Santificação

          Em Romanos 7 e 8 o apóstolo Paulo fala de uma disputa que ocorre no interior dos que foram resgatados e reconciliados com Deus, quanto à vida que devem levar. Ao nascermos de novo, passamos a nos relacionar com Deus pela presença do Seu Espírito e sua influência.

          Paulo compara duas condutas, uma guiada pelo Espirito e outra guiada pela carne, chamando "carne" à  natureza humana dominada pelo pecado. Seu foco está nas ações que praticamos diariamente. “Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e, sim, o que detesto” (Rom.7:15). A maneira que temos para escapar dessa situação desagradável, segundo Paulo, é contar com o Espirito Santo: “Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?" (Rom.7:24).

          A nova vida no Espirito é permanecer sensível à sua condução, denominado santificação. Após o novo nascimento, inicia-se a contínua transformação da pessoa pelo Espírito. Isso demanda um crescimento pessoal, com a transformação da personalidade e do caráter, cujo modelo é a pessoa de Cristo.(Ef. 4.13).

          Mateus 7.16-23 mostra o tipo de frutos que se espera: Comportamento ético de alto nível, com a promoçãoda justiça e do amor. E Paulo nos encoraja a andarmos no Espírito e a sermos guiados por ele numa resistência constante contra a natureza carnal e seus desejos (Gál. 5:16-18).

          Que Deus nos capacite a buscar um estilo de vida que reflita Seu caráter de justiça e de amor, em nossos relacionamentos.

          Em Cristo,

          Gerson Barros