Nossa luta contra o pecado (parte 2)

Nossa luta contra o pecado (parte 2 – a culpa imposta pelo pecado)

Culpado! Não gostamos de escutar esta palavra, especialmente porque ela nos apresenta a realidade de um erro cometido bem como a condenação deste ato. Em uma época marcada pela negação ou fuga da culpa, entender esta verdade bíblica é um grande desafio.

Gênesis 1—3 nos relatam a origem de Adão e Eva, a orientação de Deus quanto ao que poderiam ou não fazer, e a desobediência dos primeiros seres humanos. Por causa desta desobediência, toda a humanidade foi condenada à morte espiritual (Rm 6.20-23) e, por isso, à separação de Deus (Rm 3.23). Este pecado, com sua devida culpa, passou a fazer parte do ser humano e sua existência (Rm 5.12ss).

Por esta causa, não há qualquer coisa que o ser humano possa fazer por si mesmo que o justifique diante de Deus (Rm 3.9-12). Isso quer dizer que, por nós mesmos, atos ou intenções, não somos aceitos por Deus. Paulo diz em Efésios 2.1-9 que, sem Cristo, estamos mortos em nossos delitos e pecado, encarcerados a uma condição espiritual separada de Deus. Vivos no corpo, mortos no espírito.

No entanto, pela pessoa, morte e ressurreição de Cristo, temos acesso, aceitação e justificação diante de Deus. Apesar da culpa imposta a nós, o sacrifício de Cristo nos declara justos, sem culpa alguma, diante do Pai (Rm 5.1,2; 1 Jo 2.1,2).

Apesar de ainda pecarmos, já não mais pesa sobre nós a culpa pelo pecado. Por isso, viva a salvação em Cristo como a certeza de que, agora e para todo o sempre, você tem livre acesso a Deus e ao Seu trono de Graça (Hb 10.19-23; Rm 5.1,2). Fomos justificados em Cristo e por Cristo (Rm 3.21-26; 2 Co 5.21). Por meio de Cristo fomos reconciliados com Deus. Uma vez mais podemos ter um relacionamento íntimo e pessoal com Ele, sem quaisquer empecilhos ou limitações. Já não há mais condenação para aqueles que estão em Cristo (Rm 8.1).

Agradeça a Deus por sua salvação. Não permita que esta verdade eterna e que mudou sua história pessoal “caia na rotina”, pois é por meio dela, e somente por ela, que podemos nos ver livres da culpa do pecado e da separação de Deus.

Em Cristo e por Cristo,

Pr. Hélder Cardin