O mundo ficou abalado!
“O mundo ficou abalado”- esta foi a declaração que eu ouvi de um jornalista, na segunda feira, ao iniciar noticiário esportivo… O jornalista de referiu as palavras de Yelena Isinbayeva, atleta russa, saltadora de vara , bicampeã olímpica e atual recordista mundial. Yelena, durante os jogos mundiais de atletismo na Rússia, declarou-se a favor da lei russa que proíbe a propaganda homossexual. Entre outras coisas, Yelena afirmou: “… na Rússia, homem se relaciona (namora ou casa) com mulher; mulher com homem…”.
Que “mundo” é esse que ficou abalado?
Reconheça-se de quem não são todos países do mundo que dão liberdade para declarações e práticas e relações homossexuais… Na Rússia, por exemplo, não há tal liberdade.
Reconheça-se, também, de que há países que dão liberdade, e o Brasil é um deles… Então, “mundo” vai além da Rússia e ou Brasil.
Por sua vez, condene-se qualquer tipo de repressão e ou agressão contra pessoas a favor e ou as que são contra as relações homossexuais.
Mas, se as pessoas a favor das relações homossexuais podem se declarar livremente sem “abalar o mundo”, então por que o “mundo se abala” com as declarações contrárias, como de Yelena? (Nota: diante de tanto “abalo”, Yelena já se retratou dizendo que houve um mal entendido a respeito de suas declarações!).
Toda esta polémica, me traz a memória as palavras bíblicas do apóstolo João: “Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo – a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens – não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”, 1 João 2:15 a 17 (NVI).
João se refere a um “mundo” cujo sistema e valores são contrários ao caráter e a vontade de Deus, revelados na Bíblia – palavra de Deus.
Há que “mundo” o jornalista se referiu?
Todo verdadeiro discípulo de Jesus Cristo deve se comprometer com um estilo de vida no Espírito Santo – em amor e justiça e santidade. Um estilo de vida que não “abala” o Reino de Deus, mas que “abala o mundo” com seus sistemas e valores, e leva ao mundo a esperança da vida plena em Jesus Cristo – Senhor e Salvador.
Em Cristo Jesus – Pr. Domingos M. Alves.