15  “O trabalho do tolo o fatiga, de sorte que não sabe ir à cidade”.

B. Sábio
* Competência prática e espiritual (conhecimento, habilidades e atitudes)- Ec 10:2 “O coração do sábio o inclina para a direita…”, (Sl 16.8).
Ec 8:12,13  “Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, contudo eu sei com certeza que bem sucede aos que temem a Deus, porque temem diante dele;  ao ímpio, porém, não irá bem, e ele não prolongará os seus dias, que são como a sombra; porque ele não teme diante de Deus”.

* Competência revelada (conhecimento, habilidades e atitudes):
- pelo ânimo sereno – Ec 10:4 “Se levantar contra ti o espírito do governador, não deixes o teu lugar; porque a deferência desfaz grandes ofensas”.

- pela ação estudada e planejada – Ec 10:10 “Se estiver embotado o ferro, e não se afiar o corte, então se deve pôr mais força; mas a sabedoria é proveitosa para dar prosperidade”.

- pelas suas palavras – Ec 10:12 “As palavras da boca do sábio são cheias de graça, mas os lábios do tolo o devoram”.

- enfrentando a vida como ela realmente é, e aceitando a vida, dia a dia, diretamente das mãos de um Deus Soberano -  Ec 7:10  “Não digas: Por que razão foram os dias passados melhores do que estes; porque não provém da sabedoria esta pergunta”.
Ec 7:13-15  “Considera as obras de Deus; porque quem poderá endireitar o que ele fez torto?  No dia da prosperidade regozija-te, mas no dia da adversidade considera; porque Deus fez tanto este como aquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele. Tudo isto vi nos dias da minha vaidade: há justo que perece na sua justiça, e há ímpio que prolonga os seus dias na sua maldade”.
Ec 8:12,13  “Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, contudo eu sei com certeza que bem sucede aos que temem a Deus, porque temem diante dele;  ao ímpio, porém, não irá bem, e ele não prolongará os seus dias, que são como a sombra; porque ele não teme diante de Deus”.

Prosperidade (pode gerar soberba, auto suficiência etc.) e adversidade (pode gerar rebeldia, murmuração, soluções fora de Deus etc.) são dois grandes testes do caráter… O sábio aprende e é aprovado nas duas situações…

II. A ILUSTRAÇÃO DE JESUS CRISTO (Mt 7:20-27)
Mt 7:24-27  “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha.  E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.  Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.  E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda”.

A. Tolo
Mt 7:26  “Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia”.
* “Ouve” a palavra de Deus…
* Mas, não as pratica – não obedece…

Resultado: A sua ruína será grande -  Mt 7:27  “E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda”;
Mt 7:23  “Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”.

B. Sábio
Mt 7:24  “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha”.

* Ouve a Palavra de Deus (Mt.7:26)
* E a pratica – obedece; faz da palavra de Deus o seu manual de vida…

Resultado: Vida bem sucedida diante das pressões e das incertezas… Mt 7:25 “E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha”.
O sucesso que nós vimos na 9ª. Mensagem – “o sucesso deve ser avaliado não pelas conquistas alcançadas, mas pelo legado de vida, fruto da capacidade de gerir a vida com sabedoria divina e fé no Deus Soberano, mesmo em situações de incerteza e dificuldades”,  (Jo 8:31,32,47; Sl 1).

IV. Conclusão
O tolo é aquele que tem sua mente fechada para Deus,  e na sua própria força vive segundo os seus pensamentos, seu desejo e sua vontade; o sábio é aquele que por crer e confiar em Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, ele vive segundo os pensamentos, o desejo e a vontade de Deus – vive em obediência palavra de Deus.

Aceitação da Palavra de Deus
Ec 8:12,13  “… Eu sei com certeza que bem sucede aos que temem a Deus, porque temem diante dele…”
A aceitação da palavra de Deus:
* Resulta em vida eterna e na habitação e capacitação do Espírito Santo (Mt 7:21; Tg 1:21,22; Ef 1.13,14);
* No batismo como pública profissão de fé (At 2:41; 16:30-34);
* Na vida em comunhão com a igreja, comunidade dos discípulos de Jesus Cristo (At 2:41-47; Hb 10.24,25);
* Na ética segundo os valores e princípios do Reino de Deus (Mt 5-7);
* No viver em plena realização e com pleno sentido (Jo 10:10; Tg 1:25);

* No estilo de vida que testemunha e proclama o evangelho de Jesus Cristo (At 1.8; 8:4).