Filhos da obediência - (Série - I Pedro - Esperança da glória)

Filhos da obediência. 1 Pedro 1.13-16
(Série - I Pedro - Esperança da glória)

1 Pe 1.13 Por isso, preparando o seu entendimento, sejam sóbrios e esperem inteiramente na graça que lhes está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. 14 Como filhos obedientes, não vivam conforme as paixões que vocês tinham anteriormente, quando ainda estavam na ignorância. 15 Pelo contrário, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, 16 porque está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo.”

ESBOÇO:

Introdução

Não é verdade, de que em tempos de sofrimentos, hostilidades, dificuldades, os pais tendem a ser mais complacentes com os erros, as rebeldias, a desobediência dos filhos? Que de modo geral, temos a tendência de ser mais tolerantes com o mau comportamento, procurando justificar com as dificuldades vividas?

Mas, não é assim que Deus Pai age com os seus filhos, pela fé em Jesus Cristo. Em todos os momentos e circunstâncias Deus requer um comportamento digno do viver em Jesus Cristo. 

Mensagem: Todas as exigências éticas e morais de Deus Pai para nós -  filhos pela fé no Senhor e Salvador Jesus Cristo, são para a obediência no Espírito Santo, em toda e qualquer situação, resultando na nossa alegria Nele, e na glória do Seu Nome.

Analisemos esta verdade e suas implicações nos textos lidos, em 1 Pe 1.13-15

I. Preparem a mente para a ação …

1 Pe 1.13 Por isso, preparando o seu entendimento, sejam sóbrios e esperem inteiramente na graça que lhes está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo.

 Por isso … - tendo a vista a salvação apresentada nos versos anteriores (cf. vv. 9,10)… Salvação exclusivamente pela graça divina, pela fé em Jesus Cristo (Ef 2.8,9; Tt 3.3-6)

 … preparando (‘anazōnnumio’ - cingir; arrumar as vestes de modo que não atrapalhem a batalha, o trabalho, caminhar … ) seu entendimento (‘dianoia' - mente, aquilo que a mente produz, o que guia e direciona o comportamento), sejam sóbrios (‘nēphōe’, auto-controle, clareza mental, sem histerismo - descontrole mental e/ou emocional … ) esperem (‘elpizō‘ - esperança, confiança … ) inteiramente na graça que lhes está sendo trazida na revelação (‘apokalupsis' - manifestação …) de Jesus Cristo

Trabalhe sua mente - exercitando na meditação, estudo bíblico, para que você não seja  envergonhado, ao ter que explicar a razão da sua fé e esperança em Jesus Cristo;  para que seja iluminada pelo Espírito Santo, pela palavra de Deus; para que não seja uma mente suja, alimentada por valores, conceitos, imagens, …, que não agradam a Deus.

Estabeleça sua esperança inteiramente na graça de Jesus Cristo, naquilo que ainda será concedido, revelado no encontro final, na segunda vinda de Jesus Cristo - cf. 1.5, 7, 9, 13.

Cristo voltará e então, se concretizará o que esperamos e seremos semelhantes a Ele, teremos comunhão plena e eterna - 1 Jo 3.1-3

1 Jo 3.3 E todo o que tem essa esperança nele purifica a si mesmo, assim como ele é puro.

Assim

II. Não vivam conforme as paixões pecaminosas …

1 Pe 1.14 Como filhos obedientes, não vivam conforme as paixões que vocês tinham anteriormente, quando ainda estavam na ignorância.

Como filhos obedientes (‘hupakoē' - submissos, que se reconhecem e se colocam sob autoridade … 1 Jo 2.4-6; Jo 4.34; Mt 7.21-27).

não vivam conforme (‘suschēmatizō’ - em conformidade, Rm 12.2) as paixões (‘epithumia’ - ardentes desejos pecaminosos, tudo que é contrário, não conformado ao caráter e a vontade de Deus , concupiscências, 1 Jo 2.15-17) que vocês tinham anteriormente, quando ainda estavam na ignorância (quando ainda viviam alienados de Deus, “mortos em suas transgressões e pecados”, sem Cristo - não tendo esperança e sem Deus no mundo …  - Ef 2.1-3, 12; 4.17-19)

1 Jo 2.15 Não amem o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.

Pelo contrário(daremos dar uma ênfase maior neste ponto)

III. Sejam santos …

1 Pe 1.15 Pelo contrário, assim como é santo  aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, 16 porque está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo.”

Assim como é santo (‘hagios’, singularidade, perfeição moral de Deus … Lv 11.44,45; 19.2; 20.7,8; Sl 99.3)

Ser santo é ser separado, cortado do mal para o viver consagrado a Deus …

O modo de pensar - viver do cristão , em tudo (1 Co 10.31) deve ser conformado ao caráter e ao ensino do Senhor Jesus Cristo.

Por que o cristão deve desejar ardentemente, perseguir a santidade?

A. O caráter de Deus.

1 Pe 1.15 Pelo contrário, assim como é santo … 16 …  “ … eu sou santo”.

Os discípulos de Jesus Cristo são chamados a reproduzirem na sua vida o caráter santo do  Deus Santo.

B. O chamado de Deus

1 Pe 1.15 Pelo contrário, assim como é santo  aquele que os chamou …

Deus nos chamou para o viver em santidade …

C. A consistencia de Deus: "está escrito"

A exortação a santidade fundamenta-se na palavra de Deus. O "está escrito" (‘graphō’) ressalta a autoridade da palavra de Deus, e sua validade contínua…

D. A ordem de Deus

"Sejam santos"  não é uma questão de escolha, mas de obediência.

Tenha sempre em mente de que a santificação é fruto da graça divina, é "… em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo”, 1.2; e, resulta pela  “…pela obediência à verdade …", 1.22.

Santidade prática, revelada em todo o tipo de atividade e relacionamento, é um processo,  leva tempo! Será consumada na eternidade, mas deve ser desejada e perseguida enquanto “peregrinos e forasteiros” neste mundo -  2 Co 3.18; 1 Jo 3.1-3.

Conclusão

I. Preparem a mente para a ação …

II. Não vivam conforme as paixões pecaminosas …

III. Sejam santos …

Todas as exigências éticas e morais de Deus Pai para nós -  filhos pela fé no Senhor e Salvador Jesus Cristo, são para a obediência no Espírito Santo, em toda e qualquer situação, resultando na nossa alegria Nele, e na glória do Seu Nome.

 

Próxima mensagem: "O senso de valores" - 1 Pe.1.17-25

Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina, é a de perseverante e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp.2.12 -13; 1 Tm. 4.7-9; Tg 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

·      O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

·      Como eu posso colocar isto em prática na minha vida?

·      Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?

Conheça... creia...Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimenteis a vida plena que há em Jesus Cristo - Jo. 10.10

Bibliografia:

Bíblia Nova Almeida Atualizada© Copyright © 2017 Sociedade Bíblica do Brasil.

Keller, Timothy. “Refined By Fire” 1 Peter 1:1-9, April 24, 2011 - http://www.christcovenantcullman.org/sermonnotes/notes-04-24-11.html

MacArthur, John. Bíblia de Estudo, texto ARA. Barueri, SP: Sociedade Biblica do Brasil, 2010.

Mueller, Ênio R. 1 Pedro, introdução e comentário - Série Cultura Bíblica. São Paulo, SP: Ed. Vida Nova & Ed. Mundo Cristão, 1988.

Pinto, Carlos Osvaldo C. (1950 - 2014). Foco e desenvolvimento no Novo Testamento. São Paulo: Hagnos, 2008.

Piper, John. Teologia da alegria: a plenitude da satisfação em Deus. São Paulo: Shedd Publicações, 2001.

Raymer, R. M. (1985). 1 Peter. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 2, p. 839–840). Wheaton, IL: Victor Books.

Rienecker, Fritz & Rogers, Cleon. Chave Linguística do Novo Testamento Grego. São Paulo, SP: Ed. Vida Nova, 1985.

Wiersbe, Warren W. Comentário Expositivo: Nova Testamento: volume II. Santo André, SP: Geográfica Editora, 2006. 

 

Pr. Domingos M. Alves

Domingos M. Alves