Chegue mais perto - Hebreus 10:19-22 - (Série: Edificação, todos e cada um - Efésios 4:16)

Chegue mais perto
Hebreus 10:19-22
(Série: Edificação, todos e cada um - Efésios 4:16)

 

Mensagem: Deus, segundo a sua soberania e graça por meio de Jesus, concedeu a cada um e a todos (Corpo – Igreja) o privilégio de ter acesso direto à Sua presença com a devida postura. 

Esboço

Introdução – Prosseguindo com o estudo notaremos como é importante a igreja de Cristo se unir em meio a tribulações. Em meio a grandes problemas o autor de Hebreus insiste para que os crentes e a igreja prossigam juntos em uma vida de santidade e não retrocedam. Ao mesmo tempo insiste que a igreja – todos e cada um – tem acesso livre a presença de Deus.

Hoje 21/02/2021

Chegue mais perto – Hb 10.19-22

19 - Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus,

         Concluindo seu pensamento iniciado no verso 1 do capítulo 10 o autor de Hebreus procura deixar claro, bem como em todo livro, a superioridade da obra de Cristo.

         Hoje a igreja tem total liberdade para se aproximar do Senhor e apropriar-se da salvação. O que somente o Sacerdote fazia uma vez por ano ao entrar no Santo dos Santos, hoje - todos e cada um – temos plena liberdade para fazer e chegar mais perto Senhor. Essa liberdade foi concedida pelo sacrifício único e exclusivo de Cristo. Em contraste com o sacrifício de animais no AT que não tinha eficácia, o sacrifício oferecido pelo Senhor Jesus é totalmente eficaz.  

20 -   pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne,

         Quando Cristo consumou sua obra na cruz, o véu do Templo se rasgou de alto a baixo tornando o caminho para a presença do Senhor acessível. O caminho para presença de Deus é aberto pelo corpo “moído e partido” de Cristo (véu e carne). 

21 -  e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus,

         Não devemos duvidar que podemos chegar mais perto de Deus porque Jesus tornou o caminho acessível, por meio do Seu sangue. Devemos confiar que o grande Sacerdote garante o acesso a presença de Deus (Hb 4.14, 16; 7.25; 8.6).   

Desafio: Devemos abandonar a instabilidade de nossos sentimentos e emoções e acreditar no sacrifício de Cristo para nos aproximamos de Deus com confiança.  

22 - aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.

         A igreja é exortada a chegar mais perto do Senhor e viver em sua presença. Para isso uma postura correta é exigida – santidade.

         O coração sincero – pessoas verdadeiras e genuinamente comprometidas com Cristo. Suas palavras e atitudes correspondem ao seu interior – coração. 

         Plena certeza de fé – Diz respeito a confiança inabalável no evangelho do Cristo crucificado. A certeza de que Deus existe (Hb 11.6)

         Purificado da má consciência – Seja na salvação (livre da culpa, justificado) ou na santificação (confessando os pecados dia após dia cf. 1Jo 1.9).

         Água pura – parece que não significa o batismo, mas seguindo o argumento do autor indica a purificação que somente o Espírito de Deus pode fazer na vida de cada indivíduo e de todo corpo de Cristo (cf. Ez 36.25). 

Desafio: Uma vez que o caminho foi aberto e que o acesso é livre, chegar bem perto do Senhor com santidade de vida é uma exigência tanto individual como coletiva.

Pr. José Augusto

José Augusto