História – 21 Anos da IEBNA

No início de 1991, nossa família, enviada pela IBCU – IB Cidade Universitária, Campinas, SP,  mudou-se para Ribeirão Preto com o propósito de dar continuidade a implantação de uma nova igreja…

Cerca de um ano depois da mudança, em 9 de Fevereiro de 1992, ou seja, há cerca de 21 anos, no Hotel Nacional na Rua Duque de Caxias, Centro (um dos locais onde nos congregamos durante o nosso tempo de “peregrinação”, de local em local, antes da mudança para a Sede própria ainda em construção), nós tivemos o culto de organização da igreja…  Entre os presentes, estavam o Pr. Fernando Leite – pastor da IBCU,  e o Pr. Ary Velloso (in memoriam), então pastor da IB Morumbi, SP, que foi o pregador daquela noite.

Esta igreja nasceu com Crenças, Visão, Missão, Valores e Estratégias (5 Ccs) fundamentados na Bíblia – palavra de Deus… Nestes anos, nós temos lutado para preserva-los, rejeitando todo o tipo de modismos e ou “ondas” e ou  buscas de “unções” espirituais e ou práticas para incrementar o crescimento da igreja como resultado dos métodos e estratégias humanas, e não do verdadeiro mover do Espírito Santo. Em outras palavras, em momento algum negociamos a sã doutrina e a sã conduta para obtermos um “crescimento” numérico da igreja. Sempre acreditamos no crescimento quantitativo, mas como fruto natural do crescimento qualitativo, da vida e do ministério no Espírito em conformidade com o caráter  de Deus e Sua palavra, para a glória de Jesus Cristo.

Como em toda história, temos lembranças de alegrias e tristezas, vitórias e derrotas, erros e acertos, decepções e boas surpresas etc., mas em todos os momentos e as circunstâncias nós procuramos agir e prosseguir sob a dependência do Espírito Santo e com  a determinação e o desejo sincero de sermos e fazermos tudo “para o inteiro agrado e a glória de Deus” (Cl 1:10; 1 Co 10:31).

Louvamos e agradecemos a Deus por todas as pessoas que fizeram e ou fazem parte da história desta igreja…  Há os que “semearam” e os que “regaram”, mas a Deus toda glória, pois é Ele quem edifica, quem dá o crescimento (1 Co 3:4-9).

Por falar em crescimento, nós sabemos que em toda igreja há os saudosistas, os  que sempre acham que no início a igreja era melhor do que hoje, se referindo entre outras coisas, quando toda igreja “cabia” em um Grupo Pequeno (na época chamada Koinonia), quando todos conheciam e eram conhecidos por todos…  Vale relembrar o texto bíblico que diz: ““Não diga: “Por que os dias do passado foram melhores que os de hoje? Pois não é sábio fazer esse tipo de pergunta”” (Ec 7:10). Não é sábio viver do passado, mas é sábio viver o presente com as lembranças e as lições do passado, e com a direção e a motivação advindas da correta perspectiva de futuro – os sonhos, as visões e esperanças de futuro.

Com certeza, quando mais uma igreja cresce, maior são as complexidades dos relacionamentos, e maiores os desafios e os problemas (At 6:1)… Mas, por outro lado, também,  maiores  são as oportunidades de relacionamentos, e maiores os potenciais de vida e ministério (At 16:5)…

Como serão os próximos 21 anos? Não sabemos… Mas, os próximos anos da história da igreja podem ser os melhores e os mais frutíferos anos, se sob o poder do Espírito Santo permanecermos em Cristo e na Sua Palavra (Jo 15:1-8). Porém, para que isso se concretize cada membro deve fazer a sua parte (Ef 4:11-16).

Você está disposto a permanecer em Cristo e na Sua palavra? Você está disposto a fazer a sua parte?

Com gratidão a Deus, Pr. Domingos M. Alves e família.