Priorize o mais importante - (Série - I Pedro - Esperança da glória)

Priorize o mais importante. 1 Pedro 1.17-25
(Série - I Pedro - Esperança da glória)

1 Pe 17 E, se vocês invocam como Pai aquele que, sem parcialidade, julga segundo as obras de cada um, vivam em temor durante o tempo da peregrinação de vocês, 18 sabendo que não foi mediante coisas perecíveis, como prata ou ouro, que vocês foram resgatados da vida inútil que seus pais lhes legaram, 19 mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mácula. 20 Ele foi conhecido antes da fundação do mundo, mas foi manifestado nestes últimos tempos, em favor de vocês. 21 Por meio dele, vocês creem em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, para que a fé e a esperança de vocês estejam em Deus. 22 Tendo purificado a alma pela obediência à verdade, e com vistas ao amor fraternal não fingido, amem intensamente uns aos outros de coração puro. 23 Porque vocês foram regenerados não de semente corruptível, mas de semente incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. 24 Porque “toda a humanidade é como a erva do campo, e toda a sua glória é como a flor da erva. A erva seca, e a flor cai; 25 mas a palavra do Senhor permanece para sempre.” Esta palavra é o evangelho que foi anunciado a vocês. (NAA) 

ESBOÇO:

Introdução

Stephen Covey, autor do livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, é co-autor de um livro com o título “Primeiro o mais importante” (First Things First) … O livro trata do foco no que realmente é prioritário para que se obtenha resultados altamente eficazes…

Daniel Goleman, autor do livro “Inteligência emocional”, escreveu o livro “Foco - A atenção e seu papel fundamental para o sucesso”.

De modo geral há em nós, como alguém já disse, de ‘ter  convicções fortes sobre questões fracas, e convicções fracas sobre questões fortes’!

Quando pensamos na vida cristã, na nossa caminhada espiritual pela fé em Jesus Cristo, para que tenhamos uma caminhada alegre e vitoriosa, apesar das dificuldades neste mundo passageiro, inúmeras vezes nós somos desafiados a perseguir, buscar, focar, priorizar … : as “coisas que não se veem” , “que são eternas” (2 Co 4.18); a “andar por fé e não pelo que vemos” (2 Co 5.7);  a olhar “ … firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, sem se importar com a vergonha, e agora está sentado à direita do trono de Deus” (Hb 12.2).

Ou seja, como filhos de Deus, que têm um espírito de obediência, somos desafiados a valorizar o que em Jesus Cristo é o mais importante. 

Mensagem: Os “filhos da obediência” (1.14), em meio as provações e lutas, incertezas e medos, e/ou mesmo quando tudo parece ir bem, eles obtêm os resultados agradáveis  a Deus, ao fundamentar suas crenças e práticas na priorização da verdade e dos valores eternos em Jesus Cristo.

Priorize o mais importante…

I. O viver sério e agradável a Deus, 1.17-21

1 Pe 17 E, se vocês invocam como Pai aquele que, sem parcialidade, julga segundo as obras de cada um, vivam em temor durante o tempo da peregrinação de vocês, 18 sabendo que não foi mediante coisas perecíveis, como prata ou ouro, que vocês foram resgatados da vida inútil que seus pais lhes legaram, 19 mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mácula. 20 Ele foi conhecido antes da fundação do mundo, mas foi manifestado nestes últimos tempos, em favor de vocês. 21 Por meio dele, vocês creem em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, para que a fé e a esperança de vocês estejam em Deus. 

Durante o tempo da peregrinação (2.11) neste mundo viva em temor - respeito, reverência, obedecendo, levando Deus a sério, vivendo de modo agradável a Deus… Não se amoldando a ética situacional e mutável deste mundo, sim ao caráter e a verdade absoluta de Deus… (v. 17

Pois:

-   v. 17, Deus julga sem parcialidade - (‘aprosōpolēptōs” - a aparência externa). Deus é santo e justo, e segundo sua justiça e santidade Ele julga cada um de acordo com a realidade (Rm 10.12; 2 Co 5.10).

-   v. 18, Fomos resgatadoslutroō’ - redimidos, resgatados, libertos da escravidão do pecado mediante um preço pago (Mc 10.45; Tt 2.14) … Resgatados da vida inútil - (‘mataios’, vazio, sem lucro, um ídolo: - vaidade, vaidade); que seus pais lhe legaram (‘patroparadotos’, a tradição recebida dos pais).

-   v. 19, Pago o preço precioso do sangue de Cristo (1.2), o Cordeio de Deus, sem defeito e sem pecado que tira o pecado do mundo (Jo 1.29; Hb 9.14); Aquele que não conheceu pecado, e se fez pecado por nós (2 Co 5.21).  

"Esse pagamento pelo pecado foi planejado antes da Criação do mundo e revelado pelo bem das pessoas através da Encarnação de Jesus Cristo. (A era pres. É nestes últimos tempos [v. 20], enquanto a era vindoura é “a última vez” [v. 5].) É através de Cristo, a quem o Pai ressuscitou (cf. v. 3) e glorificou em Sua ascensão (João 17: 5; Hebreus 1: 3) para que as pessoas possam conhecer e confiar em Deus. Como resultado do plano eterno de Deus e do pagamento inestimável do pecado, fé e esperança podem ser colocadas nele. (Cf. “fé” em 1 Pedro 1: 5, 7, 9; e “esperança” nos vv. 3, 13.) (Raymer, R.M., 1985) 

Priorize o viver sério, obediente, agradável a Deus Pai, pois segundo o Seu plano soberano, eterno, amoroso você foi resgatado do pecado e da morte pelo precioso sangue de Jesus Cristo,  morto pelos pecados, ressurrecto dentro os mortos, e glorificado acima de todo nome, em quem colocamos a fé e a esperança.

 

Priorize o mais importante

II. O viver em amor intenso, puro e sincero, uns aos outros, 1.22-25

1.22 Tendo purificado a alma pela obediência à verdade, e com vistas ao amor fraternal não fingido, amem intensamente uns aos outros de coração puro. 23 Porque vocês foram regenerados não de semente corruptível, mas de semente incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. 24 Porque “toda a humanidade é como a erva do campo, e toda a sua glória é como a flor da erva. A erva seca, e a flor cai; 25 mas a palavra do Senhor permanece para sempre.” Esta palavra é o evangelho que foi anunciado a vocês. 

Durante o tempo da peregrinação (2.11) neste mundo viva em amor intenso, puro e sincero, uns aos outros … Não se amoldando a hipocrisia, a fingimento, a vaidade deste mundo egoísta e narcisista,  sim perseverar no viver amando uns aos outros conforme o caráter e a verdade absoluta de Deus… (v. 17

Pois:

-   v. 22, A obediência à verdade purifica (‘hagnizō’ - tornar limpo, santificado, 2.2; Jo 13.10; 1 Jo 1.9), e produz o amor fraternal (philadelphia - amor dos irmãos em Cristo) não fingido (anupokriton - sem hipocrisia),  intenso (‘ektenōs’, ardente, profundo, maneira intensa)  e puro (‘katharos’, limpo, sem maldade, motivações puras)

-   v. 23 - Fomos regenerados (‘anagennaō' - nascemos de novo, v. 3; 2 Co 5.17), de semente incorruptível (‘aphthartos’, que não se corrompe, não perece v. 4) -  a palavra de Deus (v. 12; 2 Pe 1.19-21; 2 Tm 3.15-17; Rm 10.17), a qual vive (‘zaō') e é permanente (‘aiōn’ - para sempre) (v. 25; Is 40.6–8).

Essa ‘palavra do Senhor que vive e permanece para sempre’, v. 25 é o evangelho (‘euaggelizō’) que nos foi anunciado. 

Priorize o viver em amor fraternal, intenso, puro, sincero, uns aos outros, pois você nasceu de novo, por daquilo que manifesta a glória dos céus, o evangelho de Jesus Cristo - a palavra do Senhor que vive e permanece para sempre.

 

Conclusão / Desafios

Os “filhos da obediência” (1.14), em meio as provações e lutas, incertezas e medos, e/ou mesmo quando tudo parece ir bem, eles obtêm os resultados agradáveis  a Deus, ao fundamentar suas crenças e práticas na priorização da verdade e dos valores eternos em Jesus Cristo. 

Não valorizemos, foquemos, priorizemos as coisas corruptíveis, como  a aparência, a prata ou o ouro, a fútil tradição familiar, a hipocrisia, a glória humana. 

Sim, no Espírito Santo, priorizemos:

I. O desenvolvimento do viver sério e agradável a Deus, 1.17-21

II. O desenvolvimento do amor intenso, puro e sincero, uns aos outros, 1.22-25

Próxima mensagem: … 1 Pe 2.1-3

Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina, é a de perseverante e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp.2.12 -13; 1 Tm. 4.7-9; Tg 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

·      O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

·      Como eu posso colocar isto em prática na minha vida?

·      Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?

Conheça... creia...Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimenteis a vida plena que há em Jesus Cristo - Jo. 10.10 

 

Bibliografia:

Bíblia Nova Almeida Atualizada© Copyright © 2017 Sociedade Bíblica do Brasil.

Keller, Timothy. “Refined By Fire” 1 Peter 1:1-9, April 24, 2011 - http://www.christcovenantcullman.org/sermonnotes/notes-04-24-11.html

MacArthur, John. Bíblia de Estudo, texto ARA. Barueri, SP: Sociedade Biblica do Brasil, 2010.

Mueller, Ênio R. 1 Pedro, introdução e comentário - Série Cultura Bíblica. São Paulo, SP: Ed. Vida Nova & Ed. Mundo Cristão, 1988.

Pinto, Carlos Osvaldo C. (1950 - 2014). Foco e desenvolvimento no Novo Testamento. São Paulo: Hagnos, 2008.

Piper, John. Teologia da alegria: a plenitude da satisfação em Deus. São Paulo: Shedd Publicações, 2001.

Raymer, R. M. (1985). 1 Peter. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 2, p. 839–840). Wheaton, IL: Victor Books.

Rienecker, Fritz & Rogers, Cleon. Chave Linguística do Novo Testamento Grego. São Paulo, SP: Ed. Vida Nova, 1985.

Wiersbe, Warren W. Comentário Expositivo: Nova Testamento: volume II. Santo André, SP: Geográfica Editora, 2006.

  

Pr. Domingos M. Alves

Domingos M. Alves