Ano novo, vida nova?!

Estamos no ano de 2013… Nós conhecemos o ditado popular “Ano Novo, vida nova”.  Em cada início de um novo ano há pessoas que renovam compromissos, fazem promessas, estabelecem metas econômicas e físicas e profissionais e acadêmicas etc., na esperança de que o ano novo lhe proporcione novas coisas, que seja um ano de novas conquistas…

Mas, você realmente crê que a simples mudança na folha de um calendário, a passagem de um ano, traz consigo uma vida nova?

Mudanças no calendário anual, podem sim trazer novos sonhos, novas expectativas de vida, novos projetos… Parece, que o mudar de ano, produz em muitos de nós o desejo de coisas novas, e isso é bom. Mas, você sabe, nós sabemos que o simples mudar do calendário não traz consigo uma vida nova, mas pode apenas trazer novas ilusões e decepções!

Ao falar em vida nova, não me refiro a reforma de vida, ou a mudança de residência, ou de emprego, ou a adoção de certos hábitos e comportamentos humanos… Mas, ao falar em vida nova refiro-me a vida que tem a grife – a  marca e a qualidade de Deus, do Deus vivo e verdadeiro, infinito e pessoal.  Somente Nele e Dele advém a vida que, a partir da fé em Jesus Cristo, resulta numa nova natureza e num caráter transformado no poder do Espírito Santo. Natureza e caráter que não mais são frutos do que é pecaminoso, mas em Cristo são frutos do que é divino, e por isso frutos agradáveis a Deus, para Sua glória.

No que diz respeito ao nosso caráter, um dos fatores fundamentais para uma vida nova, uma vida de bom êxito e satisfação, a mudança, a transformação vem e virá pelo obra do Espírito Santo a partir do nosso “homem interior” – “… pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo…” (1 Pedro 1:2 – NVI).

Assim, somente pela rendição diária e humilde e obediente a Deus que experimentamos e desfrutamos dessa nova vida. Vida que agrada a Deus, testemunha do Seu Nome, nos preserva do mal, e abençoa outros com quem nos relacionamos.

Que 2013 possa sim sem um ano novo e vida nova em Cristo Jesus.

“… Se alguém está em Cristo é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas” (2 Coríntios 5:17 – NVI).

Em Cristo – Pr. Domingos Mendes Alves