Ações gloriosas - Hebreus 10:23-25 - (Série: Edificação, todos e cada um - Efésios 4:16)
Ações gloriosas
Hebreus 10:23-25
(Série: Edificação, todos e cada um - Efésios 4:16)
Mensagem: O cristão maduro espiritualmente, sob a graça divina, ele evidência ações gloriosas resultantes do viver na presença de Deus - realidade passada e presente, e da esperança da segunda vinda de Jesus Cristo - realidade futura.
Esboço
Introdução
Na atual série de mensagens bíblicas, no domingo passado, 21.02, o Pr José Augusto, pregou - "Chegue mais perto”, Hb10.19-22. Mensagem: Deus, segundo a sua soberania e graça por meio de Jesus, concedeu a cada um e a todos (Corpo – Igreja) o privilégio de ter acesso direto à Sua presença com a devida postura.
Hoje - 28.02, daremos prosseguimento, em Hb 10.23-25 - Ações gloriosas
Mensagem: O cristão maduro espiritualmente, sob a graça divina, ele evidência ações gloriosas resultantes do viver na presença de Deus - realidade passada e presente, e da esperança da segunda vinda de Jesus Cristo - realidade futura.
Realidade passada e presente - a obra Redentora de Jesus Cristo - o que Ele já fez, e o que Ele está fazendo …
Hb 10.18 ”Ora, onde há remissão de pecados, não existe mais necessidade de sacrifício pelo pecado. 19 Portanto, meus irmãos, tendo ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus, […] 22 aproximemo-nos com um coração sincero, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e o corpo lavado com água pura.
Realidade futura - a obra Redentora de Jesus Cristo - o que Ele fará, quando da sua segunda vinda…
Hb 10. 10.23 Guardemos firme a confissão da esperança, […] 25b … Pelo contrário, façamos admoestações, ainda mais agora que vocês veem que o Dia se aproxima.
Esperança - referência a Cristo, as promessas futuras; Dia - segunda vinda de Jesus Cristo …
Depois da exortação do “aproximemo-nos”, v. 25, mediante o sacrifício de Jesus Cristo …
Reflitamos em Hb 10.23-25 sobre mais duas (2) das ações gloriosas resultantes do viver na presença de Deus - realidade passada e presente, e da esperança da segunda vinda de Jesus Cristo - realidade futura.
1a. Guardemos firme a confissão da esperança …
10.23 Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.
No caso deles, hebreus, havia o perigo de voltar para as práticas do sistema levítico, da lei mosaica, ao judaísmo, para entre outros evitar as perseguições … - Jo 12.42,43
Guardemos firme ‘katechō’ - agarrar-se com firmeza, perseverar … Confissão (‘homologian’) da esperança - perseverar na verdade cristã, nas promessas futuras em Cristo; a esperança é o próprio Jesus Cristo, Sua obra redentora…
Sem vacilar ‘akline’- ficando reto, sem se inclinar para um lado e outro…
Desafio: Prosseguir firme em Jesus Cristo e nas suas promessas, firmados na fidelidade de Deus, por piores e/ou maiores que sejam as tentações, provações … - Hb 3.6,14; 4.14; 6.18; 13.5; 1 Pe 5.8-10; 1 Co 10.13; 1 Ts 5.24; 2 Pe 1.3-11; Jd 24-25.
2a. Consideremos uns aos outros …
10.24 Cuidemos também de nos animar uns aos outros no amor e na prática de boas obras.
Cuidemos ‘katanoomen' - considerar atentamente …
Nos animar ‘eis paroxysmon’ - encorajar, estimular, incentivar ao, provocar ao …
Amor e na prática de boas obras …
Como nós consideramos, cuidamos “uns aos outros”?
A. Não deixemos de nos congregar …
25a Não deixemos de nos congregar, como é costume de alguns…
Não deixemos de nos congregar ‘episynagoge' - assembleia oficial, adoração congregacional, reunião dos cristãos…
A adoração coletiva na congregação é uma parte vital da vida espiritual (MacArthur, p. 1705); A comunhão estreita e regular não é apenas uma idéia agradável, como também uma absoluta necessidade para o encorajamento dos valores cristãos (Guthrie, p. 203).
A fé cristã e o testemunho florescerá mais vigorosamente em uma atmosfera de comunhão cristã (Bruce, p. 256).
- At 2.42,44,46; 1 Co 11.17,20; 14.26 (tudo para edificação)
B. Façamos admoestações …
25b … Pelo contrário, façamos admoestações, ainda mais agora que vocês veem que o Dia se aproxima.
Façamos admoestações ‘parakaleo' - incentivo, consolo, advertência, admoesta, exorta
Hb 3.12-15; Rm 12.1; 1 Co 4.16; 1 Ts 5.11
Desafio: no contexto da comunhão estreita, rompendo barreiras como da soberba, da negligência, do medo …, exercer a prática do encorajamento coletivo (cada um, todos), mútuo (uns aos outros) ao amor e as boas obras, … - Jo 13.35; Rm 13.8-10; Ef 2.10; Mt 5.16
Conclusão
O cristão maduro espiritualmente, sob a graça divina, ele evidência ações gloriosas resultantes do viver na presença de Deus - realidade passada e presente, e da esperança da segunda vinda de Jesus Cristo - realidade futura.
Diante de tais desafios, como por exemplo, do v. 24,25, o que geralmente ouvimos de alguns cristãos, e até de pastores, líderes …; para, não se envolver significativa com outro cristão, especialmente quando o “considerar”, “cuidar”, envolve reunir, admoestar, encorajar !!!
Pr. Domingos Alves