Conduta exemplar - (Série - I Pedro - Esperança da glória)

Conduta exemplar. 1 Pedro 2.11,12
(Série - I Pedro - Esperança da glória)

 

Mensagem: O discípulo de Jesus Cristo, enquanto neste mundo pagão,  ele deve ter no Espírito Santo um comportamento piedoso, segundo a moral e a ética do Reino de Deus,  resultando no bom testemunho, na proclamação e na glória do Nome de Deus. 

Esboço

Introdução      

1 Pe 2.11a Amados (‘agapētoi’) como peregrinos (‘paroikos’, aqueles que vivem num local que não é o lar deles) e forasteiros (‘parepidēmos’, 1.1, estrangeiro)  …

Os cristãos, amados de Deus em Jesus Cristo, são peregrinos e forasteiros neste mundo- Fp 3.20-21; Hb 11.13-16

O Senhor Jesus Cristo, intercedendo a Deus Pai em favor dos seus discípulos, orou:

Jo 17.15 Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do mal. 16 Eles não são do mundo, como também eu não sou.

E, como “peregrinos e forasteiros neste mundo”, os cristão são exortados, para

A. Se abstenham das paixões carnais

2.11.b … que se abstenham das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma.

- Abstenham (‘apechomai’), afastar-se constantemente, manter-se distante …

- Paixões carnais (sarkikos epithumia’), concupiscências, desejos, paixões pecaminosas …

- Que fazem guerra ('strateuomai') contra a alma

Paixões, as inclinações da natureza pecaminosa, que contendem contra a vida e o crescimento espiritual …

Cf. 1 Pe 1.14; 2.1; Rm 8.5-8

B. Tenham conduta exemplar

2.12a …  tendo conduta (‘anastrophē’’ comportamento, estilo de vida, conduta) exemplar (‘kalos’, boa, honesta, ética e moralmente boa, digna de honra … ) no meio dos gentios (‘ethnos', aqui uma referência aos pagãos, incrédulos, aos que não pertencem ao povo de Deus) …

Cf. Ef 4.1; 1 Pe 3.14-16

2.12bpara que, quando eles os acusarem de malfeitores (‘kakopoios’, praticantes do mal) …

Os primeiros cristãos foram falsamente acusados de rebelião contra o governo com acusações falsas tais como: terrorismo (incêndio de Roma …), ateísmo (sua aversão aos ídolos e ao culto ao imperador), canibalismo (rumores acerca da Ceia do Senhor), imoralidade  (por causa do amor uns para com os outros), prejuízo ao comércio e ao progresso social, e incitação dos escravos à rebelião. Cf. At 16.18-21; 19.19,24-27. (MacArthur, p. 1732)

2.12bpara que, […] observando as boas obras que vocês praticam, glorifiquem a Deus no dia da visitação.

Dia da visitação - No dia em que Ele visita é literalmente "no dia da [Sua] visitação" (en hēmera episkopēs; cf. Lucas 19:44). Alguns dizem que isso se refere à "visita" de Deus ou à condenação dos ímpios no julgamento, mas provavelmente se refere à salvação deles (ou seja, quando Deus olha para eles em Sua misericórdia e os leva à conversão; cf. epeskepsato, Atos 15:14 )  (Raymer, Vol. 2, p. 846)

Para que - com o propósito … - glorifiquem ('doxazo' louvar, exaltar, conferir honras,  tornar a dignidade e o valor de alguém ou de algo manifesto e conhecido) a Deus .

Cf. Mt 5.14-16

Conclusão / Desafios:

O discípulo de Jesus Cristo, enquanto neste mundo pagão,  ele deve ter no Espírito Santo um comportamento piedoso, segundo a moral e a ética do Reino de Deus,  resultando no bom testemunho, na proclamação e na glória do Nome de Deus. 

1. Persiga a maturidade espiritual para avaliar se a conduta é exemplar …

No meio cristão tem se desenvolvido uma ética situacional, uma filosofia utilitarista e pragmática, mas não conformada com a sã doutrina; e, uma uma atitude do politicamente correto, mas não biblicamente correto, de que não devemos julgar ninguém. 

De fato a palavra de Deus nos exorta a “não julgar” (Tg 4.11,12) …

Mas, pela mesma palavra de Deus somos exortados, sim a julgar (não a aparência, motivações, como legisladores, condenando …) pela ‘reta justiça’, pelos santos critérios determinados e revelados por Deus na sua palavra. Julgar,  tanto o ensino como o comportamento, segundo a Legislação, a doutrina, a ética e moral do Reino de Deus, encarnadas e exemplificados no Senhor Jesus Cristo. 

Jo 7.24 Não julguem segundo a aparência, mas julguem pela reta justiça.

Julguem - ‘krino',  pronunciar uma opinião relativa ao certo e errado …

Hb 5.14 Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.

Discernir - ‘diakrisis’,  habilidade de discernir, discernimento, julgamento … 

2. Viva no Espírito Santo, e assim vencerás as paixões pecaminosas.

Gl 5.16 Digo, porém, o seguinte: vivam no Espírito e vocês jamais satisfarão os desejos da carne. 17 Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito luta contra a carne, porque são opostos entre si, para que vocês não façam o que querem. […] 24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. 25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. 

Vivam no Espírito - O verbo 'peripateite' é um imperativo presente e é literalmente traduzido como "continue andando”…  O cristão deve depender do Espírito Santo que nele habita em busca de orientação e poder… Quando um cristão cede ao controle do Espírito, a promessa é que,  não satisfará os desejos da natureza pecaminosa. Assim, embora nenhum crente jamais seja totalmente livre nesta vida dos maus desejos que resultam de sua natureza humana decaída, ele não precisa capitular para eles, mas pode experimentar a vitória pela ajuda do Espírito. (Campbell, D. K. (1985). Gálatas. Em J. F. Walvoord e R. B. Zuck (Orgs.), O Comentário do Conhecimento da Bíblia: Uma Exposição das Escrituras (Vol. 2, p. 607). Wheaton, IL: Livros Victor.

3. Testemunhe o estilo de vida exemplar em Cristo, resultando na  glorificação de  Deus.

Mt 5.16 Assim brilhe também a luz de vocês diante dos outros, para que vejam as boas obras que vocês fazem e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos céus. Cf. Mt 5.17-20; 7.28,29.

Lembre-se: A conduta exemplar não é fundamentada na ética situacional, no utilitarismo e/ou pragmatismo, mas no viver segundo a justiça divina, os princípios, valores da palavra de Deus, encarnada e ensinada em Jesus Cristo. 

"... Um padrão exemplar ("boas obras" v.12), evidencia o poder e a graça de Deus para suprir as necessidades dos homens, chamar a atenção dos que ainda não foram convertidos, despertar seu apetite para a salvação  e serem salvos. Então aqueles que antes criticavam, glorificarão a Deus por causa da vida espiritual de um verdadeiro cristão" (Welch, p. 44) 

O discípulo de Jesus Cristo, enquanto neste mundo pagão,  ele deve ter no Espírito Santo um comportamento piedoso, segundo a moral e a ética do Reino de Deus,  resultando no bom testemunho, na proclamação e na glória do Nome de Deus.

 

Próxima mensagem … - 1 Pe 2.13-17

 

Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina, é a de perseverante e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp.2.12 -13; 1 Tm. 4.7-9; Tg 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

·      O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

·      Como eu posso colocar isto em prática na minha vida?

·      Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?

Conheça... creia...Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimenteis a vida plena que há em Jesus Cristo - Jo. 10.10

 

Bibliografia:

Bíblia Nova Almeida Atualizada© Copyright © 2017 Sociedade Bíblica do Brasil.

Keller, Timothy. “Refined By Fire” 1 Peter 1:1-9, April 24, 2011 - http://www.christcovenantcullman.org/sermonnotes/notes-04-24-11.html

MacArthur, John. Bíblia de Estudo, texto ARA. Barueri, SP: Sociedade Biblica do Brasil, 2010.

Mueller, Ênio R. 1 Pedro, introdução e comentário - Série Cultura Bíblica. São Paulo, SP: Ed. Vida Nova & Ed. Mundo Cristão, 1988.

Pinto, Carlos Osvaldo C. (1950 - 2014). Foco e desenvolvimento no Novo Testamento. São Paulo: Hagnos, 2008.

Piper, John. Teologia da alegria: a plenitude da satisfação em Deus. São Paulo: Shedd Publicações, 2001.

Raymer, R. M. (1985). 1 Peter. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 2, p. 839–840). Wheaton, IL: Victor Books.

Rienecker, Fritz & Rogers, Cleon. Chave Linguística do Novo Testamento Grego. São Paulo, SP: Ed. Vida Nova, 1985.

Welch, W. Wielber. Primeira Epístola de 1 Pedro (O valor da nossa fé). São Paulo, SP: Imprensa Batista Regular, 1978.

Wiersbe, Warren W. Comentário Expositivo: Nova Testamento: volume II. Santo André, SP: Geográfica Editora, 2006.

 

Pr. Domingos M. Alves

Domingos M. Alves